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FAE932 - Seminário de Pesquisa II : Currículos, Culturas e Diferença

Turma: A

Sala: Virtual [Ensino Remoto Emergencial]

Data de início: 13/10/2021

Data de término: n/d

N° total de vagas: 15

Tipo: Obrigatória

Carga horária: 30 horas

Vagas para eletivas: Não

Vagas para isoladas: Não

Docentes responsáveis
Horários

Ementa

Discussão dos projetos de pesquisa dos estudantes da linha. Diferentes abordagens teóricas e perspectivas metodológicas para investigações sobre Currículos, Culturas e Diferença. Conversações com professores da linha sobre os projetos de pesquisa dos estudantes.

Programa

Universidade Federal de Minas Gerais

Faculdade de Educação

Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social

Seminários de Pesquisa da Linha: Currículos, Culturas e Diferença

Professora: Marlucy Alves Paraíso

Primeiro semestre de 2021.

N° total de vagas: 15

Tipo: Obrigatória

Carga horária: 30 horas

 Vagas para eletivas: Não

Vagas para isoladas: Não

Docentes responsáveis: Marlucy Alves Paraiso

Horários Quarta - 16:00 às 18:00

Programa

OBS: Todos os encontros serão realizados na plataforma Teams. Porém, As avaliações serão postadas no Moodle. Todos os textos da disciplina estarão disponíveis no Moodle ou por e-mail pessoal dos alunos/as.

Primeiro encontro: apresentação do curso/construção do calendário de apresentação das pesquisas dos alunos e estudo do texto

Segundo encontro: O que ainda é importante discutir sobre nossas pesquisas na linha: Currículos, culturas e diferença

Terceiro encontro - Apresentação/comentarista/parecerista do projeto

Quarto encontro - Apresentação/comentarista/parecerista do projeto

Quinto encontro Apresentação/comentarista/parecerista do projeto

Sexto encontro Apresentação/comentarista/parecerista do projeto

Sétimo encontro – Apresentação/comentarista/parecerista do projeto

Oitavo encontro: Encerramento -

Bibliografia

Bibliografia

AQUINO, J. G. Educação pelo arquivo - ensinar, pesquisar, escrever com Foucault. São Paulo: Intermeios, 2019.

DUSSEL, Inés. Foucault e a escrita da história: reflexões sobre os usos da genealogia. Revista Educação e Realidade. Porto Alegre: 29(1):45-68, jan./jun. 2004.

CORAZZA, Sandra. O que faz gaguejar a linguagem da escola. In: ALVES-MAZZOTTI, Alda. CANDAU, Vera. Linguagens, espaço e tempos no ensinar e aprender. ENDIPE. Rio de Janeiro, DP&A, 2000.

CORAZZA, SANDRA. Manual infame... mas útil, para escrever uma boa proposta de tese ou dissertação. In: Lucídio Bianchetti; Ana Maria Netto Machado. (Org.). A bússola do escrever: desafios e estratégias na orientação e escritas de teses e dissertações. 2ed.Florianopolis; São Paulo: Cortez, 2011, v. 1, p. 355-370.

CORAZZA, Sandra; AQUINO, Julio Groppa. (Orgs.). Dicionário das ideias feitas em educação. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2014. v. 1. 120p .

COSTA, Marisa. Uma agenda para jovens pesquisadores. In: COSTA, Marisa. (Org.). Caminhos Investigativos II: outros modos de pensar e fazer pesquisa em Educação. Rio de Janeiro (RJ): DP&A, 2002. 

FOUCAULT, Michel. O sujeito e o poder. In: DREYFUS, H. L.; RABINOW, P. Michel Foucault: uma trajetória filosófica para além do estruturalismo e da hermenêutica. 2. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2009. p. 231-249.

FOUCAULT, M. Nietzsche, a genealogia e a história. Microfísica do poder. Organização e Tradução de Roberto Machado. Rio de Janeiro: Edições Graal, 2000.

GALVÃO, B. A. A ética em Michel Foucault: do cuidado de si à estética da existência. Intuitio, v. 7, n. 1, p. 157-168, 2014.

LAMELA ADÓ, Máximo Daniel; MUSSETTA, Mariana. Apropiación transgresiva y multimodalidad en la investigación académica. Revista Teias, [S.l.], v. 21, n. 63, p. 265-281, dez. 2020. ISSN 1982-0305.

MEYER, Dagmar; PARAÍSO, Marlucy (Orgs.). Metodologias pós-críticas de pesquisas em Educação. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2012.

PARAÍSO, Marlucy Alves. Currículo-mapa: linhas e traçados das pesquisas pós-críticas sobre currículo. Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 30, n.1, p. 67-82, 2005.

PARAÍSO, Marlucy Alves. Currículo nômade: quando os devires fazem a diferença proliferar.. In: Kirchof, Edgar Roberto; Wortmann, Maria Lúcia; Costa, Marisa Vorraber. (Orgs.). Estudos Culturais e Educação: Contingências, articulações, aventuras, dispersões. 1ed.Canoas: Editora da ULBRA, 2015, v. 1, p. 269-288.

OLIVEIRA, Thiago Ranniery; PARAÍSO, Marlucy Alves. Mapas, dança, desenhos: a cartografia como método de pesquisa em educação. Pro-Posições (Unicamp), v. 23, p. 159-178, 2012.

VEIGA-NETO, Alfredo. Olhares. In: COSTA, Marisa. (Org.). Caminhos investigativos: novos olhares na pesquisa em educação. Porto Alegre: Mediação, 1996. p.19-35.

VEIGA-NETO, Alfredo. Teoria e método em Michel Foucault (im)possibilidades. Cadernos de Educação, n. 34, p. 83-94, 2009.