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FAE923 - Processos e Discursos Educacionais I : Gestão de recursos públicos na produção de espaços de formação: acompanhamento de obras por licitação com vistas à autogestão

Turma: D

Sala: [Ensino Remoto Emergencial]

Data de início: 22/10/2021

Data de término: n/d

N° total de vagas: 30

Tipo: Optativa - PDE*

Carga horária: 30 horas

Vagas para eletivas: Sim

Vagas para isoladas: Sim

Docentes responsáveis
Docentes externos

Margarete Maria de Araújo Silva (EA); Adriano de Mattos Corrêa (EA); Roberto Luís M. Monte-Mor (NPGAU - Cedeplar)

Horários

Ementa

Registro e análise do processo de implantação das obras de reconstrução, reforma e ampliação da Escola Indígena Xukurank (Terra Indígena Xakriabá - TIX) como caso emblemático de atendimento a política de direitos humanos e políticas de instalação de espaços e equipamentos educacionais em terras indígenas.

Programa

I) Introdução às diferentes modalidades de gestão de recursos públicos:

administração direta; licitação pública; auto-gestão

II) Análise comparativa de casos com diferentes formas de gestão de recursos públicos

III) O caso da Escola Estadual Indígena Xukurank (TIX)

IV) Programando o acompanhamento do processo licitatório e da execução de obras


Público alvo: estudantes, gestores e professores indígenas de pós-graduação; graduados e/ou graduandos indígenas; estudantes não-indígenas de pós-graduação; graduados e/ou graduandos não-indígenas interessados nos temas propostos no curso.

Bibliografia


Correa Xakriabá, Celia Nunes. 2018. O Barro, o Genipapo e o Giz no fazer epistemológico de autoria Xakriabá: reativação da memória por uma educação territorializada. Dissertação, Centro de Desenvolvimento Sustentável, Mestrado Profissional em Sustentabilidade junto a Povos e Terras Tradicionais, Universidade de Brasília.

Kanaykõ Xakriabá, Edgar (Correa, Edgar Nunes) 2019. Etnovisão. O olhar indígena que atravessa a lente. Dissertação, Mestrado em Antropologia, UFMG.

Santos, Macaé Evaristo, 2006.Práticas Instituintes de gestão das escolas Xakriabá. Dissertação de Mestrado, Faculdade de Educação, UFMG.
Araújo, Ana Valéria & Leitão, Sérgio, "Direitos indígenas: avanços e impasses pós-1988" In: Antônio Carlos Souza Lima & Maria Barroso-Hoffmann (orgs.), Além da Tutela: Bases para uma Nova Política Indigenista, Rio de Janeiro: Contra Capa Livraria, Pp. 23-33, 2002.
DAUDÉN, Julia. O canteiro de obras no mutirão autogestionário. 15 Set 2019. ArchDaily Brasil. Acessado 7 Out 2021. <https://www.archdaily.com.br/br/924661/o-canteiro-de-obras-no-mutirao-autogestionario> ISSN 0719-8906

FERRO. Sérgio. Trabalhador coletivo e autonomia / Sérgio Ferro. 13 Mai 2016. ArchDaily Brasil. Acessado 7 Out 2021. <https://www.archdaily.com.br/br/787242/trabalhador-coletivo-e-autonomia-sergio-ferro> ISSN 0719-8906.

SILVA, Margarete M. Araújo. Dominação e alienação da natureza: duas faces de uma mesma moeda. In: Anais do III Seminário Nacional sobre o Tratamento de áreas de preservação permanente em meio urbano e restrições ambientais do parcelamento do solo. Belém: Universidade Federal do Pará, 2014. Disponível em http://www.mom.arq.ufmg.br/mom/01_biblioteca/arquivos/araujo_14_dominacao_e_alienacao.pdf. Acessado em 07/10/2021.

MORADO NASCIMENTO, Denise; SILVA, Margarete M. Araújo. Gestão e Arquitetura: uma visão crítica. Cadernos de Arquitetura e Urbanismo, v. 15, p. 158-72, 2008. Disponível em http://www.mom.arq.ufmg.br/mom/01_biblioteca/arquivos/morado_08_gestao_e_arq.pdf. Acessado em 07/10/2021

MONTI, Eduarda. Assessoria, Autonomia e produção do Espaço Indígena. XXII Encontro de Extensão da UFMG. 2019.