Intranet | PPGE FaE UFMG
Voltar para Disciplinas
Logotipo do programa

FAE925 - Processos e Discursos Educacionais III : PROFISSÃO DOCENTE NA AMÉRICA LATINA

Turma: A

Sala: 4104

Data de início: 06/04/2022

Data de término: n/d

N° total de vagas: 15

Tipo: Optativa - PDE*

Carga horária: 60 horas

Vagas para eletivas: Sim

Vagas para isoladas: Sim

Docentes responsáveis
Horários

Ementa

Este curso abordará os seguintes tópicos, em relação ao contexto específico da América Latina: História da profissão docente e da formação de professores; Visão panorâmica sobre a profissão docente, a formação e o desenvolvimento profissional de professores; Políticas educacionais e a reestruturação da formação e do trabalho docente; Processos de (des)profissionalização docente; Trabalho e sindicalismo docente; Desafios atuais da profissão de magistério.

Programa

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Tópico 01:    História da profissão docente e da formação de professores na América Latina

Tópico 02:    Visão panorâmica sobre a profissão docente na América Latina

Tópico 03:    Visão panorâmica sobre a formação e o desenvolvimento profissional de professores na América Latina

Tópico 04:    Políticas educacionais e a reestruturação da formação e do trabalho docente na América Latina

Tópico 05:    Processos de (des)profissionalização docente na América Latina

Tópico 06:    Trabalho docente na América Latina

Tópico 07:    Sindicalismo docente na América Latina
 
Tópico 08:    Desafios atuais da profissão docente na América Latina

08.1 –    Comunidades de prática e desenvolvimento profissional docente nas escolas latinoamericanas

08.2 – Políticas e programas de apoio aos professores iniciantes na América Latina

08.3 –    Inserção profissional docente em territórios de alta vulnerabilidade em países da América Latina

