Intranet | PPGE FaE UFMG
Voltar para Disciplinas
Logotipo do programa

FAE925 - Processos e Discursos Educacionais III : Diferença e Educação: (Con)fabular currículos e docências para liberar a vida e possibilitar o aprender.

Turma: K

Sala: 1204 - TELECONFERÊNCIA

Data de início: 22/04/2022

Data de término: n/d

N° total de vagas: 30

Tipo: Optativa - PDE*

Carga horária: 60 horas

Vagas para eletivas: Sim

Vagas para isoladas: Sim

Docentes responsáveis
Horários

Ementa

Temas e conceitos do pensamento da diferença para pensar o currículo. Gilles Deleuze, Félix Guattari, Michel Foucault ... como motes para confabular currículos e docências. Micropolíticas com Currículos e Docências para liberar a vida. O currículo, o ensinar e o aprender. Aprender com os signos. Aprender com um mestre. O currículo e a docente da diferença. Vidas imaginadas, sonhadas e criadas na educação.

Programa

OBJETIVOS:

Explorar alguns conceitos do pensamento da diferença para discutir currículo.

Pensar possibilidades de um currículo e um/a docente da diferença

Explorar contribuições de Gilles Deleuze/Félix Guattari e Michel Foucault para (Con)fabular currículos e docências

Discutir Micropolíticas com Currículos e Docências para liberar a vida.

Compreender questões relacionadas ao aprender com os signos e com um mestre

Imaginar/sonhar vidas na educação.

Bibliografia

BIBLIOGRAFIA

AQUINO, Júlio Groppa; CORAZZA, Sandra Mara (Orgs.) Abecedário: educação da diferença. Campinas, SP: Papirus, 2009.

AQUINO, Júlio Groppa (Orgs.). Dicionário das ideias feitas em educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2011. 

BARTHES, Roland. Como viver juntos. São Paulo: Martins Fontes, 2013

BIANCO, Giuseppe. Gilles Deleuze educador: sobre a pedagogia do conceito. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 27, n.2, jul./dez. 2002, p. 179-204.

BLANCHOT, Maurice. Foucault como o imagino. Lisboa: Relógio D’Água, s/d.

CORAZZA, Sandra Mara. A ética no novo milênio. In: MARTINAZZO, Celso José (Org.). Encontro Nacional de Educação. Ijuí: Ed. UNIJUÍ, 1998, p.9-34.

CORAZZA, Sandra Mara. Artistagens: filosofia da diferença e educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

CORAZZA, Sandra Mara. Como subverter a ordem na aula? In: MORAES, Vera Regina Pires (Org.). Porto Alegre: Ed. Universidade/UFRGS, 1996, p.54-56.

CORAZZA, Sandra. Nos tempos da educação. Uma vida de professora. Ijuí: Unijuí, 2005, p. 11-21.

CORAZZA, Sandra. O docente da diferença. Periferia, Rio de Janeiro, no. 1, v. 1, 2009, p. 91-110. Ver: https://www.epublicacoes.uerj.br/index.php/periferia/article/viewFile/3422/2348

CORAZZA, Sandra Mara (Org.). Docência-pesquisa da diferença: poética de arquivo-mar. Porto Alegre: Doisa; UFRGS, 2017.

CORAZZA, Sandra; TADEU, Tomaz. Composições. Belo Horizonte: Autêntica, 2003

COSTA, Luciano Bedin da; FONSECA; Tania Mara Galli (Org.). Vidas do fora: habitantes do silêncio. Porto Alegre: Editora UFRGS, 2010

DELEUZE, Gilles. Conversações: 1972-1990. São Paulo: Ed. 34, 1992.

DELEUZE, Gilles. Proust e os signos. Rio de Janeiro: Forense universitária, 2006.

DELEUZE, Gilles. Diferença e repetição. Rio de Janeiro: Graal, 2006b

DELEUZE, Gilles. Em que a Filosofia pode servir a matemáticos, ou mesmo a músicos: mesmo e sobretudo quando ela não fala de música ou de matemática. Educação & Realidade, Porto Alegre, vo27, n. 2, jul./dez. 2002, p. 225-226.

DELEUZE. G. As dobras ou o lado de dentro do pensamento (subjetivação). In: DELEUZE, G. Foucault. São Paulo: Brasiliense, 1998, p. 101- 130.

DELEUZE, Gilles. Desejo e Prazer, Cadernos de Subjetividade, n. Especial. São Paulo: PUC-SP, jun., 1996, p. 15-25.

DELEUZE, Gilles. Crítica e clínica. (Trad. Peter P. Pelbart.) São Paulo: Ed.34, 1997.

DELEUZE, Gilles. “O atual e o virtual”. In: _____; PARNET, Claire. Diálogos. (Trad. Eloisa A. Ribeiro.) São Paulo: Escuta, 1998, p.171-179.

DELEUZE, Gilles. Lógica do sentido. (Trad. Luiz R. S. Fortes.) São Paulo: Perspectiva, 1998.

DELEUZE, Gilles. Empirismo e subjetividade: ensaio sobre a natureza humana segundo Hume. (Trad. Luiz B. L. Orlandi.) São Paulo: Ed. 34, 2001.

DELEUZE, Gilles. “A imanência: uma vida...” (Trad. Tomaz Tadeu.) In: Dossiê Gillles Deleuze. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 27, n. 2, julho-dezembro 2002, p.10-18.

