Intranet | PPGE FaE UFMG
Voltar para Disciplinas
Logotipo do programa

FAE914 - Didática do Ensino Superior : Didática do Ensino Superior

Turma: U

Sala: 3111 (agosto a dezembro)

Data de início: 23/08/2022

Data de término: 20/12/2022

N° total de vagas: 30

Tipo: Obrigatória

Carga horária: 60 horas

Vagas para eletivas: Sim

Vagas para isoladas: Não

Docentes responsáveis
Horários

Ementa

EMENTA Processo de Ensino: teorias, fundamentos e componentes operacionais. Cultura Organizacional nas Instituições de Ensino Superior. Docência no Ensino Superior. Natureza do conhecimento no ensino formal. Processos de exclusões e perspectivas de inclusão das diversidades na sala de aula. Elementos do planejamento: Metodologias e Técnicas de Ensino (tradicionais e contemporâneas) e Modelos de Avaliação.

Programa

1. O Papel da Didática na Formação do Professor: abordagens e fundamentos teóricos


2. A Didática e a construção da identidade profissional docente no Ensino Superior


3. A Relação dialética entre teoria e prática


4. A Didática e suas relações com o campo de estudos sobre currículo


5. Instrumentos de Avaliação na Educação Superior


6. Concepções e práticas de avaliação da aprendizagem


7. Plataformas Digitais, Tecnologias e Redes Sociais


8. Planejamento de Ensino e Avaliação


Metodologia de Ensino


1. Os temas serão trabalhados em momentos intercomplementares, conforme as discussões que emergem dos debates na turma.


2. Esses momentos se caracterizam entre outras possibilidades pelo seguintes passos:


• Caracterização e problematização da prática pedagógica dos participantes


• Explicação da prática mediatizada por um referencial teórico


• Compreensão da prática no nível da totalidade, explicitando seus fundamentos


• Elaboração de propostas para intervenção na prática.


Envolvem elaborações pessoais por parte dos estudantes:


 a) síntese inicial ou final do conhecimento produzido a cada tema discutido;


 b) leitura e estudo individual dos textos, visando a contextualização e a adoção de um posicionamento crítico;


 c) discussão em pequenos grupos para estudo, esclarecimento de dúvidas e identificação de questões centrais sobre as práticas pedagógicas;


 d) discussão geral, envolvendo toda a turma, para coletivizar e sistematizar as reflexões;


 e) organização do conteúdo e das formas utilizadas no estudo de cada tema.




Avaliação


A avaliação ocorrerá durante todo o desenrolar do curso mediante a elaboração de trabalhos individuais e em grupos.


Serão consideradas no processo de avaliação todas as formas de participação do aluno no curso. Pontualidade e presença, inclusive.


A distribuição dos 100 pontos deverá levar em consideração a necessidade de um mínimo de três notas, considerando a avaliação feita pelo professor, a coletiva e autoavaliação


Critérios:


 a) presença e participação em todas as etapas do processo


 b) compromisso com o trabalho e com o grupo


 c) interesse e aproveitamento pessoal na busca da relação teoria e prática


 d) capacidade de caracterização e problematização da prática pedagógica, discussão teórica das questões.


Bibliografia

Bibliografia

* Bibliografia atualizada durante o semestre (novos artigos sao incluidos com acesso aos periodicos)


ANDRÉ, M. E. D. A , Maria Rita Neto S. Oliveira (orgs.). Alternativas no ensino de didática. 4 ed. Campinas, S. P: Papirus, 2002. (Arquivo disponível no moodle)




CANDAU, Vera Maria. A Didática hoje: uma agenda de trabalho. In: CANDAU, Vera Maria. Didática, currículo e saberes escolares. 2 ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2002, p. 149-160. (Arquivo disponível no moodle)




CASTANHO, Maria Eugênia L. M. A criatividade na sala de aula universitária. In: VEIGA, Ilma Passos, A. e CASTANHO, Maria E. L. M. (orgs.). Pedagogia Universitária: a aula em foco. 2ª ed. Campinas, S.P: Papirus, 2001, p. 75-89. (Arquivo disponível no moodle)




DALBEN, A. I. L. F. (org.). Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente. Belo Horizonte: Autêntica, 2010. (Arquivo disponível no moodle)




GOMES, Suzana dos Santos.; QUARESMA, Adilene Gonçalves. Políticas e Práticas na Educação Básica e Superior: Desafios da Contemporaneidade. Belo Horizonte, M.G: Fino Traço, 2015. (Arquivo disponível no moodle)




MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti. Ensino: As abordagens do processo. 13ª reimpressão, São Paulo: EPU, 2003. (Arquivo disponível no moodle)




PIMENTA, S. G. ; LIMA, M. S. L. Estágio e Docência. 2. ed . São Paulo: Cortez, 2004. (Arquivo disponível no moodle)




VEIGA, Ilma Passos Alencastro; RESENDE, Lucia M. G de e FONSECA, Marilia. A aula universitária. In: VEIGA, Ilma Passos, A. e CASTANHO, M. E. L. M. (orgs.). Pedagogia Universitária: a aula em foco. 2ª ed. Campinas, S.P: Papirus, 2001, p. 161-191. (Arquivo disponível no moodle)