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FAE992 - Atividades Orientadas de Pesquisa II : Desenvolvimento de Teses e Dissertações em Infância e Educação Infantil

Turma: A

Sala: Gabinete Orientador

Data de início: 02/09/2022

Data de término: n/d

N° total de vagas: 20

Tipo: Optativa - PDE*

Carga horária: 15 horas

Vagas para eletivas: Não

Vagas para isoladas: Não

Docentes responsáveis
Horários

Ementa

Ensaio teórico sobre o tema central da dissertação ou tese articulado ao trabalho dos Seminários de Pesquisa I e III. Revisão da literatura com justificativa do tema da pesquisa, identificação do problema de pesquisa, objetivos e pergunta central. Organização das referências bibliográficas segundo Normas da ABNT. Instrumentos de pesquisa, estratégias de amostragem, produção de material empírico e/ ou documentação de processos de intervenção, de análise e interpretação do material empírico articulado com a disciplina de Metodologia de Pesquisa. Primeira versão completa do projeto de mestrado ou doutorado a ser incluída na intranet do programa com indicação de parecerista do projeto, até 15 de dezembro.

Programa

Discussão dos aspectos citados na ementa de modo articulado aos objetos de pesquisa dos estudantes. O detalhamento do conteúdo de cada encontro será definido com o grupo conforme o cronograma de apresentação dos projetos e/ou demais etapas da pesquisa de mestrado ou doutorado.

Bibliografia

Assim como o conteúdo os textos da bibliografia serão complementados a partir dos temas dos projetos de pesquisa dos estudantes.
Rosemberg, Fúlvia, & Mariano, Carmem Lúcia Sussel. (2010). A convenção internacional sobre os direitos da criança: debates e tensões. Cadernos de Pesquisa, 2010, vol.40, n.141, pp. 693-728. https://doi.org/10.1590/S0100-15742010000300003
COHN, Clarice. Concepções de infância e infâncias: Um estado da arte da antropologia da criança no Brasil. Civitas - Revista de Ciências Sociais, 2013, vol.13, n.2, pp. 221-244. https://doi.org/10.15448/1984-7289.2013.2.15478
FERNANDES, Natália. Ética na pesquisa com crianças: ausências e desafios. Revista Brasileira de Educação, 2016, vol.21, n.66, pp.759-779. http://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782016216639