Intranet | PPGE FaE UFMG
Voltar para Disciplinas
Logotipo do programa

FAE933 - Seminário de Pesquisa III : História da Educação

Turma: G

Sala: 3106

Data de início: 06/04/2022

Data de término: n/d

N° total de vagas: 10

Tipo: Obrigatória

Carga horária: 30 horas

Vagas para eletivas: Não

Vagas para isoladas: Não

Docentes responsáveis
Horários

Ementa

Discussão de referenciais teóricos e metodológicos nas pesquisas em História da Educação.

Programa

Objetivos: Discutir as pesquisas em andamento, de doutorandos da Linha de História da Educação; debater temas e questões teórico-metodológicas relacionadas às pesquisas em História e em História da Educação; discutir sobre produção e divulgação de conhecimento no campo da educação.

Metodologia:

- Encontros quinzenais às quartas-feiras à tarde, com duração de 2h por dia. O seminário contará com a participação de oito ingressantes na Linha de História da Educação em 2022 (2 mestrandos, 4 doutorandos, 2 doutorandos DINTER), sendo previstos encontros presenciais.

- Em caso de recomendações sanitárias, está prevista a substituição dos encontros presenciais pelo uso de plataforma de videoconferência, a ser definida em comum acordo com os participantes, se mantendo os mesmos dias e horários.

- A cada encontro, os primeiros 50 minutos são dedicados à apresentação de uma pesquisa em andamento ou finalizada e, em seguida, dois/duas estudantes conduzirão o debate, que posteriormente será aberto aos demais participantes. A atividade conta com a leitura prévia de um texto indicado pela pessoa convidada.

- A presença às reuniões e a participação no debate serão contabilizados para fins de nota e aprovação na disciplina. Caso algum/a estudante tenha dificuldade no acesso aos recursos a serem utilizados, será contabilizada sua participação assíncrona, com a comprovação da leitura dos textos previamente encaminhados e a elaboração de questões problematizando os mesmos, a ser encaminhado à professora pelo moodle antes de cada encontro.

PROGRAMAÇÃO

Abril / 2022 – 2 encontros

06/04 - Boas vindas aos/às novatos/as, apresentação da professora e estudantes, apresentação da dinâmica do curso, organização de grupos de trabalho.

20/04 - Discussão sobre revisão bibliográfica, bases de dados, publicação em periódicos.

Maio / 2022 – 2 encontros

11/05 - Apresentação de trabalho de doutorando/a e debate

Debatedores/as:

25/05 - Conferência/palestra

Debatedores/as:

Junho / 2022 – 2 encontros

08/06 - Apresentação de trabalho de doutorando/a e debate

Debatedores/as:

 22/06 - Conferência/palestra

Debatedores/as:

Julho / 2022 – 1 encontro

06/07 Apresentação de trabalho de doutorando/a e debate

Debatedores/as:

Avaliação final.

Bibliografia

CARVALHO, Carlos Henrique de; FARIA FILHO, Luciano Mendes de (rgs.). História da Educação em Minas Gerais: Colônia + Império + República. Uberlândia: EDDUFU, 2019. Disponível em: <http://www.edufu.ufu.br/catalogo/ebooks-gratuitos/historia-da-educacao-em-minas-gerais-da-colonia-republica>. Acesso em 21/07/2020.

GALVÃO, Ana Maria de O.; MORAES, Dislane Zerbiantti; GONDRA, José G.; BICCAS, Maurilane de S. Difusão, apropriação e produção do saber histórico: A Revista Brasileira de História da Educação (2001-2007). In: RBHE, v.8 n.1[16] 2008. Disponível em: <http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38592>. Acesso em 21/07/2020.

MARTÍNEZ, Silvia A.; SOUZA, Donaldo B. A história da educação em perspectiva comparada no contexto luso-brasileiro: duas décadas de produção. In: RBHE, v.11 n.2 [26] 2011. Disponível em: <http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38501>. Acesso em 21/07/2020.

SOTO-ARANGO, Diana E.; ORA-GARCÍA, José P.; JARDILINO, José Rubens L. La historia de la educación em América Latina: contribución y aportes de la sociedade de Historia de la Educación Latinoamericana – SHELA (1994-2015). In: Revista História da Educação. V.21 n. 51, 2017. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/2236-3459/66357