08.4 – Diversidade cultural e formação de professores na América Latina

Bibliografia

BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

ALLIAUD, Andrea. Los maestros y sua história: los orígenes del magistério argentino. Buenos Airies: Centro Editor de América Latina, 1993.
ANDRÉ, Marli. Políticas e programas de apoio aos professores iniciantes no Brasil. Cadernos de Pesquisa, v. 42, n. 145, p. 112-129, jan./abr. 2012.
ÁVALOS, Beatrice. La formación inicial docente en Chile: Tensiones entre políticas de apoyo y control. Estudios Pedagógicos, v. XL, Número Especial 1, p. 11-28, 2014.
ÁVALOS, Beatrice. El liderazgo docente en comunidades de práctica. EDUCAR, v. 47, n. 2, p. 237-252, 2011.
ÁVALOS, Beatrice. La inserción profesional de los docentes. Profesorado – Revista de currículum y formación del profesorado, v. 13, n.1, p. 43-59, abril 2009.
ÁVALOS, Beatrice et. al. La profesión docente: temas y discusiones en la literatura internacional. Estudios Pedagógicos, n.1, p. 235-263, 2010.
ÁVILA, Norma Ilse Veloz. El ofício docente en México y otros países de América Latina. El Cotidiano, n. 168, p. 137-139, jul.-ago. 2011.
AYALA ZULUAGA, Carlos Frederico; SOUZA NETO, Samuel; IAOCHITE, Roberto Tadeu. Políticas docentes de formação de professores no estágio supervisionado: Colômbia, Brasil, Argentina e Chile. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2017.
BALDA CABELLO, Nelly. La formación de maestros de Bolivia: dos visiones y nuevas perspectivas. Praxis Educativa, vol. 19, n. 2, p. 27-33, mayo/ago. 2015.
BARCELOS, Nora Ney Santos; VILLANI, Alberto. Troca entre universidade e escola na formação docente: uma experiência de formação inicial e continuada. Ciência & Educação, v. 12, n. 1, p. 73-97, 2006.
BIRGIN, Alejandra. Formación de maestros(as) en América Latina: algunos problemas y perspectivas para este tiempo. nodos y nudos, vol. 4, n. 39, p. 29-37, jul./dic. 2015.
BRAMBILA, Aurora Loyo. La investigación sobre sindicalismo docente en América Latina: una reflexión sobre la diversidad de enfoques. El Cotidiano, n. 168, p. 115-119, jul./ago. 2011.
BRAMBILA, Aurora Loyo. Los sindicatos docentes en América Latina: entre la lógica laboral y la lógica profesional. Revista Ibero-americana de Educación, n. 25, ene./abr. 2001.
BRUNS, Bárbara; LUQUE, Javier. Profesores excelentes: Cómo mejorar el aprendizaje en América Latina y el Caribe. Serie del Foro de Desarrollo de América Latina, Resumen, Grupo del Banco Mundial, Washington, D.C., 2014, 76 p.
CABEZA, Leonor; ZAPATA, Álvaro; LOMBANA, Jahir. Crisis de la profesión docente en Colombia: percepciones de aspirantes a otras profesiones. Educación y Educadores, vol. 21, n. 1, p. 51-72, 2018.
CANEN, Ana; XAVIER, Gisele. Formação continuada de professores para a diversidade cultural: ênfases, silêncios e perspectivas. Revista Brasileira de Educação, v. 16, n. 48, set./dez. 2011.
COELHO, Ana Maria Simões; DINIZ-PEREIRA, Júlio Emílio. Olhar o magistério no “próprio espelho”: O conceito de profissionalidade e as possibilidades de se repensar o sentido da profissão docente. Revista Portuguesa de Educação, n. 30, p. 7-34, 2017.
CONTRERAS, José. A autonomia de professores. São Paulo: Cortez, 2002.
CONTRERAS-SANZANA, Gladys; VILLALOBOS-CLAVERÍA, Alejandro. La formación de profesores en Chile: una mirada a la profesionalización docente. Educación y Educadores, vol. 13, n. 3, p. 397-417, sept. /dic. 2010.
CÓRDOVA, Arancibia. Formación docente en América Latina, estudio de casos: Chile, Nicarágua, Perú y República Dominicana. Revista Docencia, n. 41, agosto 2010.
COSTA, Marisa Vorraber. Um olhar sobre a problemática do trabalho docente hoje. In: COSTA, M. V. Trabalho docente e profissionalismo. Porto Alegre: Sulina, 1995, p. 83-136.
DÍAZ, Sebastián Donoso. El perfeccionamiento docente en Chile (1990-2007): ¿Estado versus Mercado? Revista Brasileira de Educação, v. 13, n. 39, set./dez. 2008.
DOSSIÊ: Condições de trabalho e saúde dos profissionais da Educação. Revista Retratos da Escola, v. 6, n. 11, p. 295-526, jul./dez. 2012.
DRAGHI, María José. et. al. Ejes para una historia de los docentes en América Latina. Revista Teoria e Prática da Educação, vol. 18, n. 1, p. 9-21, jan./abril 2015.
