Turma: C
Sala: 4118 (01/09, 15/09, 29/09, 13/10, 27/10, 10/11, 24/11, 22/12)
Data de início: 01/09/2022
Data de término: n/d
N° total de vagas: 20
Tipo: Optativa - PDE*
Carga horária: 30 horas
Vagas para eletivas: Sim
Vagas para isoladas: Sim
Discussão das possibilidades analíticas, pedagógicas e de formação docente, quando se concebem as práticas matemáticas como práticas discursivas. Relação entre práticas matemáticas e cultura escrita em sociedades grafocêntrica e quanticratas. Perspectivas epistemológicas e políticas quando se analisam interações em que crianças, adolescentes, jovens, pessoas adultas e idosas se apropriam de práticas de numeramento.
1) Matemática, Língua, Linguagem e Discurso
- Práticas matemáticas como modos de usar a(s) língua(s)
- Linguagem matemática e matemática na linguagem
- Abordagens discursivas na pesquisa em Educação Matemática
2) Práticas Matemáticas e Cultura Escrita
- Alfabetização (matemática), alfabetismo (matemático), letramento e numeramento
- Estudos do letramento (incluindo estudos do numeramento) como prática social
- Eventos e práticas de letramento (e, em especial, de numeramento) como conceitos analíticos
3) Crianças, adolescentes, jovens, pessoas adultas e idosas apropriando-se de práticas de numeramento
- Práticas Matemáticas como modos de pronunciar o mundo
- Apropriação de práticas sociais, de práticas discursivas, de práticas numeramento
- Interações discursivas, práticas de numeramento e constituição do sujeito.
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