Turma: B
Sala: 415
Data de início: 08/08/2017
Data de término: n/d
N° total de vagas: 15
Tipo: Optativa - PDE*
Carga horária: 60 horas
Vagas para eletivas: Sim
Vagas para isoladas: Não
Ancorada na história social do currículo, a disciplina tem como proposta analisar questões conceituais e metodológicas no campo da História do Currículo e das Disciplinas Escolares. Será analisada historicamente a organização, constituição e finalidades das disciplinas escolares, bem como, a natureza epistemológica do currículo e do saber escolar, pondo à mostra as relações entre a história social da cultura e a história cultural da educação. Serão privilegiados os enfoques coletivo, relacional e individual.
1) História Social e Historiografia da Cultura;
2) Escolas e cultura, culturas escolares;
3) Currículo, Políticas Educativas e Culturas Políticas;
4) Questões metodológicas da pesquisa em história do currículo e das disciplinas;
5) O currículo na sua dimensão ampliada: conceitos e história;
6) O ocaso das humanidades e a emergência das disciplinas científicas;
7) O debate científico em torno do desenvolvimento das disciplinas escolares;
8) As disciplinas escolares como frutos de demandas sócioculturais diversas;
9) Alguns estudos históricos em torno da constituição, permanência e mudança das disciplinas escolares:
9.1) história do currículo e experiência histórica;
9.2) história dos saberes da escola elementar;
9.3) história do currículo;
9.4) história das disciplinas da "escola secundária".
ABREU, Márcia (org.). Leitura, história e história da leitura. Campinas: Mercado das Letras; São Paulo: FAPESP, 2002.
ALVES, Cláudia; MIGNOT, Ana Chrystina (orgs.). História e historiografia da educação ibero-americana: projetos, sujeitos e práticas. Rio de Janeiro: Quartet : SBHE : FAPERJ, 2012.
APPLE, Michael. Ideologia e currículo. Porto Alegre: Artmed, 2006.
ARENDT, Hanna. A crise da educação. In: Entre o passado e o futuro. São Paulo: Perspectiva, 1998.
BURKE, Peter. História e Teoria Social. São Paulo: Ed. UNESP, 2002.
_____. Uma história social do conhecimento: de Gutenberg a Diderot. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.
BASTOS, Maria Helena Camara e CAVALCANTE, Maria Juraci Maia (orgs.). O curso de Lourenço Filho na Escola Normal do Ceará. Campinas: Alínea, 2009.
BELHOSTE, Bruno. Resume de l’exposé de Bruno Belhoste au Service d’Histoire de l’Éducation. Paris: INRP. 1995.
_____. Les Sciences dans l’enseignement secondaire français. Paris: Institut National de Recherche Pédagogique, 1995.
________. Culture scolaire et histoire dês disciplines. Annali di Storia Dell’Educazione e Delle Istituzioni Scolastiche. Brescia, v. 12, 2005.
BELHOSTE, Bruno; GISPERT, Hélène; HULIN, Nicole (dir.). Les sciences au lycée: un siècle de reformes das matrématiques et de La physique em France et à l´étranger. Paris: INRP, 1996.
BENCOSTTA, Marcus Levy (org.). História da educação, arquitetura e espaço escolar. São Paulo: Cortez, 2005.
BERRIO, Julio Ruiz (ed). La cultura escolar de Europa: tendências históricas emergentes. Madrid: Biblioteca Nueva, 2000.
BRAGHINI, Katya. O que os instrumentos científicos nos contam sobre a educação dos sentidos, na passagem do século XIX para o século XX? (texto inédito)
BURKE, Peter. Uma história social do conhecimento. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003.
CHARLE, Christophe; VERGER, Jacques. História das universidades. São Paulo: UNESP, 1996.
CHERVEL, André. História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. Teoria e Educação, Porto Alegre, n. 2, pp. 177-229, 1990.
CHERVEL, Andre e COMPÈRE, Marie-Madeleine. As humanidades no ensino. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 25, n. 2, jul./dez. 1999.
