Turma: G
Sala: Virtual [Ensino Remoto Emergencial]
Data de início: 13/10/2021
Data de término: n/d
N° total de vagas: 10
Tipo: Obrigatória
Carga horária: 30 horas
Vagas para eletivas: Não
Vagas para isoladas: Não
Os seminários de pesquisa são organizados de modo a possibilitar aos alunos ingressantes a discussão coletiva e análise dos projetos de pesquisa apresentados no processo seletivo, no âmbito de cada linha. A dinâmica utilizada nestes seminários visa propiciar um diálogo construtivo sobre os problemas de investigação, referenciais e metodologias.
I. OBJETIVOS
• Oportunizar ao aluno de pós-graduação a discussão e o aprofundamento de aspectos teórico metodológicos do seu projeto de pesquisa, fortalecendo relações de solidariedade acadêmica entre professores e alunos, através de um diálogo construtivo de problemas de investigação, referenciais e metodologias.
• Construir, coletivamente, reflexões sobre métodos e instrumentos de pesquisa, a partir das demandas dos projetos apresentados no primeiro semestre do curso, visando oferecer subsídios à proposta de investigação que vai gerar a tese ou a dissertação.
• Oferecer opções em coleta de dados para a pesquisa em educação, considerando que os projetos ainda estão em construção e as metodologias poderão sofrer modificações.
III. AVALIAÇÃO
• Apresentação e síntese: 40 pontos.
• Entrega do Projeto de Pesquisa revisado: 40 pontos.
• Participação nos fóruns: 20 pontos
ALVES, Alda J. O planejamento de pesquisas qualitativas em educação. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 77, p.53-61, mai. 1991.
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ANDRÉ, Marli Eliza D. A. Estudo de caso: seu potencial em educação. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 49, p. 51-54, mai. 1984.
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ANDRÉ, Marli Eliza D. A. Texto, contexto a significado: algumas sugestões na análise dos dados qualitativos. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 45, p. 66-70, mai. 1983.
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