ENGUITA, Mariano Fernández. A la busca de un modelo profesional para la docencia: ¿liberal, burocrático o democrático? Revista Ibero-americana de Educación, n. 25, p. 43-64, ene./abr. 2001.
ENGUITA, Mariano Fernández. A ambigüidade da docência: entre o profissionalismo e a proletarização. Teoria & Educação, Porto Alegre, n. 4, 1991, p. 41-61.
ESPINOSA, Julieta. La constituición de las prácticas de profesionalización de formación de docentes en México. Perfiles Educativos, v. XXXVI, n. 143, p. 163-179, 2014.
EVANGELISTA, Olinda; SHIROMA, Eneida Oto. Professor: protagonista e obstáculo da reforma. Educação e Pesquisa, v. 33, n. 3, p. 531-541, set./dez. 2007.
FALUS, Lucila; GOLDBERG, Mariela. Perfil de los docentes en América Latina. IIPE-UNESCO: Buenos Airies, Junio 2011.
FANFANI, Emílio Tenti. Los que ponen el cuerpo: el profesor de secundária en la Argentina actual. Educar en Revista, n. 1, p. 37-76, 2010.
FANFANI, Emílio Tenti. Consideraciones sociológicas sobre profesionalización docente. Educação & Sociedade, vol. 28, n. 99, p. 335-353, maio/ago. 2007.
FANFANI, Emílio Tenti. La condición docente: datos para el análises comparado: Argentina, Brasil, Perú y Uruguay. Buenos Aires: Siglo Vientiuno, 2005.
FELDFELBER, Myriam. La regulación de la formación y el trabajo docente: un análisis crítico de la “agenda educativa” en América Latina. Educação & Sociedade, v. 28, n. 99, p. 444-465, maio/ago. 2007.
FERREIRA, Márcia Ondina Vieira. Notas sobre as relações entre identidade e sindicalismo docente. Educação & Sociedade, v. 28, n. 99, p. 377-399, maio/ago. 2007.
GENTILI, Pablo et. al. Reforma educativa y luchas docentes en América Latina. Educação & Sociedade, v. 25, n. 89, p. 1251-1274, set./dez. 2004.
GINDIN, Julián. Sindicalismo docente en América Latina: una contribuición al debate. El Cotidiano, n. 168, p. 109-114, jul./ago. 2011.
GOMES, Nilma Lino. A mulher negra que vi de perto: O processo de construção da identidade racial de professoras negras. Belo Horizonte: Mazza, 1995.
IÓRIO, Angela Cristina Fortes; LELIS, Isabel Alice Oswald Monteiro. Precarização do trabalho docente numa escola de rede privada do subúrbio carioca. Cadernos de Pesquisa, v. 45, n. 155, p. 138-154, jan./mar. 2015.
JARDILINO, José Rubens Lima. Formação de professores na América: notas sobre história comparada da educação no século XX. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, Belo Horizonte, v. 2, n. 2, p. 54-67, jan./jul. 2010.
LUDKE, Menga; BOING, Luiz Alberto. Caminhos da profissão e da profissionalidade docentes. Educação & Sociedade, vol. 25, n. 89, p. 1159-1180, set./dez. 2004.
OLIVEIRA, Dalila Andrade. Política educacional e a re-estruturação do trabalho docente: reflexões sobre o contexto latino-americano. Educação & Sociedade, vol. 28, n. 99, p. 355-375, maio/ago. 2007.
MACIA, Marcela Bautista. La profesionalización docente en Colombia. Revista Colombiana de Sociología, v. 32, n. 2, p. 111-131, jul./dic. 2009.
MALDONADO, Ruth Mercado. Un debate actual sobre la formación inicial de docentes en México. Psicologia Escolar e Educacional, v. 14, n. 1, p. 149-157, jan./jun. 2010.
MANCEBO, Deise. Agenda de pesquisa e opções teórico-metodológicas nas investigações sobre trabalho docente. Educação & Sociedade, v. 28, n. 99, p. 466-482, maio/ago. 2007.
MATEUS, Elaine Fernandes. Um esboço crítico sobre a “parceria” na formação de professores. Educação em Revista, v. 30, n. 03, p. 355-384, jul./set. 2014.
MUÑOZ, Abel Encinas; MALDONADO, Ruth Mercado. Formación docente en la escuela: negociación de significado y micropolítica en colectivos de profesores. Región y Sociedad, v. XXIV, n. 55, p. 199-226, sep./dic. 2012.
NASCIMENTO, Maria das Graças; FLORES, Maria José Batista Pinto; XAVIER, Daianne Bastos. Indução profissional docente: desafios e tensões no contexto de uma política pública. Currículo sem Fronteiras, vol. 19, n. 1, p. 151-166, jan./abr. 2019.
NUÑEZ, Carmen Gloria et. al. Horizontes de posibilidad de la mentoría en Chile: análisis de la experiencia piloto desde la perspectiva del discurso. Educação & Sociedade, v. 32, n. 117, p. 1149-1164, out./dez. 2011.
