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FAE926 - Processos e Discursos Educacionais IV : Iconografia e elementos materiais da cultura como fontes para a História da Educação

Turma: A

Sala: 3108

Data de início: 04/05/2022

Data de término: n/d

N° total de vagas: 15

Tipo: Mini Curso

Carga horária: 15 horas

Vagas para eletivas: Sim

Vagas para isoladas: Não

Docentes responsáveis
Docentes externos

Francis Albert Cotta Formiga

Horários

Ementa

Compartilhar conteúdos para o aprofundamento de discussões teóricas e metodológicas que contribuam para a produção de uma História da Educação que tenha como suporte a iconografia e os elementos materiais da cultura. Debater aspectos teóricos, metodológicos e conceituais sobre as possibilidades do uso da iconografia na produção da História da Educação em contextos ibéricos (Europa e Américas). Promover reflexões sobre usos de elementos materiais da cultura como fontes ou objetos da História da Educação.

Programa

Iconografia como fontes para a História da Educação. Aspectos teóricos-metodológicos e conceituais. Processos sócio-históricos na produção das fontes iconográficas. Apropriações, usos e abusos da iconografia. Elementos materiais da cultura e História da Educação. Tipologia dos elementos materiais. Busca, seleção e interpretações dos elementos materiais da cultura em contextos da História da Educação. Limites e possibilidades dos elementos materiais da cultura seja como objeto ou fonte.

Bibliografia

ALMADA, Márcia. Cultura material da escrita ou o texto como artefato. In: CONCEIÇÃO, Adriana Angelita da; MEIRELES, Juliana Gessuelli (Orgs.). Cultura escrita em debate: reflexões sobre o Império Português na América. Séculos XVI ao XIX. Jundiaí: Paco Editorial, 2018, p. 19-42.
ALMADA, Márcia. Das artes da pena e do pincel. Caligrafia e pintura em manuscritos no século XVIII. Belo Horizonte: Fino Traço, 2012.
BUENO, Beatriz Picollotto Siqueira. Desenho e desígnio. O Brasil dos engenheiros militares (1500-1822). São Paulo: Edusp, 2011.
COTTA, Francis Albert. Educar, Vigiar e Punir: práticas educativas e disciplina militar (Portugal e América portuguesa – 1762-1777). 2020. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2020. https://uemg.academia.edu/FrancisCotta
COTTA, Francis Albert. Iconografia e representação visual. In: _____. Negros e mestiços nas milícias da América portuguesa. Belo Horizonte: Crisálida, 2010. Disponível em: https://uemg.academia.edu/FrancisCotta
FONSECA, Thais Nívia de Lima e. Educação/Instrução. Glossário de termos do mundo ibérico setecentista. Disponível em: https://denipoti.wixsite.com/website/educacao-instrucao
FONSECA, Thais Nívia de Lima e. Ver e ouvir: arte e práticas educativas na América Portuguesa. In: VIEIRA, Carlos Eduardo; OSINSKI, Dulce Regina Baggio; OLIVEIRA, Marcus Aurélio Taborda (Org.). História Intelectual e Educação. Artes, artistas e projetos estéticos. Jundiaí: Paco Editorial, 2019b, p. 319-342.
MENESES, José Newton Coelho. Apresentação. Dossiê Elementos Materiais da Cultura e Patrimônio. Varia História, v. 27, n 46. Belo Horizonte, jul./dez., p. 397-404, 2011.
PAIVA, Eduardo França. História e Imagens. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.
SANTOS, Antonio Cesar de Almeida; DeNipoti, Cláudio; FONSECA, Thais Nívia de Lima e. Cultura e educação nos impérios ibéricos: pesquisa, teoria, experiência. Antíteses, Londrina, v.13, n. 25, p. 567-595, jan-jun. 2020.
SILVA, Henrique Nelson da. O paradoxo do trabalho: o corporativismo artesanal e as trajetórias de vida dos oficiais mecânicos, século XVIII. 2018. Tese (Doutorado em História) – Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2018.
SOUZA, Wilson de. O desenho no Brasil no século XVIII: ornatos de documentos e figurinos militares. 2008. Tese (Doutorado em História da Arte) – Faculdade de Letras, Universidade do Porto, Porto, 2008, 2 v.