DELEUZE, Gilles. A ilha deserta e outros textos. Textos e entrevistas (1953-1974). São Paulo: Iluminuras, 2006.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Kafka: por uma literatura menor. (Trad. Júlio C. Guimarães.) Rio de Janeiro: Imago, 1977.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. “Devir-intenso, devir-animal, devir-imperceptível...” . In: Mil Platos, vol4. (Trad. Suely Rolnik.) São Paulo: Ed. 34, 1997, p.11-113.

DOSSIÊ GILLES DELEUZE. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 27, n. 2, julho-dezembro 2002.

DUARTE, Andre. Biopolitica e resistência: o legado de Michel Foucault. In: RAGO, M.; VEIGA-NETO, A. (Orgs.). Figuras de Foucault. Belo Horizonte: Autentica, 2006, p.45-56.

ERIBON, Didier. A vida como uma obra de arte. In: ERIBON, D. Michel Foucualt: uma biografia. São Paulo: Companhia das Letras, 1990, p. 297-.

FOUCAULT, Michel. 1984 - A ética do cuidado de si como prática da liberdade. In: FOUCAULT, M. Ditos e Escritos V: Ética, sexualidade, politica. Rio de Janeiro: Forense, 2004, p. 264-287.

FOUCAULT, Michel. Estética: literatura e pintura, música e cinema. (Trad. Inês Autran Dourado Barbosa.). Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2006

FOUCAULT, Michel. Anti-édipo: uma introdução à vida não-facista. In: ESCOBAR, C. H. (Org.) Dossier Deleuze. Rio de Janeiro: Holon Editorial 1991, p. 80-84.

FOUCAULT, Michel. Theatrum Philosoficum.. In: FOUCAULT, M. Nietzsche, Freud & Marx. São Paulo: Princípio. 1997, p. 45-81.

FOUCAULT, Michel. 1977 - A vida dos homens infames. In: FOUCAULT, Michel. Ditos e Escritos I: problematização do sujeito. Rio de Janeiro: Forense, 2006, p. 203-222.

HEUSER, Ester Maria Dreher.; AQUINO, Julio Groppa; CORAZZA, Sandra Mara (Orgs.). Aula com... em vias de uma didática da invenção. Cascavel: EDUNIOESTE, 2018.

LINDON, Mathieu. O que amar quer dizer. São Paulo: Cosac Naify, 2014.

LOURO, Guacira. Viajantes pós-modernos. In: LOURO, G. Um corpo estranho: ensaios sobre sexualidade e teoria queer. Belo Horizonte: Autêntica, 2004, p. 11-25.

MACHADO, Roberto. Deleuze, a arte e a filosofia. Rio de Janeiro: Zahar, 2009.

MARTY, Eric. Roland Barthes: o ofício de escrever. Rio de Janeiro.

MACHEREY, Pierre. Pensar em Spinoza. In: ESCOBAR, C. H. (Org.) Dossiê Deleuze. Rio de Janeiro: Holon Editorial 1991, p. 45-60.

NODARI, Karen Elisabete Rosa. Percursos da escola: entre Nietzsche e Deleuze. Porto Alegre: Mikelis, 2017.

ORTEGA, Francisco. Autoconstituição do sujeito. In: ORTEGA, F. Amizade e estética da existência em Foucault. Rio de Janeiro: Graal, 1999, p. 65-82.

DELEUZE, Gilles. Controle e Devir. In: DELEUZE, G. Conversações – 1972-1990. São Paulo: Editora 34, 1992, p. 209-218.

NEGRI, Antonio. La diferencia Italiana. Barcelona: DUODA Revista de Estudios de la Diferencia Sexual, n. 30, 2006, p. 21-31.

PARAÍSO, Marlucy. Diferença no currículo. São Paulo: Cadernos de Pesquisa, v. 40, n. 140, maio/ago., 2010, p. 587-604. (Disponivel online em: http://www.scielo.br/pdf/cp/v40n140/a1440140.pdf)

PARAÍSO, Marlucy. Currículo-nômade: quando os devires fazem a diferença proliferar. In: COSTA, M. Et alli. (Orgs.). Estudos Culturais e Educação. Editora Ulbra. Canoas. 2015

PARAISO, Marlucy. É possível fazer um currículo desejar? In: PARAISO, Marlucy (Org.). Pesquisas sobre Currículos e Culturas. Curitiba: CRV, 2010, p. 153-168.

PARAÍSO, Marlucy. O currículo entre formas e forças: diferença, devir-artista da contadora de filmes e possibilidades de alegrias em um currículo. In: FAVACHO, A. M. Ett alli (Orgs.). Currículo, Conhecimento e Avaliação: divergências e tensões. Curitiba, CRV, 2013. p. 191-208.

PELBART, Peter Pal. Um mundo no qual acreditar. Cadernos de Subjetividade, São Paulo, no. Especial, 1996, p. 59-63.

PELBART, Peter Pál. Subjetividade contemporânea. In: PELBART, P. P. A vertigem por um fio: políticas da subjetividade contemporânea. São Paulo: Iluminuras.2000, p. 9-20.

ROSE, Nikolas. Inventando nossos eus. In: SILVA, T. T. (Org.). Nunca fomos humanos: nos rastros do sujeito. Belo Horizonte: Autêntica, 2001, p. 137-204.

TADEU, Tomaz. Manifesto por um pensamento da diferença em educação. In: TADEU, T. & CORAZZA, S. Composições. Belo Horizonte: Autêntica, 2002, p. 09-18.

TADEU, Tomaz; CORAZZA, Sandra; Composições. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.