Turma: E
Sala: 2113 (24/8; 14/9; 28/9; 19/10; 09/11; 23/11;14/12)
Data de início: 24/08/2022
Data de término: n/d
N° total de vagas: 30
Tipo: Obrigatória
Carga horária: 30 horas
Vagas para eletivas: Não
Vagas para isoladas: Não
Discussão de referenciais teóricos e metodológicos nas pesquisas em História da Educação.
1) Conteúdos:
- Discussão, a partir de pesquisas em andamento e/ou concluídas, de referenciais teórico-metodológicos e fontes utilizados no campo da História da Educação.
2) Objetivos:
- Discutir pesquisas, em andamento, de doutorandos da linha de História da Educação;
- Debater temas e questões teórico-metodológicas relacionados às pesquisas em História e em História da Educação, a partir de pesquisas de convidados internos e externos à linha.
3) Metodologia:
- Nos primeiros 50 minutos da aula, será apresentado o trabalho e, em seguida, dois/duas estudantes matriculados na turma conduzirão o debate que, posteriormente, será aberto às/aos demais participantes.
- A presença às reuniões e a participação nos debates serão contabilizadas para fins de avaliação na disciplina.
- O Seminário contará, sempre que possível, com a participação de todos(as) os(as) docentes da linha.
CARVALHO, Carlos H.; FARIA FILHO, Luciano M. (orgs.). História da educação em Minas Gerais: Colônia + Império + República. Uberlândia: EDDUFU, 2019.
GALVÃO, Ana Maria de O. et al. Difusão, apropriação e produção do saber histórico: a Revista Brasileira de História da Educação (2001-2007). Revista Brasileira de História da Educação, v.8, n.1 [16], 2008.
MARTÍNEZ, Silvia; SOUZA, Donaldo. A história da educação em perspectiva comparada no contexto luso-brasileiro: duas décadas de produção. Revista Brasileira de História da Educação, v.11, n.2 [26], 2011.
SOTO-ARANGO, Diana et al. La historia de la educación en America Latina: contribución y aportes de la sociedade de Historia de la Educación Latinoamericana - SHELA (1994-2015). História da Educação, v.21, n.51, 2017.