Intranet | PPGE FaE UFMG
Voltar para Disciplinas
Logotipo do programa

FAE923 - Processos e Discursos Educacionais I : História Oral em Educação Matemática: ideários, discursos e práticas de pesquisa

Turma: D

Sala: 3102

Data de início: 03/06/2022

Data de término: n/d

N° total de vagas: 10

Tipo: Optativa - PDE*

Carga horária: 30 horas

Vagas para eletivas: Sim

Vagas para isoladas: Sim

Docentes responsáveis
Docentes externos

Marcelo Bezerra de Morais (UERN), Carla Regina Mariano da Silva (UFMS), Alexsandro Coelho Alencar (URCA), Mirian Maria Andrade (UTFPR), Heloisa da Silva (UNESP/Rio Claro), Maria Ednéia Martins-Salandim (UNESP/Bauru)

Horários

Ementa

A disciplina pretende abordar questões emergentes do campo educacional e seus desdobramentos na mobilização da História Oral como metodologia de pesquisa em Educação Matemática.

Programa

A disciplina será realizada na forma de Seminários com a participação de membros do Grupo de Pesquisa História Oral e Educação Matemática (GHOEM), perfazendo as seguintes temáticas:

1. História, História Oral e História Oral em Educação Matemática;

2. História Oral em Educação Matemática e questões emergentes da pesquisa educacional;

3. Discussão de trabalhos que utilizam a História Oral como metodologia de pesquisa em Educação Matemática.

Bibliografia

FERNANDES, F. S.; GARNICA, A. V. M. Metodologia de Pesquisa em Educação Matemática: éticas e políticas na inserção de novos sujeitos, cenários e conhecimentos. Perspectivas da Educação Matemática, v. 14, n. 34, p. 1-16, 2020.

GARNICA, A. V. M.; FERNANDES, D. N.; SILVA, H. Entre a Amnésia e a Vontade de nada Esquecer: notas sobre regimes de historicidade e história oral. Bolema, Rio Claro (SP), v. 25, n. 41, p. 213-250, dez. 2011

GARNICA, A. V. M. (Org.). Oral History and Mathematics Education. Cham, Switzerland: Springer, 2019.

GARNICA, A. V. M. História oral em educação matemática: um panorama sobre pressupostos e exercícios de pesquisa. História Oral, v. 18, n. 2, p. 35–53, 2016.