Intranet | PPGE FaE UFMG
Voltar para Disciplinas
Logotipo do programa

FAE915 - Metodologia de Pesquisa : História da Educação

Turma: C

Sala: 3107

Data de início: 29/03/2022

Data de término: n/d

N° total de vagas: 15

Tipo: Obrigatória

Carga horária: 60 horas

Vagas para eletivas: Sim

Vagas para isoladas: Sim

Docentes responsáveis
Horários

Ementa

Discussão teórico-conceitual sobre a História como campo do conhecimento, suas relações com outros campos das ciências humanas e sociais, as diversas tendências historiográficas contemporâneas e possibilidades de abordagens dos diferentes objetos de pesquisa em História. Análise dos procedimentos da pesquisa histórica: definição e problematização do objeto; referenciais teóricos; seleção, coleta e interpretação das fontes documentais; escrita da História.

Programa

A construção da história como conhecimento no Ocidente: narrativa, tempo, objetos, memória. 2. Itinerários da historiografia contemporânea: As “fundações” do século XIX: historicismo, marxismo, positivismo; A busca de outras perspectivas: os Annales e a historiografia francesa; A história social e micro-história; História Cultural e seus desdobramentos; O transnacional na historiografia contemporânea. 3. A pesquisa histórica: Princípios metodológicos (Problematização e construção do objeto de investigação; Fontes documentais e bibliográficas; Organização do trabalho de pesquisa; O trabalho de síntese: a escrita da história.

Bibliografia

1. BARROS, José D’Assunção. O projeto de pesquisa em História. Da escolha do tema ao quadro teórico. Petrópolis, RJ: Vozes, 2005.

2. BENTIVOGLIO, Julio; LOPES, Marcos Antônio (orgs). A constituição da História como ciência: de Ranke a Braudel. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.

3. BOSCHI, Caio. Exercícios de pesquisa histórica. Belo Horizonte: Editora PUC Minas, 2011.

4. BOUCHERON, Patrick; DELALANDE, Nicolas (org). Por uma história-mundo. Belo Horizonte: Autêntica, 2015.

5. BOURDÉ, Guy & MARTIN, Hervé. As escolas históricas. Mem Martins, Portugal: Publicações Europa-América, 1990.

6. BOUTIER, Jean & JULIA, Dominique (orgs). Passados recompostos: campos e canteiros da História. Rio de Janeiro: Editora UFRJ: Editora FGV, 1998.

7. BURKE, Peter. História e teoria social. São Paulo: Editora UNESP, 2002.

8. BURKE, Peter. O que é História Cultural? Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2005.

9. CARDOSO, Ciro Flamarion & VAINFAS, Ronaldo (orgs). Domínios da História: ensaios de teoria e metodologia. Rio de Janeiro: Campus, 1997.

10. CARDOSO, Ciro Flamarion & VAINFAS, Ronaldo (orgs). Novos domínios da História. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012.

11. CERTEAU, Michel de. A escrita da História. 2 ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2006.

12. CHARTIER, Roger. A história ou a leitura do tempo. Belo Horizonte : Autêntica, 2009.

13. CHARTIER, Roger. A História Cultural: entre práticas e representações. Lisboa: Difel, 1990.

14. DELGADO, Lucilia de Almeida Neves. História oral: memória, tempo, identidades. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

15. DOSSE, François. A história à prova do tempo: da história em migalhas ao resgate do sentido. São Paulo: Editora UNESP, 2001.

16. DOSSE, François. História e ciências sociais. Bauru, SP: Edusc, 2004.

17. MALERBA, Jurandir (org). História & Narrativa: a ciência e a arte da escrita histórica. Petrópolis, RJ: Vozes, 2016.

18. FALCON, Francico José Calazans. História cultural e história da educação. Revista Brasileira de Educação. Rio de Janeiro, v.11, n.32, mai/ago. 2006.

19. FARIA FILHO, Luciano Mendes de (org). Pensadores sociais e História da Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.

20. FASS, Paula S. Cultural History/Social History: some reflections on a continuing dialogue. Journal of Social History, Vol. 37, No. 1, Special Issue (Autumn, 2003), pp. 39-46.

21. FONSECA, Thais Nivia de Lima e & VEIGA, Cynthia Greive (orgs). História e historiografia da educação no Brasil. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.

