Turma: B
Sala: Sala 502 CECIMIG (agosto a dezembro)
Data de início: 01/09/2022
Data de término: n/d
N° total de vagas: 10
Tipo: Optativa - PDE*
Carga horária: 30 horas
Vagas para eletivas: Sim
Vagas para isoladas: Sim
As bases que fundamentam a concepção de ensino de ciências como prática social e como esta concepção dialoga com os domínios do conhecimento científico em aulas de ciências da vida e da natureza.
- As relações entre objetividade e os valores sociais na investigação científica.
- As normas sociais para o conhecimento científico.
- As estruturas epistêmicas envolvidas nos processos de proposição e legitimação do conhecimento.
- Os processos mediados e sustentados por materiais para a construção e desenvolvimento do conhecimento científico.
- Os fundamentos educacionais sobre os domínios do conhecimento científico em aulas de ciências da vida e da natureza.
DUSCHL, Richard. Science education in three-part harmony: Balancing conceptual, epistemic, and social learning goals. Review of Research in Education, v. 32, n. 1, p. 268-291, 2008.
KNORR-CETINA, Karin. Epistemic cultures: How the sciences make knowledge. Cambridge, MA: Harvard University Press, 1999. 329 p.
LONGINO, Helen E. Science as social knowledge: Values and objectivity in scientific inquiry. Princeton, NJ: Princeton University Press, 1990.
LONGINO, Helen E. The fate of knowledge. Princeton, NJ: Princeton University Press, 2002.
PICKERING, Andrew. The mangle of practice: Time, agency and science. Chicago: University of Chicago Press, 1995. 281 p.
RHEINBERGER, Hans-Jörg. Toward a history of epistemic things: synthesizing proteins in the test tube. Stanford: Stanford University Press, 1997. 340 p.
STROUPE, David. Examining classroom science practice communities: How teachers and students negotiate epistemic agency and learn science‐as‐practice. Science Education, v. 98, n. 3, p. 487-516, 2014.