CHEVALARD, Yves. La transposición didáctica. Buenos Aires: Aique, 1991.
CHOPIN, Alain. Pasado y presente de lós manuales escolares. In: BERRIO, Julio Ruiz (Ed.). La cultura escolar de Europa: tendências históricas emergentes. Madrid: Biblioteca Nueva, 2000.
_____. História dos livros e das edições didáticas: sobre o estado da arte. Educação e Pesquisa. São Paulo, vol. 30, n. 3, pp. 549-566, set./dez 2004.
CORAZZA, Sandra. O que quer um currículo? Petrópolis: Vozes, 2004.
CORBALÁN, Maria Alejandra (coord.). Enredados por la educación, la cultura y la política. Buenos Aires: Biblos, 2005.
COSTA, Marisa Vorraber (org.). O currículo nos limiares do contemporâneo. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.
CUESTA FERNÁNDEZ, R. Sociogénesis de una disciplina escolar: la Historia. Ed. Pomares- Corredor, Barcelona: 1997.
DALABRIDA, Norberto. A fabricação escolar das elites: o Ginásio Catarinense na Primeira República. Florianópolis: UDESC, 2001.
DARTON, Robert. Os filósofos podam a árvore do conhecimento: a estratégia epistemológica da Encyclopédie. In: _____. O grande massacre de gatos. Rio de Janeiro: Graal, 1986.
DOSSIÊ. Teoria & Educação, n. 2, 1990.
DOSSIÊ. Historia del curriculum (I). Revista de Educación. Madrid, 295, 1991.
DOSSIÊ. Historia del curriculum (II). Revista de Educación. Madrid, 296, 1991.
DOSSIÊ. Historia del curriculum. Revista de Estudios del Curriculum. Barcelona, v. 2, n. 1, enero 1999.
DOSSIÊ. Historia de las disciplinas escolares. Anuario de Historia de la Educación. Buenos Aires, n. 5, 2004.
DOSSIÊ. Em multiplicidades, nomeia-se currículo. Pro-Posições, Campinas, v, 18, n. 2(53), maio/ago. 2007.
DOSSIÊ. O campo do currículo hoje: debates em cena. Educação em Revista. Belo Horizonte, n. 45, jun. 2007.
DOSSIÊ. Histórias de escolarização: reformas, currículos, disciplinas e práticas. Currículo sem Fronteiras, vol. 9, n. 1, jan./jun., 2009.
DUSSEL, Inês. Escuela e Historia em América Latina: preguntas desde la historia del curriculum. Revista del Instituto de Investigacionaes em Ciências de la Educación, año 2, n. 2, Buenos Aires, 1993a.
_____. Escuela e Historia em América Latina: preguntas desde la historia del curriculum. Revista del Instituto de Investigacionaes em Ciências de la Educación, año 2, n. 2, Buenos Aires, 1993b.
ESCOLANO BENITO, Agustín (Ed.). Curriculum editado y sociedad del conocimiento. Valencia: Tirant lo Blanch, 2006.
____ (ed.). La cultura material de la escuela. Berlanga de Duero: CEINCE, 2007.
FERRAZ, Márcia Helena Mendes. As ciências em Portugal e no Brasil (1772-1822): o texto conflituoso da Química. São Paulo: Educ/Fapesp, 1997.
FERREIRA, Marcia Serra et alii. Trajetória histórica da disciplina escolar Ciências no Colégio de Aplicação da UFRJ (1949-1968). Pro-Posições, Campinas, v. 12, n. 1 (34), março/2001.
FIGUERÔA, Silvia (org.). Um olhar sobre o passado: história das ciências na América Latina. Campinas: Editora da Unicamp: São Paulo: Imprensa Oficial, 2000.
FOURQUIN, Jean-Claude. Escola e cultura: as bases sociais e epistemológicas do conhecimento escolar. Porto Alegre: Artes Médicas, 1993.
