Intranet | PPGE FaE UFMG
Voltar para Disciplinas
Logotipo do programa

FAE923 - Processos e Discursos Educacionais I : Perspectiva etnográfica para a pesquisa em Educação em Ciências

Turma: F

Sala: 505 (agosto a dezembro)

Data de início: 24/08/2022

Data de término: n/d

N° total de vagas: 6

Tipo: Optativa - PDE*

Carga horária: 30 horas

Vagas para eletivas: Não

Vagas para isoladas: Não

Docentes responsáveis
Horários

Ementa

Lógica de investigação etnográfica em pesquisas voltadas para o ensino e aprendizagem de ciências.

Programa

A disciplina visa discutir fundamentos e princípios chave da Etnografia em Educação para pesquisas na área de Educação em Ciências. O curso envolverá análise de materiais produzidos por estudantes em suas pesquisas de campo (notas de caderno de campo, registros em áudio ou vídeo; transcrições, etc.), discussões teóricas a partir de textos que fundamentam as propostas da perspectiva etnográfica, bem como análise de estudos da área de Educação em Ciências que se orientam pela etnografia em educação. 


Bibliografia

BLOMMAERT, J. Chronotopes, Scales, and Complexity in the Study of Language in Society. Annual Review of Anthropology, v. 44, p. 105-116, 2015. 

BLOOME, D., PURO, P.; THEODOROU, E. Procedural display and classroom lessons. Curriculum Inquiry, v. 19, n. 3, p. 265-291, 1989.

BLOOME, D.; CARTER, S. P.; CHRISTIAN, B.M.; OTTO, S.; SHUART-FARIS, N. Discourse Analysis and the Study of Classroom Language and Literacy Events: A Microethnographic Perspective. Mahwah: Lawrence Erlbaum Associates, Publishers, 2005.

BLOOME, D.; CARTER, S. P.; CHRISTIAN, B. M.; MADRID, S.; OTTO, S.; SHUART-FARIS, N.; SMITH, M. On Discourse Analysis in Classrooms: Approaches to Language and Literacy Research. Nova York: Teachers College Press, 2008.

FRANCO, L. G. ; MUNFORD, D. The Hourglass Approach: Analysing Science Classroom Discursive Interactions Through Intercontextual Lens. Research in science education, v. 1, p. 1-21, 2021.

FRANCO, L. G. S. ; MUNFORD, D. . Science learning: an analysis of discursive interactions and different space-temporal dimensions in the classroom daily life. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO, v. 25, p. 1, 2020.

FRANCO, L. G. S. ; MUNFORD, D. . A análise de interações discursivas em aulas de ciências: ampliando perspectivas metodológicas na pesquisa em Argumentação. EDUCAÇÃO EM REVISTA (ONLINE), v. 34, p. 1, 2018.

GREEN, Judith. L.; DIXON, C. N.; ZAHARLICK, A. A Etnografia como uma Lógica de Investigação. [Tradução de Adail Sebastião Rodrigues Júnior e Maria Lúcia Castanheira; revisão de Marcos Bagno], Educação em Revista, v. 42, 2005, p.13-79.