Turma: B
Sala: 3108
Data de início: 01/06/2022
Data de término: n/d
N° total de vagas: 15
Tipo: Mini Curso
Carga horária: 15 horas
Vagas para eletivas: Sim
Vagas para isoladas: Não
Hilton César de Oliveira
Estudo de fontes históricas com o objetivo de inquiri-las sobre a existência e o papel das culturas educativas em diferentes contextos.
1) O que é um documento histórico e o que está envolvido na sua compreensão como tal;
A- O documento sob perspectiva: leitores e leituras
B- Na oficina do historiador: História e evidência, a questão do narrador
C- Por quê toda História é por definição contemporânea?
D- Documento X pergunta: a arte de se interpelar uma fonte.
E- Como visualizar histórias conectadas.
2) Culturas educativas
A- Um campo de investigação em construção;
B- O estado da arte em sua discussão;
C- Matrizes teórico-metodológicas que embasam seus investigadores
D- Iniciativas na formulação de um conceito e as adversidades em fazê-lo
3) Como identificar nos documentos históricos sua potencialidade para responder perguntas formuladas no projeto de pesquisa
A- A importância do levantamento bibliográfico
B- A identificação das fontes pelas quais seja possível encontrar a maior quantidade de informações possíveis sobre o tema investigado.
C- O olhar sobre a fonte que busque decernir o texto, o contexto e o subliminar de uma forma interativa.
D- A sensibilidade histórica também é indispensável, mas só pode ser apreendida na prática, então vamos aos documentos!
FARIA FILHO, Luciano Mendes de (org). Arquivos, fontes e novas tecnologias: questões para a história da educação. Campinas, SP: Autores Associados; Bragança Paulista, SP: Universidade São Francisco, 2000.
FONSECA, Thais Nivia de Lima e. História, memória e documento. In: LINHALES, Maily Assbú; NASCIMENTO, Adalson (org). Organizando arquivos, produzindo nexos: a experiência de um Centro de Memória. Belo Horizonte: Fino Traço, 2013.
PINSKY, Carla Bassanezi (org). Fontes Históricas. São Paulo: Contexto, 2005.
SAMARA, Eni de Mesquita & TUPY, Ismenia S. Silveira T. História & Documento e metodologia de pesquisa. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.