Turma: C
Sala: B-404 - CAD 2 - PERTO DA FAC. LETRAS
Data de início: 13/04/2022
Data de término: n/d
N° total de vagas: 6
Tipo: Optativa - PDE*
Carga horária: 30 horas
Vagas para eletivas: Não
Vagas para isoladas: Não
Elizabeth Guzzo de Almeida, Terezinha Cristina da Costa Rocha
Lógicas de investigação em pesquisas sobre linguagem, cultura escrita e práticas de letramento: teoria e prática
Esta disciplina tem por objetivo geral promvoer discussões conceituais que fundamentam o desenvolvimento de pesquisas a partir de uma abordagem etnográfica. Nessa perspectiva, objetiva-se promover reflexões sobre processos de desenvolvimento de "lógicas em uso" em pesquisas sobre linguagem, cultura escrita e práticas de letramento. O curso envolverá análise de materiais de pesquisa (notas de campo, registros em áudio ou vídeo; transcrições de entrevistas e interações em sala de aula) como referência para discussões conceituais e práticas.
BLOOME, D., BEAUCHEMIN, F., BRADY, J., BUESCHER, E., KIM, M., & SCHEY, R. Anthropology of education, anthropology in education, and anthropology for education. In H. Callan (ed.) The International Encyclopedia of Anthropology. Hoboken, NJ: John Wiley & Sons, 2018.
CLIFFORD, James. Sobre a alegoria etnográfica. In: CLIFFORD, James; MARCUS, George, (Orgs.) A escrita da cultura: poética e política da etnografia, 7-26. Rio de Janeiro: Ed. UERJ. p.151-181.
EMERSON, Robert M. FRETZ, Rachel I.; SHAW, Linda L. Notas de Campo na Pesquisa Etnográfica. Revista Tendências: Caderno de Ciências Sociais. Nº 7, 2013. Disponível em <http://periodicos.urca.br/ojs/index.php/RevTendenc/article/view/690> Acesso 27 de outubro de 2021.
GREEN, Judith. L.; DIXON, C. N.; ZAHARLICK, A. A Etnografia como uma Lógica de Investigação. [Tradução de Adail Sebastião Rodrigues Júnior e Maria Lúcia Castanheira; revisão de Marcos Bagno], Educação em Revista, v. 42, 2005, p.13-79. Disponível em <http://educa.fcc.org.br/pdf/edur/n42/n42a02.pdf> Acesso em 13 de maio de 2021. HEATH, S. B. & STREET, B. with Molly Mills (2008). On Ethnography: Approaches to language and literacy research. NY: Teachers College Press, 2008. p.68-82.
HEATH, S. B. Ethnography in education: Defining the essential. In P. Gilmore & A.Glatthorn (eds). Children in and out of school (pp. 33-58). Washington, D.C.: Center for Applied Linguistics, 1982.
KNOBEL, Michele. KALMAN, Judith. LANKSHEAR, Colin. Data Analysis, Interpretation, and Theory in Literacy Studies Research: a how- to guide. Gotham, Maine: Meyers Publishing, 2020.