Turma: L
Sala: 3104
Data de início: 01/04/2022
Data de término: n/d
N° total de vagas: 18
Tipo: Optativa - PDE*
Carga horária: 60 horas
Vagas para eletivas: Sim
Vagas para isoladas: Sim
Literatura nacional e internacional sobre eficácia escolar, efeito escola, efeitos de sistemas de ensino, salas de aulas e professores. Fatores escolares. Avaliação educacional: qualidade e equidade. Avanços, impasses e limites das pesquisas nesse campo no Brasil. Relação com as políticas públicas educacionais.
PROGRAMA:
O programa será posteriormente detalhado por aulas. Tópicos que serão abordados:
1. Pesquisas em eficácia escolar/ efeito escola: breve histórico de suas origens e trajetórias.
2. Efeitos sala de aula e professores e desigualdades intra-escolares.
3. Desempenho, rendimento, trajetória e outras variáveis respostas.
4. Fatores escolares: construtos, validade e confiabilidade.
5. O debate sobre qualidade e equidade educacional.
6. Avaliação educacional e políticas educacionais: possibilidades, limites e precauções.
OBJETIVOS:
Ao final da disciplina tenho expectativa que o/as estudantes sejam capazes de:
- Avaliar criticamente as evidências teóricas de pesquisa sobre eficácia escolar, efeito escolar (e temas correlatos) no contexto nacional de internacional.
- Conhecer o debate crítico sobre esse tema: desenhos de pesquisas, análise de dados, interpretação de evidências, conclusões e impactos.
- Analisar os fatores associados à eficácia escolar no nível institucional, nacional e global.
- Discutir os pontos fortes e limitações de tais estudos, particularmente sob a ótica do contexto escolar.
- Discutir o papel da pesquisa em eficácia escolar no processo de elaboração de políticas públicas educacionais.
- Elaborar uma crítica construtiva do nexo entre a eficácia escolar e a melhoria da escola, dos sistemas de ensino e seus possíveis futuros.
METODOLOGIA:
As aulas serão organizadas em seminários dialogados em torno de um texto principal a ser indicado. O formato dos seminários será discutido na primeira aula.
Para os seminários, serão priorizados artigos (ou capítulos de livros) de revisão de literatura, estado do conhecimento ou sínteses sobre temas relacionados às pesquisas em eficácia escolar que forneçam uma visão panorâmica dos problemas de pesquisa e desafios da área de conhecimento.
Além dos seminários, ao final da disciplina, cada estudante deverá elaborar um trabalho que poderá ser de dois tipos:
Opção 1: um texto de revisão de literatura baseada em artigos científicos sobre algum tópico/problema bem delimitado relacionado à eficácia escolar, efeito escola ou temas correlatos. O texto deve incluir uma análise crítica da forma como as evidências foram apresentadas, analisadas e até que ponto as conclusões são justificadas por essas evidências, indicando também as implicações de tais resultados para os contextos escolares e/ou de sala de aula.
Opção 2: um trabalho empírico relacionado à pesquisa de mestrado/doutorado, que utilize como referencial teórico a literatura sobre eficácia escolar, efeito escola, professores ou temas correlatos.
A expectativa é de um trabalho com tamanho entre 4 mil e 7 mil palavras, que poderá ser posteriormente desenvolvido e aperfeiçoado para divulgação.
As bibliografias prioritárias e complementares por unidade programática serão posteriormente detalhadas em cronograma por aula.
ALVES, M. T. G.; SOARES, J. F. O efeito das escolas no aprendizado dos alunos: um estudo com dados longitudinais no Ensino Fundamental. Educação e Pesquisa (USP), v. 34, n. 3, p. 527–544, 2008.
BAUER, A. “Quão ‘bom’ é suficiente?” Definição de critérios avaliativos de valor e mérito. Estudos em Avaliação Educacional, v. 30, n. 73, p. 14–43, 2021.
BERKOWITZ, R. et al. A Research Synthesis of the Associations Between Socioeconomic Background, Inequality, School Climate, and Academic Achievement. Review of Educational Research, v. 87, n. 2, p. 425 –469, 2017.
