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FAE925 - Processos e Discursos Educacionais III : Pesquisa qualitativa: teoria e prática de análise de dados

Turma: H

Sala: 415

Data de início: 04/08/2017

Data de término: n/d

N° total de vagas: 16

Tipo: Optativa - PDE*

Carga horária: 60 horas

Vagas para eletivas: Sim

Vagas para isoladas: Não

Docentes responsáveis
Docentes externos

Valéria Cristina de Oliveira

Horários

Ementa

Essa disciplina sobre métodos de investigação em pesquisa social aplicada à educação irá abordar aspectos teóricos e práticos das técnicas de coleta de dados associadas à pesquisa qualitativa: observação, entrevista individuais e grupais: Os objetivos são: (1) entender as características distintivas e comuns da pesquisa qualitativa e pesquisa quantitativa; (2) familiarizar com os métodos de coleta de dados qualitativos e estratégias de análises de dados; (3 ) construir e testar instrumentos de coleta de dados qualitativos; (5) analisar criticamente as pesquisas com desenho qualitativo; e (4) discutir aspectos éticos da coleta de dados.

Programa

II) Programa (tentativa)

1. Uma introdução à pesquisa social
1.1. Pesquisa em ciências humanas e ciência: olhando a realidade social com “objetividade”
1.2. Os fundamentos da pesquisa social: regularidades
1.3. A lógica da pesquisa social
1.4. Dados quantitativos e dados qualitativos

2. Abordagem qualitativa
2.1. Tipos de pesquisa
2.2. Construção do referencial teórico

3. Elaboração de instrumentos de coleta de dados
3.1. Modelo teórico e operacionalização
3.2. Instrumentos para coleta de dados
3.3. Teste empírico (simulações)

4. Análise de dados
4.1. Categorização e comparação
4.2. Interpretação
4.3. Escrita

Bibliografia

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2009.
BAUER, M. W.; GASKELL, G. Pesquisa Qualitativa, com texto imagem e som: um manual prático. Petrópolis: Ed. Vozes, 2007.
BOGDAN, R.; BIKLE, S. Investigação Qualitativa em Educação.  Porto: Porto Ed., 1994.
FLICK, U. Introdução à pesquisa qualitativa (3ª ed.). Porto Alegre: Artmed, 2009.
HATCH, J. A. Doing qualitative research in education settings: New York: State University of New York press. 2002.
LAREAU, Annette. Common Problems in Fieldwork: A Personal Essay. in Home Advantage: Social Class and Parental Intervention in Elementary Education. New York: Routledge, 1989, Pp. 187- 223.
LUNA, Sérgio. O falso conflito entre tendências metodológicas. Cadernos de Pesquisa, n. 66, p. 70-74, 1988.
POUPART, J. et. al. (org.). A pesquisa Qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. Petrópolis: Ed. Vozes, 2008.
SHERMAN, R.; WEEB, B. R. Qualitative research in education: focus and methods. New York: Routladge Falmers, 2005.
SOUZA, E. R. et al. Construção dos instrumentos qualitativos e quantitativos. In: MINAYO, M. C. S.; ASSIS, S. G.; SOUZA, E. R. (org.). Avaliação por triangulação de métodos – abordagem de programas sociais. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2005, p. 133-156.