FRANKLIN, Barry. La historia del curriculum en Estados Unidos: status y agenda de imvestigación. Madri. Revista de Educación, 295 (I). mayo/agosto, 1991.
GOODSON, Ivor. Tornando-se uma matéria acadêmica: padrões de explicação e evolução. Teoria & Educação, Porto Alegre, n. 2, pp. 230-254, 1990.
_____. La construcción social del curriculum: possibilidades y ambitos de investigación de la historia del curriculum. Revista de Educación. Madri, 295, pp. 7-37, mayo-agosto, 1991.
_____. Historia del currículum: la construcción social de las disciplinas escolares. Barcelona: Ediciones Pomares-Corredor, 1995.
_____. Currículo: teoria e história. Petrópolis: Vozes, 1995.
_____. Dar voz ao professor: as histórias de vida dos professores e o seu desenvolvimento profissional. In: NÓVOA, António. Vidas de professores. Porto: Porto Editora, 1995.
_____. A crise da mudança curricular: algumas advertências sobre iniciativas de reestruturação. In: SILVA, Luiz Heron da. Século XXI: qual conhecimento? Qual currículo? Petrópolis: Vozes, 1999.
_____. El cambio en el curriculum. Barcelona; Octaedro, 2000.
_____. O Currículo em mudança – Estudos na construção social do currículo. Porto Editora, Porto: 2001.
_____. Estudio del curriculum: casos y métodos. Buenos Aires: Amorrortu, 2003.
_____. Learning, Curriculum and Life Politics. Routledge Ed, New York, 2005.
_____. Currículo, narrativa e o futuro social. Revista Brasileira de Educação, v. 12, n. 35, maio/ago. 2007.
HAMILTON, David. Mudança social e mudança pedagógica: a trajetória de uma pesquisa histórica. Teoria & Educação, Porto Alegre, n. 6, pp. 3-32, 1992A.
_____. Sobre as origens dos termos classe e curriculum. Teoria e Educação, Porto Alegre, n. 6, pp. 33- 52, 1992b.
_____. Notas de lugar nenhum: sobre os primórdios da escolarização moderna. In: Revista Brasileira de História da Educação, SBHE, SP: Autores Associados, janeiro/junho de 2001.
HEBRARD, Jean. A escolarização dos saberes elementares na época moderna. Teoria e Educação, Porto Alegre, n. 2, pp. 65-110, 1990.
_____. Notas sobre o ensino das ciências na escola primária (França – séc. XIX e XX). Contemporaneidade e Educação, Rio de Janeiro, ano V, n. 7, 1º semestre 2000.
_____. Três figuras de jovens leitores: alfabetização e escolarização do ponto de vista da história cultural. In: ABREU, Márcia (org.). Leitura, história e história da leitura. Campinas: Mercado das Letras; São Paulo: FAPESP, 2002.
HILL, Christopher. Origens intelectuais da revolução inglesa. São Paulo: Martins Fontes, 1992.
JANSEN, João Adolfo. A civilização pela palavra. In: LOPES, Eliane Marta Teixeira et alii. 500 anos de educação no Brasil. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.
JARDIM, Vera Lúcia Gomes. Educação musical: a concepção escolar para o ensino da música. In: TABORDA DE OLIVEIRA, Marcus Aurélio. Educação do corpo na escola brasileira. Campinas: Autores Associados, 2006.
JULIA, Dominique. Disciplinas escolares: objetivos, ensino e apropriação. In: LOPES, Alice Casimiro e MACEDO, Elizabeth (orgs.). Disciplinas e integração curricular: história e políticas. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.
KAMENS, David e CHA, Yun-Kyung. La legitimación de nuevas asignaturas en la escolarización de masas: orígenes (siglo XIX) y difusión (siglo XX) de la enseñanza del arte y de la educación física. Revista de Estudios del Currículum, Barcelona, vol. 2, n. 1, enero de 1999.
KUHN, Thomas S. A estrutura das revoluções científicas. São Paulo: Perspectiva, 2000.
LEPENIES, Wolf. As três culturas. São Paulo: Edusp, 1996.