BROOKE, N.; ALVES, M. T. G.; OLIVEIRA, L. K. Avaliação da educação básica: a experiência brasileira. 1. ed. Belo Horizonte: Fino Traço, 2015.
BROOKE, N.; SOARES, J. F. Pesquisa em eficácia escolar origem e trajetórias. Belo Horizonte, MG: Belo Horizonte, Editora UFMG, 2008.
CASTRO, M. et al. Parental involvement on student academic achievement: A meta-analysis. Educational Research Review, v. 14, p. 33–46, 2015.
CLARKE, M.; LUNA-BAZALDUA, D. Primer on Large-Scale Assessments of Educational Achievement. National Assessments of Educational Achievement series. Washington, DC: World Bank, 2021.
DOWNEY, D. B. How schools really matter: Why our assumption about schools and inequality is mostly wrong. 1th. ed. Chicago: University of Chicago Press, 2020.
DOWNEY, D. B.; CONDRON, D. J. Fifty Years since the Coleman Report: Rethinking the Relationship between Schools and Inequality. Sociology of Education, v. 89, n. 3, 2016.
DUMONT DIPF, H.; READY, D. D. Do Schools Reduce or Exacerbate Inequality? How the Associations Between Student Achievement and Achievement Growth Influence Our Understanding of the Role of Schooling. American Educational Research Journal, v. 57, n. 2, p. 728–774, 2020.
EMLER, T. E.; ZHAO, Y.; WANG, Y. Side Effects of Large-Scale Assessments in Education. Review of Education, v. 2, n. 3, p. 279–296, 2019.
ESCALANTE, L. M.A. Acercamiento al panorama internacional de la promoción automática y retención escolar en el nivel básico educativo. Revista Innovaciones Educativas, v. 23, n. 35, p. 175–192, 2021.
FARIA, E. M.; GUIMARÃES, R. R. de M. Excelência com equidade: fatores escolares para o sucesso educacional em circunstâncias desfavoráveis. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 26, n. 61, p. 192–215, 2015.
FARIA, P. P.; ALVES, M. T. G. Índice de desenvolvimento da educação básica e eficácia escolar: evidências de uma pesquisa comparativa. Regae: Rev. Gest. Aval. Educ., v. 9, n. 18, p. 1–20, 2020.
FERRÃO, M. E. Estudo Longitudinal sobre Eficácia Diferencial e Equidade Social no Brasil. REICE. Revista Iberoamericana sobre Calidad, Eficacia y Cambio en Educación, [S. l.], v. 20, n. 1, 2022.
FERRÃO, M. E. et al. Estudo Longitudinal sobre Eficácia Educacional no Brasil: Comparação entre Resultados Contextualizados e Valor Acrescentado. Dados, v. 61, n. 4, p. 265–300, dez. 2018.
GARCÍA-JIMÉNEZ, J.; TORRES-GORDILLO, J. J.; RODRÍGUEZ-SANTERO, J. What is Published in Impact Journals on School Effectiveness? A Systematic Review of Research Results and Methods. Pedagogika, v. 138, n. 2, p. 5–24, 2020.
GAUTHIER, C.; BISSONETTE, S.; RICHARD, M. Ensino Explícito e desempenho dos alunos: a gestão dos aprendizados. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
GOOS, M.; PIPA, J.; PEIXOTO, F. Effectiveness of grade retention: A systematic review and meta-analysis. Educational Research Review, v. 34, n. March, p. 100401, 2021.
HALL, J.; LINDORFF, A.; SAMMONS, P. International Perspectives in Educational Effectiveness Research: A Historical Overview. Springer, 2020.
HATTIE, J. Visible learning: A synthesis of over 800 meta-analyses relating to achievement. Abingdon, Oxon; New York: Routledge, 2009.
HILL, H. The Coleman Report, 50 Years On: What Do We Know about the Role of Schools in Academic Inequality? The Annals of the American Academy, v. 674, n. November, p. 9–26, 2017.
KARINO, C. A.; LAROS, J. A. Estudos brasileiros sobre eficácia escolar: uma revisão de literatura. Revista Examen, v. 1, n. 1, p. 95–126, 2017.
