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FAE925 - Processos e Discursos Educacionais III : História e teoria em Psicologia educacional

Turma: I

Sala: 3106

Data de início: 05/04/2022

Data de término: n/d

N° total de vagas: 30

Tipo: Optativa - PDE*

Carga horária: 60 horas

Vagas para eletivas: Sim

Vagas para isoladas: Sim

Docentes responsáveis
Docentes externos

Sílvia Parrat-Dayan

Horários

Ementa

Tendências contemporâneas no estudo da história da psicologia no contexto sociocultural, com ênfase na história das relações entre psicologia e educação na modernidade. Estudos e pesquisas sobre história das relações entre psicologia, educação e saúde mental no Brasil. Conexões e histórias cruzadas na evolução da psicologia em suas relações com a educação no Brasil e em outros países ocidentais, constituição das redes internacionais de intercâmbio e cooperação científica e acadêmica na área dos saberes psi em suas relações com a educação nos séculos 20 e 21. Principais tendências teóricas e produção de conhecimentos na área da Psicologia Educacional no período contemporâneo. A Psicologia Educacional no Brasil. Os psicólogos no sistema educacional brasileiro: história e tendências atuais, em especial a partir da Lei Federal nº 13.935/2019 que estabelece a obrigatoriedade da participação dos profissionais de psicologia na rede de ensino básico no Brasil.

Programa

Unidade I – Tendências contemporâneas no estudo da história da psicologia no contexto sócio-cultural, com ênfase na história das relações entre psicologia e educação na modernidade – conceitos de apropriação, circulação, hibridização, indigenização, histórias cruzadas; Unidade II – Conhecimentos em psicologia como referência para a educação: a psicologia filosófica e a psicologia científica. Conexões e histórias cruzadas na evolução da psicologia educacional no Brasil e em outros países, estudos sobre a constituição das redes internacionais de intercâmbio e cooperação científica e acadêmica nas áreas da psicologia, psicanálise, educação e saúde mental. A psicologia educacional nos séculos 20 e 21 - principais tendências teóricas e de pesquisa; Unidade III - Estudos e pesquisas sobre história das relações entre psicologia, educação e saúde mental no Brasil – idéias, práticas e relações com o contexto sócio-cultural (apresentações de pesquisas em elaboração); Unidade IV – tendências atuais, em especial a partir da Lei Federal nº 13.935/2019 que estabelece a obrigatoriedade da participação dos profissionais de psicologia na rede de ensino básico no Brasil.

Bibliografia

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ASSIS, Raquel M. A divulgação da psicologia pela cultura escrita impressa e seus jogos de apropriações. Em: Assis, R.M; Peres, S. P. História da Psicologia: tendências contemporâneas. Belo Horizonte: Ed. Artesã, 2016, p. 207 - 236.
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CAMPOS, Regina H. F. O acervo Helena Antipoff como laboratório de pesquisa sobre a história das Ciências da Educação. Educar em Revista, v.34, p.83 - 101, 2018.
CAMPOS, Regina H. F. Helena Antipoff: uma biografia intelectual. Rio de Janeiro: Fundação Miguel de Cervantes, 2012.
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COLEÇÃO EDUCADORES, MEC, disponível em http://www.dominiopublico.gov.br. (Volumes sobre Édouard Claparède, John Dewey, Helena Antipoff, Lourenço Filho)
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Curso on-line sobre História dos saberes psicológicos oferecido por Marina Massimi no Instituto de Estudos Avançados (IEA-USP)
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