Turma: F
Sala: 4104
Data de início: 06/04/2022
Data de término: n/d
N° total de vagas: 10
Tipo: Obrigatória
Carga horária: 30 horas
Vagas para eletivas: Não
Vagas para isoladas: Não
Projetos de pesquisa em elaboração pelas/os alunas/os da Linha Educação, Cultura, Movimentos Sociais e Ações Coletivas: problema de pesquisa, hipóteses e referenciais teórico-metodológicos.
A disciplina pretende promover a discussão coletiva dos projetos de pesquisa em elaboração pelas/os alunas/os da Linha Educação, Cultura, Movimentos Sociais e Ações Coletivas. O foco volta-se para a discussão da formulação do problema de pesquisa, hipóteses e referenciais teórico-metodológicos que irão fundamentar as pesquisas a serem desenvolvidas, buscando fomentar a interlocução com o campo de estudos sobre educação, cultura e movimentos sociais. A discussão se fará em torno da exposição por parte dos/as alunos/as acerca de suas propostas de pesquisa previamente agendadas. Como instrumento de avaliação final, as/os participantes deverão apresentar por escrito a sua primeira formulação para a pesquisa a ser desenvolvida compreendendo: problema de pesquisa, objetivos, justificativa e recorte teórico.
ANDRÉ, Marli Eliza D. A. Estudo de caso em pesquisa e avaliação educacional. Série Pesquisa. Série Pesquisa. Brasília: Liber Livros Editora, 2008.
BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. São Paulo: Livraria Martins Fontes, 1990.
BIANCHETTI, L. MACHADO NETTO, A. M. A bússola do escrever: desafios e estratégias na orientação e escrita de teses e dissertações. 2. Ed. Florianópolis: UFSC, São Paulo: Cortez, 2006.
COSTA, Sérgio Francisco. Estatística aplicada a pesquisa em educação. Série Pesquisa. Brasília: Liber Livros Editora, 2000.
FONSECA, Claudia. Quando cada caso NÃO é um caso: pesquisa etnográfica e educação. Rev. Bras. Educ. [online]. 1999, n.10, pp.58-78.
GATTI, Bernadete A. A construção da pesquisa em educação no Brasil. Série Pesquisa. Brasília: Liber Livros Editora, 2007.
GATTI, Bernadete A. Grupo Focal. Série Pesquisa. Brasília: Liber Livros Editora, 2000.
MAY, Tim. Pesquisa Social: questões métodos e processos. Porto Alegre: Editora Artmed. 2001.
Green, J. L., Dixon, C. N. and Zaharlick, A. (2005) “A etnografia como uma lógica de investigação”. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 42, p. 13-79.
MAGNANI, José Guilherme Cantor. De perto e de dentro: notas para uma etnografia urbana. Revista Brasileira de Ciências Sociais, v. 17, n.49, p.11-29, junho de 2002.MEKSENAS, P. Pesquisa social e ação pedagógica: conceitos, métodos e práticas. São Paulo: Loyola, 2002.
SZYMANSKI, Heloisa; ALMEIDA, Laurinda R., BRADINI, Regina Célia A. A entrevista na pesquisa em educação: a prática reflexiva. Série Pesquisa. Brasília: Liber Livros Editora, 2000.
YIN, R. K. Estudo de caso. Porto Alegre: Bookman-Artmed, 2001.
VIANA, Heraldo M. Pesquisa em educação: a observação. Editora Plano, 2007.