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FAE925 - Processos e Discursos Educacionais III : Tendências do pensamento educacional: História da Educação

Turma: B

Sala: 4104

Data de início: 07/04/2022

Data de término: n/d

N° total de vagas: 15

Tipo: Optativa - PDE*

Carga horária: 60 horas

Vagas para eletivas: Sim

Vagas para isoladas: Sim

Docentes responsáveis
Horários

Ementa

A escrita da História como produção/construção e como movimento das relações entre prática interpretativa e prática social. Práticas socioculturais e construção discursiva da modernidade pedagógica. Gênero, geração, etnia e classe social nos debates pedagógicos.

Programa

Unidade I – Educação, colonização e eurocentrismo

1.A invenção semântica de “Europa” e “ocidente” – tradição historiográfica de uma lógica pedagógica ocidental

Unidade II – Da antiguidade às instituições e saberes na idade média

1. Escolástica e universidades

Unidade III - Educação, escolarização e modernidade: séculos XVI-XVIII

1. Ação colonizadora da Igreja e educação

2. A educação como promessa do Iluminismo

3. Fundamentos da modernidade pedagógica: Comenius, John Locke

4. Sobre o Outro e os outros: o índigena brasileiro na inspiração de expoentes da pedagogia europeia: Rousseau

Unidade IV – Pedagogia e escolarização nos séculos XVIII – XX

1. Organização dos sistemas nacionais de ensino

2. Expoentes da pedagogia: Condorcet, Pestalozzi,

3. Educação e reforma social: liberalismo, positivismo e marxismo

4. Movimento de Renovação Pedagógica: Escola Nova

5. Práticas e concepções de educação social

6. Educação e regimes autoritários no século XX

7. Educação, desenvolvimento econômico e neoliberalismo

8. Educação popular

Bibliografia

Unidade I

1. ARENDT, Hannah. A crise na educação. In: Entre o passado e o futuro. São Paulo: Perspectiva, 2003.

2. DUSSEL, Enrique. Para uma ética da libertação latino-americana. Vol III – Erótica e pedagógica. São Paulo : Loyola : Piracicaba : UNIMEP, 1977 (capítulo VIII)

3. ________. Europa, modernidade e eurocentrismo. In LANDER, Edgardo (org.) A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. Perspectivas latino-americanas.Colección Sur Sur. Clacso. Ciudad Autonoma de Buenos Aires, Argentina, setembro 2005. www.clacso.org.ar/argentina

4. QUIJANO, Anibal. Colonialidade do poder, eurocentrismo e América Latina. In LANDER, Edgardo (org.) A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. Perspectivas latino-americanas.Colección Sur Sur. Clacso. Ciudad Autonoma de Buenos Aires, Argentina, setembro 2005. www.clacso.org.ar/argentina

Unidade II

1. ABELARDO, Pedro. A história das minhas calamidades. São Paulo: Nova Cultural, 1988. ou www.filosofia.com.br

2.____________Lógica para principiantes. www.filosofia.com.br

3. AGOSTINHO, Santo. De Magistro www.filosofia.com.br

4. AQUINO, Tomás de. Súmula Teológica www.filosofia.com.br

5. BURKE, Peter. Uma historia social do conhecimento. Rio de Janeiro: Zahar, 2003. (Capitulo II)

6. DUBY, Georges. A emergencia do individuo. In ARIÈS, Philippe e DUBY, Georges. Historia da Vida Privada. Da Europa feudal à Renascença. São Paulo: Campania das Letras, 1990.

7.HUIZINGA, Johan. O Outono da Idade Média. São Paulo: Cosac Naify, 2010. (pags. 11-47)

8.LAUAND, Luiz Jean (org.). Cultura e Educação na Idade Média. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

9.LE GOFF, Jacques. Os intelectuais na Idade Média. São Paulo: Brasiliense, 1988.

