Intranet | PPGE FaE UFMG
Voltar para Disciplinas
Logotipo do programa

FAE932 - Seminário de Pesquisa II : Linha de Pesquisa Educação Matemática

Turma: A

Sala: 4101 (24/8; 14/9; 28/9; 19/10; 09/11; 23/11;14/12)

Data de início: 24/08/2022

Data de término: 07/12/2022

N° total de vagas: 10

Tipo: Obrigatória

Carga horária: 30 horas

Vagas para eletivas: Não

Vagas para isoladas: Não

Docentes responsáveis
Horários

Ementa

Concepções e tendências em Educação Matemática presentes em trabalhos desenvolvidos pela linha de pesquisa. A Educação Matemática como prática social em diálogo com os Direitos Humanos.

Programa

1. Educação Matemática como prática social;

2. Concepções e tendências em Educação Matemática;

3. A Educação Matemática em diálogo com os Direitos Humanos.

Bibliografia

OLIVEIRA, A. M. P.; ORTIGÃO, M. I. R. Abordagens teóricas e metodológicas nas pesquisas em educação matemática. Brasília: SBEM, 2018. (Coleção SBEM; 13).

VIEIRA, L. B.; MOREIRA, G. E. Políticas Públicas no âmbito da Educação em direitos humanos: conexões com a Educação Matemática. REAMEC – Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, v. 8, n. 2, p. 622-647, 2020a.

_________. Contribuições da Educação Matemática para a cultura de respeito à dignidade humana. Revista Interdisciplinar de Direitos Humanos, v. 8, n. 1, p. 113-188, 2020b.

_________. Direitos Humanos e Educação: o professor de matemática como agente sociocultural e político. Revista de Educação Matemática, v. 15, n. 20, p. 548-564, 2018.

Obras da Coleção "Tendências em Educação Matemática", da Editora Autêntica.

Obras da Coleção "Insubordinação Criativa", da Editora Mercado de Letras.

Obras da Série "Educação Matemática", da Editora Mercado de Letras.