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FAE925 - Processos e Discursos Educacionais III : Análise de dados aplicada à educação

Turma: D

Sala: 538 (Laboratório de Informática)

Data de início: 01/09/2022

Data de término: 15/12/2022

N° total de vagas: 18

Tipo: Optativa - PDE*

Carga horária: 60 horas

Vagas para eletivas: Sim

Vagas para isoladas: Não

Docentes responsáveis
Horários

Ementa

Dados educacionais: pesquisas oficiais; e preparação de banco de dados. Estatísticas descritivas e inferência estatística. Sínteses numéricas e gráficas. Exemplos de aplicações com os dados públicos gerados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) com pesquisas realizadas no campo da política e sociologia educacional. A área da educação possui um grande volume de dados disponíveis, mas o seu uso permanece incipiente nas pesquisas educacionais, nas quais predominam a apropriação de tabulações disponíveis nos documentos oficiais. Parte desta limitação decorre de falta de formação básica em estatística aplicada à educação, a qual a presente disciplina se destina. A intenção é contribuir para que os alunos de pós-graduação compreendam a lógica da análise de dados quantitativos, adquiram habilidades e conhecimentos para avaliar de forma crítica (mas construtiva) o trabalho dos outros e a pensar criativamente e analiticamente sobre as vantagens do uso de evidências estatísticas na pesquisa educacional. A ênfase da disciplina será na demonstração dos fundamentos da estatística com exemplos simples e na execução de análise de dados reais da área da educação com o auxílio computacional e programação.

Programa

1. Revisão sobre desenhos de pesquisa

1.1. Pesquisa experimental, pesquisa quasi-experimental, Survey, pesquisa histórica e pesquisa etnográfica; o papel da teoria; quando aplicar cada desenho.

1.2. A lógica da amostragem de Survey

2. Tipos de variáveis e mensuração.

3. Tabelas de frequências de variáveis ordinais e categóricas; tabelas cruzadas. Representação gráfica: gráfico em barras, em colunas e em setores com variáveis categóricas.

4. Medidas de tendência central: média aritmética, média ponderada e outros tipos de média, mediana, moda e ponto médio. Qual a melhor medida de tendência central?

5. Medidas de variação: amplitude, desvio-padrão, variância e coeficiente de variação.

6. Medidas de Posição: quartis, decis e percentis. Representação gráfica: Histograma e box-plot.

7. As formas das curvas de frequência; Medidas de Assimetria e Curtose.

8. Noções de probabilidade. Distribuição normal padrão. A regra 68-95-99 para Dados com Distribuição em Forma de Sino.

9. Intervalos de confiança e erro-padrão: estimação da média de uma população e estimação da proporção de uma população. Margem de erro.

10. A lógica do teste de hipóteses. Nível de significância. Testes unilaterais e bilaterais, Erros Tipo I e Tipo II.

11. Teste de Significância de médias: teste de uma amostra para médias e teste de duas amostras para médias.

12. Anova: teste de comparação de três ou mais amostras (Gráfico de intervalo de confiança).

13. Correlação r de Pearson.

14. Qui-quadrado de independência.

Bibliografia

BABBIE, Earl. Métodos de Pesquisa de Survey. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1999.

DANCEY, Christine P. Estatística sem matemática para psicologia. 5 ed. Porto Alegre: Penso, 2013.

TRIOLA, Mario F. Introdução a Estatística. Rio de Janeiro: LTC, 1999.

STEVENSON, William J.Estatistica Aplicada a Administraçao. Ed.HARBRA, 1981.

WIERSMA, William. Research methods in education. 6th edition. Boston: Allynand Bacon, 1995.

**** Outras referências poderão ser indicadas durante o curso.