Turma: A
Sala: 4104
Data de início: 26/04/2022
Data de término: n/d
N° total de vagas: 30
Tipo: Optativa - PDE*
Carga horária: 30 horas
Vagas para eletivas: Sim
Vagas para isoladas: Sim
Estudo da abordagem sociológica desenvolvida por Pierre Bourdieu para o estudo dos fenômenos culturais e educacionais. A (sócio) lógica de funcionamento da instituição escolar e de seus produtos (o diploma), buscada nas relações entre a reprodução cultural e a reprodução social.
Unidade 1: Elementos centrais da trajetória intelectual e da perspectiva teórica de Pierre Bourdieu
1.1 A trajetória intelectual do autor e sua perspectiva epistemológica
1.2 Os conceitos de capital cultural, capital social e capital simbólico; o conceito de campo e a noção de estratégia
1.3 O capital linguístico e o mercado de bens simbólicos
1.4 A legitimidade cultural, o culto e o popular
Unidade 2: A sociologia da educação de Pierre Bourdieu
2.1 O sistema de ensino e a reprodução da estrutura de distribuição do capital cultural. A lógica de funcionamento da instituição escolar
2.2 Os critérios implícitos do julgamento escolar: maneiras e estilos de classe
2.3 Sistema escolar, mercado de trabalho e as estratégias familiares de reprodução social
BOURDIEU, Pierre. A economia das trocas simbólicas. São Paulo: Perspectiva, 1974.
BOURDIEU, Pierre. Questões de Sociologia. Rio de Janeiro: Marco Zero, 1983.
BOURDIEU, Pierre. Coisas ditas. São Paulo: Brasiliense, 1990.
BOURDIEU, Pierre. A economia das trocas linguísticas: o que falar quer dizer. São Paulo: Edusp, 1996.
BOURDIEU, Pierre. Escritos de educação. Petrópolis: Vozes, 1998