Turma: A
Sala: Virtual [Ensino Remoto Emergencial]
Data de início: 30/11/2021
Data de término: n/d
N° total de vagas: 50
Tipo: Optativa - PDE*
Carga horária: 15 horas
Vagas para eletivas: Sim
Vagas para isoladas: Não
António Nóvoa
Esta série de 4 seminários transdisciplinares, com o título genérico Transformar, será lecionada pelo Prof. António Nóvoa, do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Cada seminário terá a duração média de 2h15 (uma hora de apresentação, seguida de discussão com os doutorandos), num total de 9 horas. Cada seminário terá, pelo menos, um texto de referência que deve ser lido e analisado previamente pelos estudantes. Os seminários terão lugar no anfiteatro do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, podendo ser seguidos presencialmente ou à distância. Os seminários terão lugar em língua portuguesa e estarão disponíveis apenas para os estudantes inscritos.
Seminário 1 - 30 Nov 2021: Transformar a escola: cem anos depois do Primeiro Congresso da Educação Nova (1921)
Seminário 2 - 03 Dez 2021: Transformar a formação: que futuro para os professores?
Seminário 3 - 07 Dez 2021: Transformar a universidade: ainda vamos a tempo?
Seminário 4 - 10 Dez 2021: Transformar a investigação: o que tenho para vos dizer
Seminário 5 - 14 Dez 2021 - Encerramento.
O Curso será ofertado em formato remoto por meio de sala virtual a ser divulgada em novembro na plataforma Moodle.
NÓVOA, António. A imprensa de educação e ensino: repertório analítico (séculos XIX-XX). Lisboa: Instituto de Inovação Educacional, 1993.
NÓVOA, António. Carta a um jovem investigador em educação. Investigar em Educação, Porto, n. 3, p. 13-21, 2015.
NÓVOA, António. Educação 2021: para uma história do futuro. In: CATANI, Denice Barbara; GATTI JÚNIOR, Décio (Org.). O que a escola faz? Elementos para a compreensão da vida escolar. Uberlândia: Edufu, 2015. p. 51-69.
NÓVOA, António. Evidentementemente: histórias da educação. Porto: Asa, 2005.
NÓVOA, António. Histoire & comparaison. Lisboa: Educa, 1998.
NÓVOA, António. História da educação. 1994. (Tese de Agregação) - Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa, Lisboa, 1994.
NÓVOA, António. La construction du modèle scolaire dans l’Europe du Sud-ouest (Espagne, France, Portugal): des années 1860 aux années 1920. 2006. Tese de doutorado - Universidade de Paris IV, Sorbonne, Paris, 2006.
NÓVOA, António. Le temps des professeurs: analyse socio-historique de la profession enseignante au Portugal (XVIIIª-XXª siècle). v. 1-2. Lisboa: Instituto Nacional de Investigação Científica, 1987.
NÓVOA, António. Lumières sur l’école: comment interpréter les debats éducatifs contemporains dans le monde? Administration et Éducation, n. 3, p. 9-17, 2012.
NÓVOA, António. O regresso dos professores. In: CONFERENCE ON TEACHER PROFESSIONAL DEVELOPMENT FOR THE QUALITY AND EQUITY OF LIFELONG LEARNING, 2007, Lisbon”. Conference... Lisboa: European Commission, 2007.
NÓVOA, António. Os professores e as reformas de ensino na viragem do século (1886-1906). Porto: Asa, 1993.
NÓVOA, António. Os professores na virada do milênio: do excesso dos discursos à pobreza das práticas. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 25, n. 01, p. 11-20, jan./jun. 1999.
NÓVOA, António. Pensar la escuela más allá de la escuela. Con-Ciencia Social, Sevilla, v. 17, p. 27-38, 2013.
NÓVOA, António. Professores: imagens do futuro presente. Lisboa: Educa, 2009.
NÓVOA, António (Org.). Profissão professor. Porto: Porto Editora, 1991.
NÓVOA, António. Teachers: how long until the future? In: FLORES, Maria Assunção et al. Back to the future: legacies, continuities and changes in educational policy, practice and research. Rotterdam: Sense, 2013. p. 29-37.
NÓVOA, António. The right education in Europe: when the obvious is not so obvious. Theory and Research in Education, New York, v. 5, n. 2, p.143-151, 2007.
NÓVOA, António. The teaching profession in Europe: historical and sociological analysis. In: SWING, Elizabeth S.; SCHRIEWER, Jurgen; ORIVEL, François. Problems and prospects in European education. Westport: Praeger, 2000.
NÓVOA, António. Vidas de professores. Lisboa: Porto Editora, 1992.
NÓVOA, António; SCHRIEWER, Jürgen (Org.). A difusão mundial da escola: alunos, professores, currículo, pedagogia. Lisboa: Educa, 2000.