Intranet | PPGE FaE UFMG
Voltar para Disciplinas
Logotipo do programa

FAE991 - Atividades Orientadas de Pesquisa I : Disciplina voltada aos alunos da linha de pesquisa Educação Matemática

Turma: A

Sala: 3108

Data de início: 30/03/2022

Data de término: n/d

N° total de vagas: 20

Tipo: Optativa - PDE*

Carga horária: 15 horas

Vagas para eletivas: Não

Vagas para isoladas: Não

Docentes responsáveis
Horários

Ementa

Discussão e produção de pesquisas no campo da Educação Matemática e da Educação, no interior de grupos de pesquisa ou de orientação da linha de pesquisa Educação Matemática.

Programa

Produção de pesquisas com temáticas próprias à linha Educação Matemática: modelagem na educação matemática; perspectivas sociopolíticas da educação matemática; história da educação matemática; educação matemática e cultura: interfaces com a educação indígena e do campo; perspectivas histórico-culturais da aprendizagem matemática; decolonialidade e educação matemática: interfaces com questões socioculturais, etnicorraciais, de gênero e sexualidade e/ou educacionais; apropriação de práticas de numeramento por crianças, jovens, adultos e idosos; conhecimento do professor de matemática e formação docente.

A oferta da disciplina ocorrerá no formato presencial, seguindo as orientações contidas no Plano para o Retorno Presencial na UFMG (https://ufmg.br/storage/3/3/0/1/3301598f157e6a8de288522417e50502_16403077450079_110448585.pdf). Os encontros ocorrerão em dias alternados aos da disciplina Seminário de Educação (Quarta na Pós).

e-mail para contato: jussara@mat.ufmg.br

Bibliografia

ARAÚJO, Jussara L. Toward a framework for a dialectical relationship between pedagogical practice and research. In: STILLMAN, G. A.; BROWN, J. P. Lines of inquiry in mathematical modelling research in education, ICME-13 Monographs. Cham: Springer, 2019. p. 21-36.

BAUER, Martin W.; GASKELL, George (Orgs.). Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. 13a ed. Petrópolis: Editora Vozes. 2015.

BICUDO, Maria Aparecida V. Pesquisa em educação matemática. Pro-posições, Campinas, v. 4, n. 1, p. 18-23, mar. 1993.

BORBA, Marcelo C.; ARAÚJO, Jussara L. (Orgs.). Pesquisa qualitativa em educação matemática. 6. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2019.

FIORENTINI, Dario; LORENZATO, Sérgio A. Investigação em educação matemática: percursos teóricos e metodológicos. Campinas: Autores Associados, 2009.

MOREIRA, Plínio; DAVID, Maria Manuela S. A formação matemática do professor: licenciatura e prática docente escolar. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2005.

POWELL, Arthur (Org.). Métodos de pesquisa em educação matemática: usando escrita, vídeo e internet. Campinas: Mercado de Letras, 2015.

SMITH, Linda Tuhiwai; TUCK, Eve; YANG, K. Wayne. Indigenous and decolonizing studies in education: mapping the long view. New York, NY, 2019.

STREGA, Susan; BROWN, Leslie (Eds.) Research as resistance: revisiting critical, indigenous, and anti-oppressive approaches. Second Edition. Canadian Scholars' Press Inc., 2015.