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FAE923 - Processos e Discursos Educacionais I : Narrativa, oralidade, história: possibilidades para a pesquisa em Educação

Turma: B

Sala: 4101

Data de início: 12/04/2022

Data de término: n/d

N° total de vagas: 20

Tipo: Optativa - PDE*

Carga horária: 30 horas

Vagas para eletivas: Não

Vagas para isoladas: Não

Docentes responsáveis
Horários

Ementa

As dimensões da narrativa na pesquisa em Educação: fontes de dados, registro do percurso e modo de produção do conhecimento. Formas e processos de indagação narrativa. Políticas de narratividade e pesquisas em Educação: sentidos éticos, estéticos e políticos entre memórias, materialidades, linguagens e subjetividades. O poder da palavra frente à palavra do poder: tradição oral, história oral e escrita. Exercícios de escrita acadêmica outra.

Programa

1. Experiência, narrativa e pesquisa em Educação;

2. Formas e processos de indagação narrativa em Educação;

3. Narrativas, políticas de narratividade e escrita acadêmica outra;

4. O poder da palavra frente à palavra do poder: tradição oral, história oral e escrita acadêmica;

5. História Oral em Educação Matemática (para estudantes da linha de Educação Matemática e demais interessados).

Bibliografia

AQUINO, J. G. A escrita como modo de vida: conexões e desdobramentos educacionais. Educação e Pesquisa, v. 37, n. 3. 2011. 

ARIAS, P. G. El poder de la palabra frente a la palabra del poder. In: ARIAS, P. G. Corazonar: una antropología comprometida con la vida. Quito: Ediciones ABYA-YALA, 2010. p. 283-304.

BOLÍVAR, A. “¿De nobis ipsis silemus?”: epistemología de la investigación biográfico-narrativa en educación. Revista Electrónica de Investigación Educativa, v. 4, n. 1, p. 1-24, 2002.

CALLAI, C.; RIBETTO, A. (Orgs.). Uma escrita acadêmica outra: ensaios, experiências e invenções. Rio de Janeiro: Lamparina/FAPERJ, 2016. 

CONTRERAS, J. (Org.). Enseñar tejiendo relaciones: una aproximación narrativa a los docentes y a sus clases de Educación Infantil y Primaria. Madri: Morata, 2017.

DARNTON, R. Publicação: uma estratégia de sobrevivência para autores acadêmicos. In: DARNTON, R. O beijo de Lamourette: mídia, cultura e revolução. São Paulo: Companhia das Letras, 1990. p. 58-63.

FERNANDES, F. S. Notas sobre ficção, histórias de vida e pesquisa em Educação Matemática: a propósito de ‘O impostor’, de Javier Cercas. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v. 11, n. 3, p. 165-182. 2018.

FERNANDES, F. S.; GARNICA, A. V. M. . Metodologia de Pesquisa em Educação Matemática: éticas e políticas na inserção de novos sujeitos, cenários e conhecimentos. Perspectivas da Educação Matemática, v. 14, p. 1-16, 2020.

GARNICA, A. V. M. História oral em educação matemática: um panorama sobre pressupostos e exercí­cios de pesquisa. História Oral, v. 18, n. 2, p. 35–53, 2016.

LARROSA, J. et al. (Orgs.). Déjame que te cuente. Ensayos sobre narrativa y educación. Barcelona: Laertes, 1995.

LARROSA, J. 20 Minutos na Fila: sobre experiência, relato e subjetividade em Imre Kertész. Bolema: Boletim de Educação Matemática, v. 28, n. 49, p. 717-743, ago. 2014.

OSPINA, W. La lámpara maravillosa: cuatro ensayos sobre educación y un elogio de la lectura. Bogotá: Randon House Mondadori, 2012.

TEIXEIRA, I. A. C. et al. (Orgs.). Viver e contar: experiências e práticas de professores de matemática. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2012. 

"Si me permite hablar…": testemonio de Domitila, una mujer de las minas de Bolivia, de Moema Viezzer.