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FAE915 - Metodologia de Pesquisa : Metodologia de Pesquisa

Turma: B

Sala: 3104

Data de início: 31/03/2022

Data de término: n/d

N° total de vagas: 18

Tipo: Obrigatória

Carga horária: 60 horas

Vagas para eletivas: Não

Vagas para isoladas: Não

Docentes responsáveis
Horários

Ementa

Pesquisa em ciências sociais e em educação: sua natureza científica e características. Aspectos básicos da pesquisa educacional: identificação do problema e desenvolvimento de questões de pesquisa; variáveis e hipóteses; revisão de literatura; amostragem; validade e confiabilidade; desenhos de pesquisas qualitativas, quantitativas e mistas. Aspectos éticos da pesquisa educacional.

Programa

1. Introdução à pesquisa: a pesquisa em ciências humanas

2. A pesquisa em educação: pressupostos e implicações

3. Planejamento da pesquisa

3.1. Elaboração do projeto: a escolha do tema, formulação do problema, hipóteses/perguntas, conceituação, a revisão de literatura, procedimentos, cronograma, orçamento.

3.2. Procedimentos de coleta de dados: dados (seleção, amostragem), observação, etnografia, questionário e entrevista e outros

3.3. Procedimentos de análise de dados

4. Validade, confiabilidade e ética na pesquisa em educação

Bibliografia

ABDAL, Alexandre; OLIVEIRA, Maria Carolina Vasconcelos; GHEZZI, Daniela Ribas; SANTOS JÚNIOR; Jaime. Métodos de pesquisa em Ciências Sociais - Bloco Qualitativo. São Paulo: SESC/CEBRAP, 2016.

ALONSO, Angelo; MIRANDA, Danilo S. Métodos de pesquisa em Ciências Sociais - Bloco Quantitativo. São Paulo: SESC/CEBRAP, 2016.

AMADO, João. (org.). Manual de investigação qualitativa em educação (3ª ed.). Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2017.

BABBIE, Earl. R. Métodos de pesquisas de survey. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1999.

BECKER, Howard S. Segredos e Truques da Pesquisa. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2007.

BOGDAN, Robert C.; BILKEN, Sari K. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 1994.

BOUDIEU, Pierre., PASSERON, Jean-Claude. e CHAMBOREDON, Jean-Claude. O Ofício do Sociólogo. Rio de Janeiro, Ed. Vozes, 4ª edição, 2004.

BRANDÃO, Carlos R. (org.). Pesquisa participante. São Paulo: Brasiliense, 1982.

CAMPOS, Maria Malta. Para que serve a pesquisa em educação? Cadernos de Pesquisa, v. 39, n. 136, pp. 269-283, 2009.

CELLARD, André. A análise documental. POUPART, Jean et al. A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. 2ed. Petrópolis: Vozes, 2010, p.295-316.

CRESWELL, John W. Projeto de Pesquisa: métodos qualitativos, quantitativo e misto. Porto Alegre: Artmed, 2007.

FERREIRA, Norma. As pesquisas denominadas “estado da arte”. Educação & Sociedade, Campinas, v.23, n.79, p.257-272, ago.2002.

FONSECA, Claudia. Quando cada caso não é um caso: pesquisa etnográfica e educação. Revista Brasileira de Educação, n.10, jan/fev/mar/abr. 1999, p.58-78.

FRAENKEL, Jack R.; NORMAN, Wallen E. How to design and evaluate research in education. McGraw-Hill, Inc., 2003.

GASKELL, Gaskell; BAUER, Martin. W. Pesquisa Qualitativa, com texto imagem e som: um manual prático. Petrópolis: Ed. Vozes, 2007.

GATTI, Bernadete. Grupo focal nas ciências sociais e humanas. São Paulo: Líber Livros, 2005.

LUPTON, D. (editor). Doing fieldwork in a pandemic (crowd-sourced document). 2020. Available at:

https://docs.google.com/document/d/1clGjGABB2h2qbduTgfqribHmog9B6P0NvMgVuiHZCl8/edit?ts=5e88ae0a#

NATIONAL RESERCH COUNCIL. Scientific Research in Education. Washington, DC, 2002.

PAUGAM, Serge. A pesquisa sociológica. Petrópolis: Editora Vozes, 2015.

QUIVY, Raymond; CAMPENHOUDT, Luc Van. Manual de Investigação em Ciências Sociais. (5a. Ed). Lisboa: Gradiva, 2008.

SANTOS, Boaventura de Souza. Um discurso sobre as ciências. Porto: Edições Afrontamento, 1995.

YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 5.ed. Porto Alegre: Bookman, 2015.

OBS.: A bibliografia poderá sofrer alterações e será detalhada por tópico do programa no início da disciplina.