10.MONGELLI, Lênia Márcia (org.). Trivium e Quadrivium: as artes liberais na idade média. São Paulo / Cotia: Íbis, 1999. (pags. 5-31)

11.VERGER, Jacques. Homens e saber na Idade Média. São Paulo: EDUSC, 1999. (Capítulos 1 e 2)

12._________. As universidades na idade média. São Paulo: UNESP, 1990. Primeira parte.

Unidade III

1. BURKE, Peter. Uma historia social do conhecimento. Rio de Janeiro: Zahar, 2003. (Capitulo III)

2. BOTO, Carlota. A escola do homem novo: entre o iluminismo e a Revolução Francesa. São Paulo: UNESP, 1996.

3.COMENIO, Jan Amos. Didática Magna. 1621-1657. Disponível em http://www.ebooksbrasil.org/adobeebook/didaticamagna.pdf

4.ELIAS, Norbert. O processo civilizador: uma história dos costumes. Rio de Janeiro: Zahar, 1994, vol1. (Apêndice, pags. 214-252)

5.ELIAS, Norbert. O processo civilizador: formação do Estado e Civilização. Rio de Janeiro: Zahar, 1993, vol 2.

6.FRANCO, Afonso Arinos de Melo Franco. O índio brasileiro e a revolução francesa. Rio de Janeiro. TopBoks, 2000.

7.GÉLIS, Jacques. A individualização da criança. In ÀRIES, Phillipe e CHARTIER, Roger (orgs.) História da vida privada. São Paulo: Companhia das Letras, 1991, vol. 3.

8.HANSEN, João Adolfo. A civilização pela palavra. In: LOPES, Eliane et al (orgs.). 500 anos de educação no Brasil. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.

9._____. Ratio Studiorum e política católica ibérica no século XVII. In VIDAL, Diana e HILSDORF, Maria Lucia (orgs.) Tópicas em História da Educação. São Paulo: Edusp, 2001.

10. HERBART, Johann Friedrich. Pedagogia Geral. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2003.

11. KANT, Immanuel. Sobre a Pedagogia. São Paulo: Unimep, 1996. (pags 1-38)

12. LOCKE, John. Alguns pensamentos acerca da Educação. Cadernos de Educação. Pelotas. Números 13 (1999), 14 (2000), 15 (2000), 16 (2001),17 (2001), 18(2002), 19(2002).

13. PETITAT, André. Produção da escola, produção da sociedade. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994 (capítulos 1, 2, 5,7).

14.REVEL, Jacques. Os usos da civilidade. In ÀRIES, Phillipe e CHARTIER, Roger (orgs.) História da vida privada. São Paulo: Companhia das Letras, 1991, vol. 3.

15.REVISTA DE EDUCACIÓN. Numero Extraordinario. Madrid: Centro de Investigación y Documentación Educativa (CIDE) del Ministerio de Educación y Ciencia, 1988

16.ROUSSEAU, Jean Jacques. Emilio ou Da Educação. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

17.VEIGA, Cynthia Greive. A escolarização como projeto de civilização. Revista Brasileira de Educação, set/out/nov/dez, 2002, n. 21.

Obs. DOCUMENTO: Cartas Jesuíticas. Informações, fragmentos históricos e sermões do Padre Joseph de Anchieta, S.I.. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1933, volume III. (Cartas VII e XI)

Unidade IV

1.BAUMER, Franklin L. O pensamento europeu moderno, volume 2, séculos XIX e XX. Lisboa: Edições 70. (páginas 62-95)

2.BARREIRA, Luiz Carlos. Educação libertária: a experiência da Escola Oficina n. 1 de Lisboa (1908-1909-1918). In CARVALHO, Marta; PINTASSILGO, Joaquim (org.). Modelos culturais, saberes pedagógicos e instituições educacionais. São Paulo: EDUSP/FAPESP, 2011.

3.BOTO, Carlota. A escola do homem novo. São Paulo: Unesp, 1996, (capítulo 1).

