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FAE923 - Processos e Discursos Educacionais I : Práticas Matemáticas como Práticas Discursivas

Turma: C

Sala: 4118 (01/09, 15/09, 29/09, 13/10, 27/10, 10/11, 24/11, 22/12)

Data de início: 01/09/2022

Data de término: n/d

N° total de vagas: 20

Tipo: Optativa - PDE*

Carga horária: 30 horas

Vagas para eletivas: Sim

Vagas para isoladas: Sim

Docentes responsáveis
Horários

Ementa

Discussão das possibilidades analíticas, pedagógicas e de formação docente, quando se concebem as práticas matemáticas como práticas discursivas. Relação entre práticas matemáticas e cultura escrita em sociedades grafocêntrica e quanticratas. Perspectivas epistemológicas e políticas quando se analisam interações em que crianças, adolescentes, jovens, pessoas adultas e idosas se apropriam de práticas de numeramento.

Programa

1) Matemática, Língua, Linguagem e Discurso

- Práticas matemáticas como modos de usar a(s) língua(s)

- Linguagem matemática e matemática na linguagem

- Abordagens discursivas na pesquisa em Educação Matemática

2) Práticas Matemáticas e Cultura Escrita

- Alfabetização (matemática), alfabetismo (matemático), letramento e numeramento

- Estudos do letramento (incluindo estudos do numeramento) como prática social

- Eventos e práticas de letramento (e, em especial, de numeramento) como conceitos analíticos

3) Crianças, adolescentes, jovens, pessoas adultas e idosas apropriando-se de práticas de numeramento

- Práticas Matemáticas como modos de pronunciar o mundo

- Apropriação de práticas sociais, de práticas discursivas, de práticas numeramento

- Interações discursivas, práticas de numeramento e constituição do sujeito.


Bibliografia

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