KATZ, H. T.; ACQUAH, E. O. The role of schools in providing educational opportunity: An integrative review. Review of Education, v. 9, n. e3307, p. 1–42, 2021.
KOÇAK, O.; GÖKSU, I.; GOKTAS, Y. The factors affecting academic achievement: A systematic review of meta-analyses. International Online Journal of Education and Teaching, v. 8, n. 1, p. 454–484, 2021.
KOSLINSKI, M. C.; BARTHOLO, T. L. Impacto dos espaços de desenvolvimento infantil no primeiro ano na pré-escola. Estudos em Avaliação Educacional, v. 30, n. 73, p. 280, 2019.
KYRIAKIDES, L. et al. A synthesis of studies searching for school factors: Implications for theory and research. British Educational Research Journal, v. 36, n. 5, p. 807–830, 2010.
MARTINS, E. C. C.; CALDERÓN, A. I. Boas práticas escolares e avaliação em larga escala: a literatura ibero-americana em questão. Estudos em Avaliação Educacional, v. 26, n. 62, p. 264–293, 2015.
MUIJS, D. et al. State of the art – teacher effectiveness and professional learning. School Effectiveness and School Improvement, v. 25, n. 2, p. 231–256, 2014.
RAUDENBUSH, S. W.; ESCHMANN, R. D. Does Schooling Increase or Reduce Social Inequality? Annual Review of Sociology, v. 41, p. 443–470, 2015.
REYNOLDS, D. et al. S. Educational effectiveness research (EER): a state-of-the-art review. School Effectiveness and School Improvement, 2014.
RIBEIRO, V. M.; BONAMINO, A.; MARTINIC, S. Implementação de Políticas Educacionais e Equidade: Regulação e Mediação. Cadernos de Pesquisa, v. 50, n. 117, p. 698–717, 2020.
SANTOS ARAÚJO, M. de L. H.; TENÓRIO, R. M. Resultados brasileiros no PISA e seus (des)usos. Estudos em Avaliação Educacional, v. 28, n. 68, p. 344–380, 2021.
SCHEERENS, J.; BLÖMEKE, S. Integrating teacher education effectiveness research into educational effectiveness models. Educational Research Review, v. 18, p. 70–87, 2016.
SCHEERENS, J. Educational Effectiveness and Ineffectiveness - A Critical Review of the Knowledge Base. Dordrecht: Springer, 2016.
SCHEERENS, J.; WITZIERS, B.; STEEN, R. Un metaanálisis de estudios de eficacia escolar. Revista de Educacion, n. 361, p. 619–645, 2013.
SIMIELLI, L. E. R. Equidade e oportunidades educacionais: O acesso a professores no Brasil. Education Policy Analysis Archives, n. 25, p. 1–30, 2017.
SOARES, J. F.; ALVES, M. T. G.; FONSECA, J. A. Trajetórias educacionais como evidência da qualidade da educação básica brasileira. Revista Brasileira de Estudos de População, v. 38, p. 1–21, 1 set. 2021.
SOARES, J. F.; ALVES, M. T. G.; XAVIER, F. P. Effects of Brazilian schools on student learning. Assessment in Education: Principles, Policy & Practice, 23:1, 75-97,2016.
SOARES, T. M. et al. Modelos de valor agregado para medir a eficácia das escolas Geres. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, v. 25, n. 94, p. 59–89, mar. 2017.
THAPA, A. et al. A Review of School Climate Research. Review of Educational Research, v. 83, n. 3, p. 357–385, 2013.
UNESCO. Desigualdades de aprendizado entre alunos das escolas públicas brasileiras: evidências da Prova Brasil (2007 a 2013). Brasília, DF: Unesco. (Série Debates ED, n. 5), 2017.
UNESCO. Manual para a medição da equidade na educação. Brasília: Representação da UNESCO no Brasil, 2019.
XAVIER, F. P.; OLIVEIRA, V. C. de. Aprendizado, expectativas docentes e relação professor-aluno. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 31, n. 76, p. 76–103, 2021. DOI: 10.18222/eae, v0ix.6487.
YOUNG, M. Para que servem as escolas? Educação & Sociedade [online]. v. 28, n. 101, pp. 1287-1302, 2007.