22. LINHALES, Maily Assbú; NASCIMENTO, Adalson (org). Organizando arquivos, produzindo nexos: a experiência de um Centro de Memória. Belo Horizonte: Fino Traço, 2013.

23. LOPES, Eliane Marta Teixeira; FARIA FILHO, Luciano Mendes de (orgs). Pensadores sociais e história da educação. Vol. 2. Belo Horizonte: Autêntica, 2012.

24. LINHALES, Meily Assbú; PUCHTA, Diogo Rodrigues; ROSA, Maria Cristina. Diálogos transnacionais na história da educação física. Belo Horizonte: Fino Traço, 2019.

25. GINZBURG, Carlo. A micro-história e outros ensaios. Lisboa: Difel, 1991.

26. GINZBURG, Carlo. Mitos, emblemas e sinais. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.

27. GRUZINSKI, Serge. O historiador, o macaco e a centaura: a “história cultural” no novo milenio. Estudos Avançados, 17 (49), 2003.

28. GUARINELLO, Norberto Luiz. História cientifica, história contemporânea e história cotidiana. Revista Brasileira de História. São Paulo: ANPUH, vol. 24, n. 48, jul-dez. 2004.

29. HARTOG, François. Evidência da História. O que os historiadores veem. Belo Horizonte: Autêntica, 2017.

30. HOBSBAWM, Eric. Sobre História. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.

31. LE GOFF, Jacques. História e Memória. 4 ed. Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 1996.

32. LE GOFF, Jacques. O problema das biografias. In: São Francisco de Assis. 14 ed. Rio de Janeiro; São Paulo: Editora Record, 2017.

33. LEVI, Giovanni. Sobre a micro-história. In: BURKE, Peter (org). A escrita da História: novas perspectivas. 2 ed. São Paulo: Unesp, 1992.

34. LIMA, Henrique Espada. Carlo Ginzburg. In: LOPES, Marcos Antônio; MUNHOZ, Sidnei J. (orgs). Historiadores do

35. NEVES, Lucia Maria Bastos Pereira et al (org). Estudos de Historiografia Brasileira. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2011.

36. PESAVENTO, Sandra Jatahy. História & História Cultural. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.

37. PRADO, Maria Lígia Coelho. América Latina: história comparada, histórias conectadas, história transnacional. Anuário n.24, Escuela de Historia, Revista Digital n. 3, Facultad de Humanidades y Artes (UNR), 2011-2012.

38. PROST, Antoine. Doze lições sobre a História. Belo Horizonte : Autêntica, 2008.

39. PURDY, Sean. A História comparada e o desafio da transnacionalidade. Revista de História Comparada, Rio de Janeiro, 6-1: 64-84, 2012.

40. REVEL, Jacques. A invenção da sociedade. Lisboa: Difel, 1990.

41. REVEL, Jacques (Org). Jogos de Escalas: a experiência da microanálise. Rio de Janeiro: Editora da Fundação Getulio Vargas, 1998.

42. SILVA, Kalina Vanderlei & SILVA, Maciel Henrique. Dicionário de Conceitos Históricos. São Paulo: Contexto, 2005.

43. STONE, Lawrence. The revival of narrative. Reflections on a new old history. Past and Present. Oxford Journals, 1979, 85 (1).

44. SUBRAHMANYAM, Sanjay. Connected Histories: Notes towards a Reconfiguration of Early Modern Eurasia. Modern Asian Studies, Vol. 31, No. 3, Special Issue: The Eurasian Context of the Early Modern History of Mainland South East Asia, 1400-1800. (Jul., 1997), pp. 735-762.

45. SUBRAHMANYAM, Sanjay. Em busca das origens da história global: aula inaugural proferida no Collège de France em 28 de novembro de 2013. Estudos Históricos. Rio de Janeiro, v.30, n.60, jan/abr. 2017.

46. THOMPSON, E.P. A formação da classe operária inglesa. Vol. I – A árvore da liberdade. 3 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997. (cap. 1, 2, 3).

47. THOMPSON, E.P. Costumes em comum. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.

48. VEIGA, Cynthia Greive. História da Educação. São Paulo: Ática, 2007.

49. WEINSTEIN, Barbara. Pensando a história fora da nação:
a historiografia da América Latina e o viés transnacional. Revista Eletrônica da ANPHLAC, n.14, p. 9-36, jan./jun. 2013.