Intranet | PPGE FaE UFMG
Voltar para Disciplinas
Logotipo do programa

FAE915 - Metodologia de Pesquisa : METODOLOGIA DE PESQUISA

Turma: A

Sala: 3104

Data de início: 31/03/2022

Data de término: n/d

N° total de vagas: 18

Tipo: Obrigatória

Carga horária: 60 horas

Vagas para eletivas: Não

Vagas para isoladas: Não

Docentes responsáveis
Horários

Ementa

EMENTA OFICIAL: Pesquisa em ciências sociais e em educação: sua natureza científica e características. Aspectos básicos da pesquisa educacional: identificação do problema e desenvolvimento de questões de pesquisa; variáveis e hipóteses; revisão de literatura; amostragem; validade e confiabilidade; desenhos de pesquisas qualitativas, quantitativas e mistas. Aspectos éticos da pesquisa educacional. Elementos básicos de um projeto de pesquisa.

Programa

1. A pesquisa em ciências humanas e em Educação: problemas e desafios.

2. As diferentes etapas da pesquisa e abordagens teórico-metodológicas da pesquisa educacional.

2.1. As diferentes etapas da pesquisa: a escolha do tema e a formulação do problema, a revisão de literatura, modelos de análise.

2.2. Planejamento da pesquisa empírica: validade, confiabilidade e questões éticas.

2.3. Procedimentos de coleta de dados e análise de dados.

3. A elaboração de projetos e relatórios de pesquisa: elementos e estrutura básica.

Bibliografia

Bibliografia preliminar será posteriormente complementada e detalhada por tópico do programa.
ABDAL, Alexandre; OLIVEIRA, Maria Carolina Vasconcelos; GHEZZI, Daniela Ribas; SANTOS JÚNIOR; Jaime (org.). Métodos de pesquisa em Ciências Sociais - Bloco Qualitativo. São Paulo: SESC/CEBRAP, 2016.
ALONSO, Angela; MIRANDA, Danilo S (org.). Métodos de pesquisa em Ciências Sociais - Bloco Quantitativo. São Paulo: SESC/CEBRAP, 2016.
ALVES, Alda Judite. A “revisão da literatura” em teses e dissertações: meus tipos inesquecíveis. Cadernos de Pesquisa, n. 81, p. 53-60, 1992.
AMADO, João. (org.). Manual de investigação qualitativa em educação (3ª ed.). Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2017.
AMERICAN EDUCATIONAL RESEARCH ASSOCIATION. Standards for Reporting on Empirical Social Science Research in AERA Publications. Educational Researcher, v. 35, n. 6, p. 33–40.
BABBIE, Earl. R. Métodos de pesquisas de survey. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1999.
BECKER, H. Truques da escrita: para começar e terminar teses, livros e artigos. Rio de Janeiro: Zahar, 2015.
BECKER, Howard S. Segredos e Truques da Pesquisa. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2007.
BOGDAN, Robert C.; BILKEN, Sari K. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 1994.
BOHNSACK, Ralf. Pesquisa social reconstrutiva. Introdução aos métodos qualitativos. Petrópolis, RJ: Vozes, 2020.
BOUDIEU, Pierre., PASSERON, Jean-Claude. e CHAMBOREDON, Jean-Claude. O Ofício do Sociólogo. Rio de Janeiro, Ed. Vozes, 4ª edição, 2004,
CAMPOS, Maria Malta. Para que serve a pesquisa em educação? Cadernos de Pesquisa, v. 39, n. 136, pp. 269-283, 2009.
CARDANO, Mario. Manual de pesquisa qualitativa: a contribuição da teoria da argumentação. Petrópolis: Ed. Vozes, 2017.
CRESWELL, John W. Projeto de Pesquisa: métodos qualitativos, quantitativo e misto. Porto Alegre: Artmed, 2007.
FRAENKEL, Jack R.; WALLEN, Norman E. How to Design and Evaluate Research in Education (3o ed.). New York: McGraw-Hill, Inc.1996.
GASKELL, Gaskell; BAUER, Martin. W. Pesquisa Qualitativa, com texto imagem e som: um manual prático. Petrópolis: Ed. Vozes, 2007.
MILLS, Charles W. Do Artesanato Intelectual. In: ____________.  A imaginação sociológica (6ª ed.). Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1982, p. 211-244
NATIONAL RESERCH COUNCIL. Scientific Research in Education. Washington, DC, 2002.
NIND, Melanie; CURTIN, Alicia; HALL, Kathy. Métodos de Pesquisa para a Pedagogia. Petrópolis: Ed. Vozes, 2019.
PAUGAM, Serge. (Coord.) A pesquisa sociológica. Petrópolis: Ed. Vozes, 2015.
POUPART, J., DESLAURIERS, J.-P., et al (Ed.). A pesquisa qualitativa. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.
QUIVY, Raymond; CAMPENHOUDT, Luc Van. Manual de Investigação em Ciências Sociais. (5a. Ed). Lisboa: Gradiva, 2008.
SMITH, Linda Tuhiwai. Descolonizando metodologias: pesquisa e povos indígenas. Trad. Roberto G. Barbosa. Curitiba: Editora UFPR, 2018.
SOMEKH, Bridget; LEWIN, Cathy (org.). Teoria e métodos de pesquisa social. Petrópolis: Ed. Vozes, 2014.
WAGER, Elizabeth; KLEINERT, Sabine. Publicação responsável de pesquisa: padrões internacionais para autores. Cadernos de Pesquisa, vol.44, n.151, pp. 219-226, 2014.
WELLER, W.; PFAFF, N. Metodologia da Pesquisa Qualitativa em Educação: teoria e prática. Petrópolis: Editora Vozes, 2010.
YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 5.ed. Porto Alegre: Bookman, 2015.