Organização e funcionamento da Linha Psicologia, Psicanálise e Educação. A Pesquisa em Psicologia da Educação: desafios e possibilidades em termos teóricos, metodológicos e éticos. A produção do conhecimento da Linha: contribuições dos projetos apresentados em 2022.
Programa
OFERTA DE DISCIPLINAS PARA O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
1 – Semestre/ano: 2º semestre de 2022 – Data de Início: 24/08/2022
Horário: 16hs às 18 hs.
3 – Nome da Disciplina
Seminário de Pesquisa IV: Psicologia, Psicanálise e Educação – Doutorado 934
Obrigatória [ X ] Optativa – PDE* [ ] Tópicos** [ ] Mini Curso [ ]
*Carga horária dos PDE’s: PDE-I = 30, PDE-II = 45, PDE-III = 60 e PDE-IV = 15.
**Carga Horária dos Tópicos: Tópicos I = 30, Tópicos II = 60
4 – Docentes Responsáveis:
Maria Isabel Antunes Rocha
5 – E-mail:
isabelantunes@fae.ufmg.br
6 – Carga Horária
15 [ ] 30 [ X ] 45 [ ] 60 [ ]
7– Horário 8 – Dia da semana
Manhã [ ] Tarde [ X ] Noite [ ] Quarta-feira
9 – Nº Total de Vagas
09
10 – Vagas para eletivas 11 – Vagas para isoladas
Sim [ ] Não [ X ] Sim [ ] Não [ X ]
12 – Ementa (mínimo 50 caracteres)
Organização e funcionamento da Linha Psicologia, Psicanálise e Educação. A Pesquisa em Psicologia da Educação: desafios e possibilidades em termos teóricos, metodológicos e éticos. A produção do conhecimento da Linha: contribuições dos projetos apresentados em 2021
13 – Programa (mínimo 01 tópico geral)
Unidade I – Organização e Funcionamento da Linha de Pesquisa em Psicologia, psicanálise e educação do PPGE/FAE/UFMG
Unidade II - A Pesquisa em Psicologia da Educação: aspectos teóricos e metodológicos
Unidade III – A Pesquisa em Psicologia da Educação: aspectos Éticos.
Unidade IV – Seminário para apresentação e discussão dos Projetos de Doutorado: ingressantes em 2021
14 – Referências
ANTUNES, Mitsuko Aparecida Makino. Psicologia Escolar e Educacional: história, compromissos e perspectivas. Psicologia Escolar e Educacional (Impresso), v. 12, p. 469-475, 2008.
BIANCHETTI, Lucídio.; MACHADO, Ana Maria Netto (orgs.) A bússola do escrever: desafios e estratégias na orientação e escrita de teses e dissertações. São Paulo: Cortez Editora, 2012.
Campos, Regina H. F. (2020) A pesquisa em ciências humanas, ciências sociais e educação: questões éticas suscitadas pela regulamentação brasileira. Educação e Pesquisa v. 46, e217224. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S1678-4634202046217224.
Guia do Aluno. Programa de Pós-graduação em Educação: conhecimento e inclusão social. FaE/UFMG, 2016.
MAINARDES, Jefferson. A ética na pesquisa em educação: panorama e desafios pós-Resolução CNS nº 510/2016. Revista Educação (PUCRS- Online), v. 40, p. 160-173, 2017.
SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Cortez, 2007.
SOARES, Eliana Maria Sacramento; LUCHESE, Terciane Ângela. Alquimia da escrita acadêmica: o mestrado como cenário para a iniciação de pesquisadores em educação. Em: Oliveira, A.; Araújo, E; Bianchetti, L. (orgs.) Formação do investigador: reflexões em torno da escrita/pesquisa/autoria e a orientação. Universidade do Minho; Universidade Federal de Santa Catarina, 2014, p. 35 – 48.
SOUZA, Marilene Proença Rebello de; RAMOS, Christiane Jacqueline Magaly; LIMA, Cárita Portilho de Lima; BARBOSA, Deborah Rosaria; CALADO, Vânia Aparecida; YAMAMOTO, Kátia. Atuação do psicólogo na educação: análise de publicações científicas brasileiras. Psicologia da Educação (Impresso), v. 38, p. 123-138, 2014.
Documentários e Vídeos:
A Psicologia Educacional e Escolar em São Paulo: Construção de um Novo Homem. Disponível em: http://cedoc.crpsp.org.br/handle/1/1687;jsessionid=B14E7836E1A7F96A108582A564777895 Acesso em: 09 set. 2020.
Ética em pesquisa em ciências humanas sociais. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Ob8oPb0blVo. Acesso em 09 set. 2020.
Bibliografia
ANTUNES, Mitsuko Aparecida Makino. Psicologia Escolar e Educacional: história, compromissos e perspectivas. Psicologia Escolar e Educacional (Impresso), v. 12, p. 469-475, 2008.
BIANCHETTI, Lucídio.; MACHADO, Ana Maria Netto (orgs.) A bússola do escrever: desafios e estratégias na orientação e escrita de teses e dissertações. São Paulo: Cortez Editora, 2012.
Campos, Regina H. F. (2020) A pesquisa em ciências humanas, ciências sociais e educação: questões éticas suscitadas pela regulamentação brasileira. Educação e Pesquisa v. 46, e217224. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S1678-4634202046217224.
Guia do Aluno. Programa de Pós-graduação em Educação: conhecimento e inclusão social. FaE/UFMG, 2016.
MAINARDES, Jefferson. A ética na pesquisa em educação: panorama e desafios pós-Resolução CNS nº 510/2016. Revista Educação (PUCRS- Online), v. 40, p. 160-173, 2017.
SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Cortez, 2007.
SOARES, Eliana Maria Sacramento; LUCHESE, Terciane Ângela. Alquimia da escrita acadêmica: o mestrado como cenário para a iniciação de pesquisadores em educação. Em: Oliveira, A.; Araújo, E; Bianchetti, L. (orgs.) Formação do investigador: reflexões em torno da escrita/pesquisa/autoria e a orientação. Universidade do Minho; Universidade Federal de Santa Catarina, 2014, p. 35 – 48.
SOUZA, Marilene Proença Rebello de; RAMOS, Christiane Jacqueline Magaly; LIMA, Cárita Portilho de Lima; BARBOSA, Deborah Rosaria; CALADO, Vânia Aparecida; YAMAMOTO, Kátia. Atuação do psicólogo na educação: análise de publicações científicas brasileiras. Psicologia da Educação (Impresso), v. 38, p. 123-138, 2014.
Documentários e Vídeos:
A Psicologia Educacional e Escolar em São Paulo: Construção de um Novo Homem. Disponível em: http://cedoc.crpsp.org.br/handle/1/1687;jsessionid=B14E7836E1A7F96A108582A564777895 Acesso em: 09 set. 2020.
Ética em pesquisa em ciências humanas sociais. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Ob8oPb0blVo. Acesso em 09 set. 2020.