LOPES, Alice Ribeiro Casimiro. Conhecimento escolar: ciência e cotidiano. Rio de Janeiro: EDUERJ, 1999.
MARTINS, Maria do Carmo. A História prescrita e disciplinada nos currículos escolares. Quem legitima esses saberes? Bragança Paulista: EDUSF, 2002.
_____. As humanidades em debate: e reformulação curricular e a criação de novas disciplinas escolares. In: TABORDA DE OLIVEIRA, Marcus Aurelio, e RANZI Serlei Maria Fischer (orgs.). História das Disciplinas Escolares no Brasil: contribuições para o debate. Bragança Paulista: Editora da Universidade São Francisco, 2003.
_____. “Eu me lembro que escolhi...”: memória e poder na seleção dos conteúdos para o ensino. Abordagens no campo curricular. In: CORBALÁN, Maria Alejandra (coord.). Enredados por la educación, la cultura y la política. Buenos Aires: Biblos, 2005.
_____. História, currículo e prática pedagógica: sobre memórias e narrativas. Anais da 29ª. Reunião Anual da ANPED. Caxambu, 2006.
_____. Reflexos reformistas: o ensino das humanidades na ditadura militar brasileira e as formas duvidosas de esquecer. Educar em Revista. Curitiba, n. 51, p. 37-50, jan./mar. 2014
MATTOS, Ilmar Rohloff. História do ensino de história no Brasil. Rio de Janeiro: Access, 1998.
MOREIRA, João Roberto. Introdução ao estudo do currículo da escola primária. Rio de Janeiro: INEP, 1954.
MOREIRA, Antonio Flavio. Currículos e programas no Brasil. Campinas: Papirus, 1990.
________. História do currículo: examinando contribuições e alternativas. VII Endipe – Anais: Conferência, Mesas Redondas e Simpósios. Goiânia, 1994.
MORTATTI, Maria do Rosário Longo. Os sentidos da alfabetização (São Paulo – 1876/1994). São Paulo: Editora da Unesp: CONPED, 2000.
MUNAKATA, Kazumi. Por quê Descartes criticou os estudos que realizou no Colégio de La Flèche, mesmo admitindo que era “uma das mais célebres escolas da Europa”? In: OLIVEIRA, Marcus Aurelio Taborda de, e RANZI Serlei Maria Fischer (orgs.). História das Disciplinas Escolares no Brasil: contribuições para o debate. Bragança Paulista: Editora da Universidade São Francisco, 2003.
PEREIRA, Raquel Maria Fontes do Amaral. Da geografia que se ensina à gênese da geografia moderna. Florianópolis: Ed. da UFSC, 1999.
PESSANHA, Eurize; GATTI Jr., Decio. Tempo de cidade, lugar de escola. Uberlândia: EDUFU, 2012.
PESTRE, Dominique. 1996. Por uma nova história social e cultural das ciências: novas definições, novos objetos, novas abordagens. In: Cadernos IG/Unicamp. vol.6, n. 1. Campinas: Editora da Unicamp.
_____. 1998. Les sciences et l’histoire aujourd’hui. Le débat, n. 102, nov./déc. Paris: Galimard.
PICANÇO, Deise Cristina de Lima. História, memória e ensino de espanhol (1942-1990). In: TABORDA DE OLIVEIRA, Marcus Aurelio, e RANZI Serlei Maria Fischer (orgs.). História das Disciplinas Escolares no Brasil: contribuições para o debate. Bragança Paulista: Editora da Universidade São Francisco, 2003.
_____. Deise Cristina de Lima. História, memória e ensino de espanhol (1942-1990). Curitiba: Editora UFPR, 2003.
POPKEWITZ, Thomas et alii. Historia cultural y educación: ensayos críticos sobre conocimiento y escolarización. Barcelona: Pomares, 2003.
REZNIK, Luis. O lugar da História do Brasil. MATTOS, Ilmar Rohloff de (org.). Histórias do ensino da História no Brasil. Rio de Janeiro: Access, 1998.