4.COMTE, Auguste. Discurso Preliminar Sobre o Conjunto do Positivismo. www.filosofia.com.br

5.CONDORCET, Jean Antoine Nicolas de Caritat. Cinco memórias sobre a instrução pública. São Paulo: UNESP, 2008, páginas 15-67.

6.DEWEY, John. Democracia e educação: capítulos essenciais. São Paulo: Ática, 2007.

7.FERRER y GUÀRDIA, Francesco. A Escola Moderna. Uruguai: Ateneu, 1960.

8. FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1977.

9.FRIEDMAN, Milton e FRIEDMAN, Rose. Livre para escolher: uma reflexão sobre a relação entre liberdade e economia. Rio de Janeiro: Record, 2015.

10. KOCH, H.T. A juventude hitlerista: mocidade traída. Rio de Janeiro: Renes, 1973.

11. LIMA, Danielle Barreto. O Comando de Caça aos Comunistas (CCC): do estudante ao terrorista (1963-1980). Dissertação – Mestrado em Educação. PUC/SP, 2020.

12. MICHAUD, Eric. Soldados de uma ideia in LEVI, Giovanni e SCHMITT, Jean-Claude. História dos jovens: a época contemporânea. São Paulo: Companhia das Letras, 1996, volume 2.

13.LOURENÇO FILHO, M. B. Introdução ao Estudo da Escola Nova. São Paulo: Melhoramentos, 1974. (parte I, capítulos II e III)

14.MALVANO, Laura. O mito da juventude transmitido pela imagem: o fascismo italiano. In LEVI, Giovanni e SCHMITT, Jean-Claude. História dos jovens: a época contemporânea. São Paulo: Companhia das Letras, 1996, volume 2.

15.MARX, Karl. Crítica ao Programa de Gotha. 1875. Disponível em http://www.ebooksbrasil.org/adobeebook/gotha.pdf

16.MARX, Karl e ENGELS, Friedrich. O manifesto comunista. Disponível em http://www.ebooksbrasil.org/adobeebook/manifestocomunista.pdf

17.NOGUEIRA, Maria Alice. Educação, saber, produção em Marx e Engels. São Paulo: Cortez, 1990. (Capitulo 11)

18. PEREIRA, Luiz. Desenvolvimento, trabalho, educação. Rio de Janeiro: Zahar, 1997

19.PESTALOZZI, Johann Heinrich. Coleção Educadores, Brasília, MEC, 2010.

20.PAINE, Thomas. Os direitos do homem: dissertação sobre os primeiros princípios do governo. Porto Alegre: L&PM Pocket, 2009.

21.PERROT, Michele. Figuras e papéis. In ÀRIES, Philippe e DUBY, Georges. História da vida privada: da revolução francesa à primeira guerra. São Paulo: Companhia das Letras, 1991, vol 4.

22.POLANYI, Karl. A grande transformação: as origens de nossa época. Rio de Janeiro: Campus, 2000. (Capítulos 6,10,12,13)

23.PRADO DA SILVA, Pedro Henrique; TABORDA DE OLIVEIRA, Marcus Aurelio. Educação pelo/para o trabalho na perspectiva anarquista da Escola Moderna de Barcelona (inédito)

24. SPENCER, Herbert. Educação Intelectual, Moral e Física. www.filosofia.com.br

25. VEIGA, Cynthia Greive. Escola pública, processo civilizador, modernidade eurocêntrica e exclusão socioracial: diálogos com Anibal Quijano e Norbert Elias in VEIGA, Cynthia Greive e TABORDA DE OLIVEIRA, Marcus Aurélio. Historiografia da educação: abordagens teóricas e metodológicas. Belo Horizonte: Fino Traço, 2019.

http://www.finotracoeditora.com.br/livros/000540/9788580544275/e-book-historiografia-da-educacao-abordagens-teoricas-e-metodologicas.html