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FAE932 - Seminário de Pesquisa II : Linha de Pesquisa Psicologia, Psicanálise e Educação

Turma: F

Sala: 4110 (24/8; 14/9; 28/9; 19/10; 09/11; 23/11;14/12)

Data de início: 24/08/2022

Data de término: n/d

N° total de vagas: 2

Tipo: Obrigatória

Carga horária: 30 horas

Vagas para eletivas: Não

Vagas para isoladas: Não

Docentes responsáveis
Horários

Ementa

Organização e funcionamento da Linha Psicologia, Psicanálise e Educação. A Pesquisa em Psicologia da Educação: desafios e possibilidades em termos teóricos, metodológicos e éticos. A produção do conhecimento da Linha: contribuições dos projetos apresentados em 2022

Programa

Unidade I – Organização e Funcionamento da Linha de Pesquisa em Psicologia, psicanálise e educação do PPGE/FAE/UFMG

Unidade II - A Pesquisa em Psicologia da Educação: aspectos teóricos e metodológicos

Unidade III – A Pesquisa em Psicologia da Educação: aspectos Éticos.

Unidade IV – Seminário para apresentação e discussão dos Projetos de Mestrado: ingressantes em 2022


Cronograma

Aulas Referências:
 Programa da Disciplina
 Tema: A Pesquisa em Psicologia da Educação: aspectos teóricos e metodológicos
ANTUNES, Mitsuko Aparecida Makino. Psicologia Escolar e Educacional: história, compromissos e perspectivas. Psicologia Escolar e Educacional (Impresso), v. 12, p. 469-475, 2008.
 Tema: A Pesquisa em Psicologia da Educação: aspectos Éticos. Ética em pesquisa em ciências humanas sociais. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Ob8oPb0blVo. Acesso em 09 set. 2020.
 Planejamento do Seminário para discussão dos projetos de mestrado
 Planejamento do Seminário para discussão dos projetos de mestrado
 SEMINÁRIO DA LINHA
 Fechamento da disciplina

Bibliografia

ANTUNES, Mitsuko Aparecida Makino. Psicologia Escolar e Educacional: história, compromissos e perspectivas. Psicologia Escolar e Educacional (Impresso), v. 12, p. 469-475, 2008.

BIANCHETTI, Lucídio.; MACHADO, Ana Maria Netto (orgs.) A bússola do escrever: desafios e estratégias na orientação e escrita de teses e dissertações. São Paulo: Cortez Editora, 2012.

Campos, Regina H. F. (2020) A pesquisa em ciências humanas, ciências sociais e educação: questões éticas suscitadas pela regulamentação brasileira. Educação e Pesquisa v. 46, e217224. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S1678-4634202046217224.

Guia do Aluno. Programa de Pós-graduação em Educação: conhecimento e inclusão social. FaE/UFMG, 2016.

MAINARDES, Jefferson. A ética na pesquisa em educação: panorama e desafios pós-Resolução CNS nº 510/2016. Revista Educação (PUCRS- Online), v. 40, p. 160-173, 2017.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Cortez, 2007.

SOARES, Eliana Maria Sacramento; LUCHESE, Terciane Ângela. Alquimia da escrita acadêmica: o mestrado como cenário para a iniciação de pesquisadores em educação. Em: Oliveira, A.; Araújo, E; Bianchetti, L. (orgs.) Formação do investigador: reflexões em torno da escrita/pesquisa/autoria e a orientação. Universidade do Minho; Universidade Federal de Santa Catarina, 2014, p. 35 – 48.

SOUZA, Marilene Proença Rebello de; RAMOS, Christiane Jacqueline Magaly; LIMA, Cárita Portilho de Lima; BARBOSA, Deborah Rosaria; CALADO, Vânia Aparecida; YAMAMOTO, Kátia. Atuação do psicólogo na educação: análise de publicações científicas brasileiras. Psicologia da Educação (Impresso), v. 38, p. 123-138, 2014.

Documentários e Vídeos:

A Psicologia Educacional e Escolar em São Paulo: Construção de um Novo Homem. Disponível em: http://cedoc.crpsp.org.br/handle/1/1687;jsessionid=B14E7836E1A7F96A108582A564777895 Acesso em: 09 set. 2020.

Ética em pesquisa em ciências humanas sociais. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Ob8oPb0blVo. Acesso em 09 set. 2020.