ROSSI, Paolo. A ciência e a filosofia dos modernos. São Paulo: Editora UNESP, 1992.
_____. O nascimento da Ciência Moderna na Europa. EDUSC, SP. 2001.
SACRISTÁN, José Gimeno. O currículo: uma reflexão sobre a prática. Porto Alegre: Artmed, 2000.
SACRISTÁN, José Gimeno, PEREZ GOMEZ, Andre. La enseñanza: su teoria y su practica. Madrid: Akal, 1989.
SILVA, Luiz Heron (org.). Século XXI. Qual conhecimento? Qual currículo? Petrópolis: Vozes, 1999.
SILVA, Irineu. Historia dos pesos e medidas. São Carlos: EDUFSCAR, 2004.
SILVA, Rita Cristina de Lages. As práticas de ensino da língua francesa em Minas Gerais na primeira metade do século XIX. In: VAGO, Tarcísio Mauro e OLIVEIRA, Bernardo Jefferson de (orgs.). Histórias de práticas educativas. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2008.
SOUZA, Rosa Fátima de. Inovação educacional no século XIX: a construção do currículo da escola primária no Brasil. Caderno CEDES, Campinas, n. 52. 2000.
_____. Cultura escolar e currículo: aproximações e inflexões nas pesquisas históricas sobre conhecimentos e práticas escolares. In: XAVIER, Libania Nacif et alii. Escola, cultura e saberes. Rio de Janeiro: FGV, 2005.
_____. História da organização do trabalho escolar e do currículo no século XX (ensino primário e secundário no Brasil). São Paulo: Cortez, 2008.
SOUZA JUNIOR, Marcilio, GALVÃO, Ana Maria de Oliveira. História das disciplinas escolares e história da educação: algumas reflexões. Educação e Pesquisa, vol. 31, n. 3, dez./2005.
STEINBERG, Jonathan. O historiador e a questione della lingua. In: BURKE, Peter e PORTER, Roy (orgs.) História social da linguagem. São Paulo: Fundação Editora da Unesp, 1997.
TABORDA DE OLIVEIRA, Marcus Aurelio. Educação Física escolar e ditadura militar no Brasil (1968-1984): entre a adesão e a resistência. Bragança Paulista: Editora da Universidade São Francisco, 2003.
_____. Educação do corpo na escola brasileira. Campinas: Autores Associados, 2006.
_____. Educando pelo corpo: saberes e práticas na instrução pública primária (finais do séc. XIX, início do séc. XX). In: BENCOSTTA, Marcus Levy Albino. A cultura escolar em perspectiva histórica. São Paulo: Cortez, 2007.
_____. Atividade e natureza: a educação física para o ensino primário. In: BASTOS, Maria Helena Camara e CAVALCANTE, Maria Juraci Maia (orgs.). O curso de Lourenço Filho na Escola Normal do Ceará. Campinas: Alínea, 2009.
_____. Sentidos e sensibilidades: sua educação na história. Curitiba: Editora UFPR, 2012.
TABORDA DE OLIVEIRA, Marcus Aurelio, e RANZI Serlei Maria Fischer (orgs.). História das Disciplinas Escolares no Brasil: contribuições para o debate. Bragança Paulista: Editora da Universidade São Francisco, 2003.
THOMAS, Keith. O homem e o mundo natural. São Paulo: Companhia das Letras, 1988.
THOMPSON, Edward. Costumes em Comum. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.
________. Educação e experiência: In: Os românticos. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001.
VAGO, Tarcísio Mauro. Cultura escolar, cultivo de corpos: Educação Physica e Gymnastica como práticas constitutivas dos corpos de crianças no ensino público primário de Belo Horizonte (1906 – 1920). Educar em Revista, Curitiba, n. 16, p. 121-135, 2000.
VAGO, Tarcísio Mauro. Cultura escolar, cultivo de corpos: Educação Physica e Gymnastica como práticas constitutivas dos corpos de crianças no ensino público primário de Belo Horizonte (1906-1920). Bragança Paulista: Editora da Universidade São Francisco, 2002.
