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FAE925 - Processos e Discursos Educacionais III : Psicanálise, Educação e Política

Turma: B

Sala: 4116 (agosto a dezembro)

Data de início: 01/09/2022

Data de término: n/d

N° total de vagas: 20

Tipo: Optativa - PDE*

Carga horária: 60 horas

Vagas para eletivas: Sim

Vagas para isoladas: Sim

Docentes responsáveis
Horários

Ementa

Educação como ofício impossível em Kant e em Freud. O triunfo da religião de Lacan. A educação impossível de Mannoni. Sísifo e a educação antiautoritária de Bernfeld. A juventude desamparada de Aichhorn. Privação e delinquência de Winnicott. Psicanálise, educação e política hoje.

Programa

Unidade I

1.1. Educação como ofício impossível em Kant.

1.2. Educação como ofício impossível em Freud

1.3. O triunfo da religião, de Lacan.

1.4. A educação impossível, de Mannoni.

Unidade II

2.1. Sísifo e a educação antiautoritária, de Bernfeld.

2.2. A juventude desamparada, de Aichhorn.

2.3. Privação e delinquência, de Winnicott.

Unidade III

3.1. Psicanálise, educação e política hoje: formação e método.


Bibliografia

AICHHORN, A. Juventud desamparada. Barcelona: Gedisa, 1925/2006

BERNFELD, S. Sisyphe ou les limites de l’education. Paris : Payot, 1925/1973.

BERNFELD, S. El psicoanálisis y educación antiautoritaria. Barcelona: Barral, 1973.

BLANCHARD-LAVILLE, C. Em defesa de uma clínica de orientação psicanalítica em ciências da educação. Estilos da Clínica (USP), v. 12(22), 2007. http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-71282007000100013

CIFALI, M. Conduta clínica, formação e escrita. In PERRENOUD, P. et al. (org.). Formando professores profissionais. Porto Alegre: Artmed, 2001.

CIFALI, M. Ofício Impossível? Uma piada inesgotável. In Educação em Revista (UFMG), n. 25, v.1, 2009. http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982009000100008

CORREIA, J.A. O discurso psicanalítico em educação. In: Para uma teoria crítica em educação. Porto Ed., 1998.

FREUD, S. Prefácio à “Juventude desorientada” de Aichhorn. Edição Brasileira das Obras Completas, v. 19, Rio de Janeiro: Imago, 1925/1980.

FREUD, S. Análise terminável e interminável. Edição Brasileira das Obras Completas, v. 23, Rio de Janeiro: Imago, 1937/1980.

GOMES, M.F.C.; PEREIRA, M.R. Professores. In: Psicologia educacional. São Paulo: Contexto, 2022.

GURSKI, R. R.; PEREIRA, M.R. Quando a psicanálise escuta a socioeducação. Belo Horizonte: Fino Traço, 2019.

KANT, I. Sobre a pedagogia. 5. ed. Piracicaba: UNIMEP, 2006.

LACAN, J. O triunfo da religião. Rio de Janeiro: Zahar, 1974/2005,

MANNONI, M. Educação impossível. Rio de Janeiro: F. Alves, 1977.

PEREIRA, M.R. O nome atual do mal-estar docente. Belo Horizonte: FinoTraço/Fapemig, 2016.

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PEREIRA, M.R.; DELAFFON, S. P. Psychanalyse, clinique et travail social à l université. Empan (Toulouse), v. 122, p. 127-139, 2021.

PEREIRA, M.R. ¿Qué quiere un adolescente? Estudio sobre sujetos con problemáticas sociales. Barcelona: UOC, 2021a.

PEREIRA, M.R. A psicanálise que praticamos na educação e seus possíveis equívocos. In: VOLTOLINI, R.; GURSKI, R.. (Org.). Retratos da pesquisa em Psicanálise e Educação. São Paulo: Contracorrente, 2021b, p. 45-63.

PERRENOUD, P. Práticas pedagógicas, profissão docente e formação. Lisboa: Dom Quixote, 1993.

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WINNICOTT, D. Privação e delinquência. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999.