Turma: D
Sala: Sala 500 CECIMIG (agosto a dezembro)
Data de início: 30/08/2022
Data de término: n/d
N° total de vagas: 16
Tipo: Optativa - PDE*
Carga horária: 30 horas
Vagas para eletivas: Não
Vagas para isoladas: Sim
Limites, possibilidades, condições e consequências da emergência do discurso dialógico em salas de aula de ciências. Diálogo e dialogismo em Bakhtin e conceitos fundadores de tal perspectiva. Abordagem comunicativa, tensão e complementaridade entre discurso dialógico e de autoridade. Hibridização de discursos e heterogeneidade do pensamento verbal na formação de conceitos científicos. Diálogo como princípio educativo em Paulo Freire.
- Heterogeneidade do pensamento verbal e suas implicações para o ensino e aprendizagem em ciências
- Voz própria, voz alheia, apropriação
- Dialogismo: vozes no romance polifônico e na vida cotidiana
- Discurso internamente persuasivo e discurso de autoridade
- Limites e possiblidades do discurso dialógico na ciência escolar
- Condições para emergência do diálogo nas salas de aula de ciências
- Aprender ciências e metas da educação científica em perspectiva multicultural: construções híbridas e apropriação crítica
- Estudos de sala de aula; procedimentos e ferramentas de análise
- Diálogo, temas geradores e educação emancipatória na pedagogia freireana.
BAKHTIN, M. (VOLOCHINOV, V.) Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Hucitec, 2010.
BAKHTIN, M. The Dialogic Imagination. Austin: University of Texas Press, 1981.
BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2011.
CREPALDE, R. e AGUIAR, O. Formação de conceitos como ascensão do abstrato ao concreto: da energia pensada à energia vivida. Investigações em Ensino de Ciências, v.18(2), 299-325, 2013.
FARACO, C.A. Linguagem & Diálogo: as ideias linguística do Círculo de Bakhtin. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.
FORD, M. & WARGO, B. Dialogic Framing of Scientific Content for Conceptual and Epistemic Understanding. Science Education, Vol. 96, No. 3, pp. 369–391, 2012.
FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. Paz e Terra, 1997
FREIRE, P. Extensão ou comunicação? Paz e Terra, 5ª ed., 1980.
LITTLETON, K.; HOWE, C. (Eds). Educational Dialogues: understanding and promoting productive interaction. London: Routledge, 2010.
MERCER, N.; HODGKINSON, S. (Eds.) Exploring Talk in School. Los Angeles: Sage, 2008.
MERCER, N. WEGERIF, R. & MAJOR, L. The Routledge international handbook of research on dialogic education. Routledge, 2020.
MORTIMER, E. & SCOTT, P. Meaning making in Science Classrooms. Buckingham: Open University Press, 2003.
MORTIMER, E.; EL-HANI, C. Conceptual Profiles: A Theory of Teaching and Learning Scientific Concepts. Dordrecht: Springer, 2014.
ROTH, W.M. Talking Science: Language and Learning in Science Classrooms. New York: Rownan & Littlefield, 2005.
SCOTT, P., MORTIMER, E. & AGUIAR, O. The tension between authoritative and dialogic discourse: a fundamental characteristic of meaning making interactions in high school science lessons. Science Education, 90: 605-632, 2006.
WELLS, G. Dialogic Inquiry: Towards a sociocultural practice and theory of education. Cambridge: Cambridge University Press.
WELLS, G. Semiotic mediation, dialogue and the construction of knowledge. Human Development, 50(5): 244-274, 2007.
WEGERIF, R. Dialogic: Education for the internet age. New Youk: Routledge, 2013.