VAGO, Tarcísio Mauro e OLIVEIRA, Bernardo Jefferson de (orgs.). Histórias de práticas educativas. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2008.
VALDEMARIN, Vera Teresa. Lição de Coisas: concepção científica e projeto modernizador para a sociedade. In: SOUZA, Rosa Fátima de e VALDEMARIN, Vera Teresa. Cultura escolar: história, práticas e representações. Caderno CEDES, Campinas, n. 52. 2000.
_____. Estudando as Lições de Coisas. Campinas: Autores Associados, 2004.
VALENTE, Wagner Rodrigues. Uma história da matemática escolar no Brasil (1730-1930). São Paulo: Annablume: Fapesp, 1999.
_____. A disciplina Matemática: etapas históricas de um saber escolar no Brasil. In: TABORDA DE OLIVEIRA, Marcus Aurelio, e RANZI, Serlei Maria Fischer (orgs.). História das Disciplinas Escolares no Brasil: contribuições para o debate. Bragança Paulista: Editora da Universidade São Francisco, 2003.
VERGER, Jacques. Cultura, ensino e sociedade no Ocidente nos séculos XII e XIII. Bauru: EDUSC, 2001.
_____. Homens e saber na Idade Média. Bauru: EDUSC, 2002.
VIDAL, Diana Gonçalves. Práticas de leitura na escola brasileira dos anos 1920 e 1930. In: FARIA FILHO, Luciano Mendes de (org.). Modos de ler, formas de escrever. Belo Horizonte: Autêntica, 1998.
_____. Livros por toda parte: o ensino ativo e a racionalização da leitura nos anos 1920 e 1930 no Brasil. In: ABREU, Márcia (org.). Leitura, história e história da leitura. Campinas: Mercado das Letras; São Paulo: FAPESP, 2002.
VIÑAO, Antonio. Espacio y tiempo, educación e historia. Morelia: IMCED, 1996.
_____. El espacio y el tiempo escolares como objeto histórico. Contemporaneidade e
Educação, Rio de Janeiro, n. 7, p. 93-110, 1995.
_____. Sistemas educativos, culturas escolares e reformas. Mangualde: Edições Pedago, 2007.
_____. A história das disciplinas escolares. Revista Brasileira de História da Educação. São Paulo, n. 17, 2008.
VIÑAO, Antonio e ESCOLANO, Augustín. Currículo, espaço e subjetividade. Rio de Janeiro: DP&A, 1998.
WARDE, Mirian Jorge. Para uma história disciplinar: psicologia, criança e pedagogia. In: Freitas, Marcos César de. História social da infância no Brasil. São Paulo: Cortez/Universidade São Francisco, 1997.
_____. (org) Novas Políticas Educacionais: criticas e perspectivas. São Paulo: PUC, 1998.
_____. A padronização do ensino secundário moderno nos Estados Unidos. In: PESSANHA, Eurize; GATTI Jr., Decio. Tempo de cidade, lugar de escola. Uberlândia: EDUFU, 2012.
WHITTY, Geoff. Sociology and school knowledge: curriculum theory, research and politics. London: Methuen & Co, 1985.
WILLIAMS, Raymond. La larga revolución. Buenos Aires: Nueva Visión, 2003.
WUO, Wagner. A educação do espírito: metodologia das ciências físicas e naturais. In: BASTOS, Maria Helena Camara e CAVALCANTE, Maria Juraci Maia (orgs.). O curso de Lourenço Filho na Escola Normal do Ceará. Campinas: Alínea, 2009.
XAVIER, Ana Paula da Silva. A leitura e a escrita na cultura escolar de Mato Grosso (1837-1889). Cuiabá: Entrelinhas: EdUFMT, 2007.
ZOTTI, Solange Aparecida. Sociedade, educação e currículo no Brasil: dos jesuítas aos anos de 1980. Campinas: Autores Associados, 2004.