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FAE925 - Processos e Discursos Educacionais III : História da Educação: objetos, métodos e fontes

Turma: A

Sala: Sala 4107 no dia 04/11 e Teleconferência no dia 05/11

Data de início: 16/09/2022

Data de término: n/d

N° total de vagas: 15

Tipo: Optativa - PDE*

Carga horária: 60 horas

Vagas para eletivas: Sim

Vagas para isoladas: Sim

Docentes responsáveis
Docentes externos

IRLEN ANTÔNIO (CEFET), ROSANA AREAL (UFOP) VERA NOGUEIRA (UEMG)

Horários

Ementa

A constituição do campo da história da educação no país; história dos intelectuais e história da educação; história da educação profissional; história da educação e imprensa; história e política da educação no Brasil.

Programa

Introdução: Constituição do campo de pesquisa e ensino em História da Educação.

Módulo I: História da educação e imprensa

Módulo II: História e política da educação profissional no Brasil

Módulo III: História das políticas educacionais no Brasil - século XIX

Módulo IV: História dos/das intelectuais e história da educação no Brasil

Observação

ATENÇÃO: Essa disciplina será ofertada em 4 módulos que ocorrerão nos dias 16 e 17/09 (no CEFET); 30/09 e 01/10 (na UEMG); 14 e 15/10 (na UFOP); 04 e 5/11(na UFMG). Nestes dias, as aulas serão na sexta feira o dia todo e na parte da manhã do sábado. As/os alunas/os e as professoras/es das quatro instituições formarão um só grupo que circulará por todas as instituições de acordo com o calendário acima.

Bibliografia

1.    Alves, Claudia. Jean-François Sirinelli e o político como objeto da história cultural. In: Lopes, Eliane Marta T.; Faria Filho, LucianoMendes de (Orgs) . Pensadores Sociais e História da Educação - Vol. II. 1. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2012. v. II.
2.    BERSTEIN, Serge. A cultura política. In: RIOUX & SIRINELLI (Org.) Para uma história cultural. Lisboa: Estampa. 1998.
3.    Carvalho, Maria Alice Resende de. Temas sobre a organização dos intelectuais no Brasil http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-69092007000300003&lang=pt
4.    Faria Filho, Luciano Mendes de. Editoração, sociabilidades intelectuais e mediação cultural. In: Angela Maria Castro Gomes;Patrícia Santos Hansen. (Org.). Intelectuais Mediadores. 1ed.Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2016, v. 1, p. 366-402.
5.    GOMES, Ângela de Castro; HANSEN, Patrícia Santos. Intelectuais Mediadores: Práticas culturais e ação política. Rio de Janeiro:Civilização Brasileira, 2016.489 p.
6.    INÁCIO, Marcilaine Soares. Educação e política em Minas Gerais: o caso das sociedades políticas, literárias e filantrópicas no período regencial (1831/1840). 2010. Tese (Doutorado em Educação). UFMG, Belo Horizonte, 2010.
7.    PERELMAN, Chaim. Retórica. São Paulo: Martins Fontes. 2004.
8.    POCOCK, Greville Agard. Linguagem do ideário político. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo.
9.    RÉMOND, René (Org.). Por uma história política. Trad. Dora Rocha. 2 ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2003.
10.    Vieira, Carlos Eduardo. Intelectuais e Educação. Pensar a Educação em Revista, 1, 1, 3-21, abr/jun 2015. http://pensaraeducacaoemrevista.com.br/
11.    WELLER, Wivian (2010). A atualidade do conceito de gerações de Karl Mannheim. Dossiê: a atualidade do conceito de gerações na pesquisa sociológica. Revista Sociedade e Estado. Vol.25, n° 2, Brasília Maio/Ago., p. 205- 224.