Turma: E
Sala: 1204-Sl Teleconferências
Data de início: 12/04/2022
Data de término: n/d
N° total de vagas: 25
Tipo: Optativa - PDE*
Carga horária: 60 horas
Vagas para eletivas: Sim
Vagas para isoladas: Não
Gil Amâncio, Bárbara Bruna Moreira Ramalho
Discussão sobre as perspectivas anticoloniais (estudos subalternos; pós-colonial; decolonial; epistemologias do sul) em suas bases políticas e epistemológicas; Configurações teóricas e tensões metodológicas aplicadas à pesquisa em educação em diálogo com as investigações desenvolvidas na linha “Educação, Cultura, Movimentos Sociais e Ações Coletivas”.
• Bases históricas e inflexões políticas do pensamento anticolonial: estudos subalternos pós-coloniais; decoloniais; e epistemologias do sul.
• Epistemologias anticoloniais: pós-coloniais, decoloniais, estudos subalternos, epistemologias do sul.
• Lugar de enunciação e a voz dos subalternos: raça, gênero e pobreza
• Perspectivas anticoloniais e Educação
• Configurações teóricas e tensões metodológicas aplicadas à pesquisa em Educação
A disciplina será desenvolvida na modalidade “integralmente presencial”, podendo, em observância às orientações da UFMG relativamente às medidas de prevenção à disseminação do coronavírus, ser adaptada para a oferta remota. Os conteúdos do curso serão organizados por temas e disponibilizados aos estudantes afim de que possam, a partir de seus interesses e das temáticas das pesquisas que desenvolvem, traçar diferentes percursos formativos. As aulas serão dialógicas e, eventualmente, contarão com a participação de convidados.