OZGA, Jane; LAWN, Martin. O trabalho docente: interpretando o processo de trabalho do ensino. Teoria & Educação, Porto Alegre, n. 4, 1991, p. 140-158.
PINTO, José Marcelino Rezende. Remuneração adequada do professor: Desafio à educação brasileira. Revista Retratos da Escola, v. 3, n. 4, p. 51-67, jan./jun. 2015.
POGGI, Margarita (coord.). Políticas docentes: formación, trabajo y desarrollo profesional. Buenos Aires: IIPE-UNESCO, 2013.
QUINTRIQUEO, Segundo. et. al. Formación del profesorado en educación intercultural en América Latina: El caso de Chile. Revista Electrónica de Formación del Profesorado, v. 17, n. 2, p. 201-217, abr./jun. 2014.
SANTOS, Lucíola Licínio de Castro Paixão. Formação de professores na cultura do desempenho. Educação & Sociedade, vol. 25, n. 89, p. 1145-1157, set./dez. 2004.
SARAIVA, Luis Miguel; FLORES ARÉVALO, Isabel. La formación de maestros en América Latina: estudio realizado en diez países. Lima: PROEDUCA-GTZ, 2005.
SAVIANI, Demerval. Formação de professores: aspectos históricos e teóricos do problema no contexto brasileiro. Revista Brasileira de Educação, v. 14, n. 40, p. 143-155, jan./abr. 2009.
SOUTO, Romélia Mara Alves; PAIVA, Paulo Henrique Apipe Avelar de. A pouca atratividade da carreira docente: um estudo sobre o exercício da profissão entre egressos de uma Licenciatura em Matemática. Pro-Posições, v. 24, n. 1, p. 201-224, jan./abr. 2013.
TANURI, Leonor Maria. História da formação de professores [no Brasil]. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 14, p. 61-88, maio-ago. 2000.
TARDIF, Maurice. A profissionalização do ensino passados trinta anos: dois passos para frente e três para trás. Educação & Sociedade, vol. 34, n. 123, abr.-jun. 2013, p. 551-571.
TARDIF, Maurice; LESSARD, Claude; LAHAYE, L. Os professores diante do saber: esboço de uma problemática do saber docente. Teoria & Educação, Porto Alegre, n. 4, 1991, p. 215-233.
TARTUCE, Gisela Lobo et. al. Alunos do ensino médio e atratividade da carreira docente no Brasil. Cadernos de Pesquisa, v. 40, n. 140, p. 445-477, maio/ago. 2010.
TELLO, César; ALMEIDA, Maria de Lourdes Pinto de. Políticas educativas e profissionalização docente na América Latina. Revista Lusófona de Educação, n. 26, p. 161-174, 2014.
TORRES, Rosa María. Balance y perspectiva de la formación docente en América Latina. Ciencia y Sociedade, v. XXV, n. 3, p. 368-394, jul.-sept. 2000.
VAILLANT, Denise. Formación inicial del profesorado en América Latina: dilemas centrales y perspectivas. Revista Española de Educación Comparada, n. 22, p. 185-206, 2013.
VAILLANT, Denise. Políticas de inserción a la docencia en América Latina: La deuda pendiente. Profesorado – Revista de currículum y formación del profesorado, v. 13, n.1, p. 27-41, abril 2009.
VAILLANT, Denise. Construcción de la profesión docente en América Latina. Tendencias, temas y debates. OPREAL, Diciembre 2004.
VENCO, Selma. Uberização do trabalho: um fenômeno de tipo novo entre os docentes de São Paulo, Brasil? Cadernos de Saúde Pública, 35, Sup. 1:e00207317, p. 1-17, 2019.
VEZUB, Lea Fernanda. Notas para pensar una genealogía de la formación permanente del profesorado en Argentina. Revista Mexicana de Investigación Educativa, v. 14, n. 42, p. 911-937, jul./sept. 2009.
XAVIER, Libânea Nacif. A construção social e histórica da profissão docente: uma síntese necessária. Revista Brasileira de Educação, v. 19, n. 59, p. 827-849, out.-dez. 2014.
YANNOULAS, Silvia Cristina. Acerca de como las Mujeres Llegaran a ser Maestros (América Latina, 1870-1930). Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 73, n. 175, p. 497-521, set./dez. 1992.
ZAPATA, Rosa. Diversidad cultural en la formación del futuro profesorado en América Latina. Necessidades y perspectivas. Revista Electrónica de Formación del Profesorado, v. 17, n. 2, p. 219-234, abr./jun. 2014.
ZARDÁN, Angélica Ruiz. Formación de maestras y maestros del Sistema Educativo Plurinacional de Bolívia. Integra Educativa, v. IV, n. 3, 2011.
ZAYAS ROSSI, Laura Inés. Historia de la formación docente en Paraguay. Praxis Educativa, vol. 19, n. 3, p. 32-44, sept./dic. 2015.