Intranet | PPGE FaE UFMG
Voltar para Disciplinas
Logotipo do programa

FAE934 - Seminário de Pesquisa IV : Infância e Educação Infantil

Turma: I

Sala: Virtual [Ensino Remoto Emergencial]

Data de início: 13/10/2021

Data de término: n/d

N° total de vagas: 10

Tipo: Obrigatória

Carga horária: 30 horas

Vagas para eletivas: Não

Vagas para isoladas: Não

Docentes responsáveis
Horários

Ementa

EMENTA DESENVOLVIDA ATRAVÉS DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL Discutir metodologias utilizadas em pesquisas à luz dos referenciais dos campos dos estudos da infância e da educação infantil.

Programa

ENCONTRO REALIZADOS A PARTIR DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL

Encontros com pesquisadores para estudo e discussão das metodologias utilizadas em suas pesquisas sobre temáticas dos campos dos estudos da infância e da educação infantil.

Bibliografia

CHARLOT, B. A pesquisa educacional entre conhecimentos, políticas e práticas: especificidades e desafios de uma área de saber. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 11, n. 31, p. 7-18, jan./abr. 2006.

CRUZ, S. H. V. (Org.). A criança fala: a escuta de crianças em pesquisas. São Paulo: Cortez, 2008.

FARIA, A. L. G., DEMARTINI, Z. B. F. & PRADO, P. D. (orgs.). Por uma cultura da infância: metodologias de pesquisa com crianças. Campinas: Autores Associados. 2002.

LIMA, T. C. S.; MIOTO, R. C. T. Procedimentos metodológicos na construção do conhecimento científico: a pesquisa bibliográfica. Katálysis, Florianópolis, v. 10, p. 37-45, 2007. Edição especial. Disponível em: <https://bit.ly/1uXTtbl>. Acesso em: 4 jun. 2018.

MAINARDES, J. Metapesquisa no campo da política educacional: elementos conceituais e metodológicos. Educ. rev. 2018, vol.34, n.72, pp.303-319.

ROCHA, E. A. C. A pesquisa em educação infantil no Brasil: trajetória recente e perspectiva de consolidação de uma pedagogia. Florianópolis: Editora da UFSC, 1999.

ROCHA, E. A. C.30 anos da educação infantil na Anped. In: SOUZA, G. (Org.). Educar na infância: perspectivas histórico-sociais. São Paulo: Contexto, 2010. p. 157-170.

ROMANOWSKI, J. P.; ENS, R. T. As pesquisas denominadas do tipo “estado da arte” em educação. Diálogo Educacional, Curitiba, v. 6, n. 19, p. 37-50, set./dez. 2006.

SOARES, A. S. Criança, infância e educação infantil: pressupostos das pesquisas. Educ. rev., Curitiba , v. 36, e64831, 2020.

VEIGA JÚNIOR, A. Produção teórica e teorização em educação a partir da Anped. 2012. 115 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2012.