Turma: E
Sala: Virtual [Ensino Remoto Emergencial]
Data de início: 19/10/2021
Data de término: n/d
N° total de vagas: 30
Tipo: Optativa - PDE*
Carga horária: 60 horas
Vagas para eletivas: Sim
Vagas para isoladas: Sim
Terezinha Cristina da Costa Rocha
Concepções de letramento, biletramento e multitetramento; critérios para a definição do escopo conceitual de letramento segundo diferentes perspectivas disciplinares; as adjetivações do letramento: possibilidades e limites; as escolhas metodológicas de pesquisas sobre letramento: alcances e lacunas.
A disciplina, a ser desenvolvida na modalidade ERE, pretende traçar um panorama das pesquisas contemporâneas sobre letramento, indicando tendências conceituais e metodológicas observadas em diferentes centros internacionais de pesquisa. Além da atualização bibliográfica que objetiva a composição do estado da arte no campo de investigação do letramento, serão mapeadas as principais revistas acadêmicas representativas da área, buscando-se a identificação de recorrências que sinalizem as possíveis tendências.
BRANDT, Deborah. The rise of writing. Redefining mass literacy. Cambridge: Cambridge University Press, 2015.
CAZDEN, Courtney; COPE, Bill; FAIRCLOUGH, Norman; GEE, Jim; et al. A pedagogy of multiliteracies: Designing social futures. Harvard Educational Review; Spring 1996; 66, 1; Research Library. p. 60-92. Disponível em: http://newrcproject.pbworks.com/f/Pedagogy+of+MultiliteraciesNew+London+Group.pdf. Acesso em 20 de agosto de 2018.
KRESS, Gunther. Literacy in the New Media Age. Londres, Routledge, 2003.
MILLS, Kathy A. Literacy Theories for the Digital Age. Social, Critical, Multimodal, Spatial, Material and Sensory Lenses. Bristol: Multilingual Matters, 2016.
MOSQUERA, Emilce Moreno; SITO, Luanda Rejane Soares. Discusiones actuales, oportunidades y horizontes en los estudios sobre literacidades en América Latina. Íkala, Medellín , v. 24, n. 2, p. 219-229, agosto. 2019 . Disponível em <http://www.scielo.org.co/scielo.php?script= sci_arttext & pid=S0123-34322019000200219 & lng= en\ nrm=iso>. Acesso em 6 de maio de 202.
OLSON, David; TORRANCE, Nancy (eds.) The Cambridge Handbook of Literacy. New York: Cambridge University Press, 2009.