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FAE925 - Processos e Discursos Educacionais III : Eurocentrismo, Americanismo, Historiografia e História da Educação Brasileira

Turma: G

Sala: 4113 (agosto a dezembro)

Data de início: 23/08/2022

Data de término: n/d

N° total de vagas: 20

Tipo: Optativa - PDE*

Carga horária: 60 horas

Vagas para eletivas: Sim

Vagas para isoladas: Sim

Docentes responsáveis
Horários

Ementa

A escrita da história da educação brasileira, tendências e referências bibliográficas. Práticas educativas, organização de instituições escolares, políticas de educação, concepções pedagógicas. Sujeito da educação e relações de classe social, étnicas, geracionais e de gênero. Eurocentrismo, americanismo e colonialidade do poder/saber/ser: problematizando a história única da educação.

Programa

PROGRAMA (ESBOÇO)
Unidade I – Praticas colonizadoras e o mito da modernidade europeia
1.    “Sem lei, sem fé, sem rei” – a escrita dos viajantes e filósofos europeus  e a tradição da narrativa da falta
2.    Processos civilizadores/ processos colonizadores: desconstrução de identidades e produção de subalternidades


Unidade II –  Divisão racial da educação e estatização do ensino – a organização da nação monárquica
1.    IHGB e a escrita da história do Brasil
2.    Nação independente e desigualdades de direitos – problematizando a divisão racial da educação


Unidade III
1.    Insuficiência de povo e de educação: a construção republicana da colonialidade do poder, do saber e do ser
2.    Elaboração do discurso eugênico e inferiorização da população preta, mestiça e indígena
3.    Consolidação da divisão racial da educação: desigualdade na oferta escolar e na formação de professores
4.    Eurocentrismo/ americanismo e o movimento da escola nova
5.    Americanismo, PABAEE, MEC - USAID

Bibliografia

Bibliografia (incompleta / em construção)
.AMADO, Janaina e FIGUEIREDO, Luiz Carlos (2001). Brasil 1500: quarenta documentos. Brasília: Imprensa Oficial; Ed. UNB.
.AMIN, Samir (2021). Eurocentrismo: crítica de uma ideologia. São Paulo: Lavrapalavra.   
.CESAIRE, Aimé (1978). Discurso sobre o colonialismo. Lisboa: Sá da Costa.
.DUSSEL, Enrique. Europa, modernidade e eurocentrismo (2005). In LANDER, Edgardo (org.) A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. Perspectivas latino-americanas.Colección Sur Sur. Clacso. Ciudad Autonoma de Buenos Aires, Argentina, www.clacso.org.ar/argentina
._________ (2012). 1492. El encubrimiento del outro. Buenos Aires: Secretaria de Cultura de La Nación; Docencia.
.QUIJANO, Anibal (2005). Colonialidade do poder, eurocentrismo e América Latina. In LANDER, Edgardo (org.) A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. Perspectivas latino-americanas.Colección Sur Sur. Clacso. Ciudad Autonoma de Buenos Aires, Argentina, www.clacso.org.ar/argentina.
.FRANCO, Afonso Arinos de Melo Franco (2000). O índio brasileiro e a revolução francesa. Rio de Janeiro. TopBoks.
.LEONARDI, Victor (1996). Entre árvores e esquecimentos. História social nos sertões do Brasil. Brasília: Paralelo 15 Editores.
.LEVILLIER, Roberto (1958). Mundus Novus. A carta de Vespúcio que revolucionou a Geografia.  Revista de História. DH-FFLCH-USP, v.16, n.33, p. 103-148.
.SILVA, Maria Beatriz Nizza da (jul. 2010). A carta-relatório de Pero Vaz de Caminha. IDE. São Paulo, 33 [50], p. 26-35.
.VEIGA, Cynthia Greive (2019). Escola pública, processo civilizador, modernidade eurocêntrica e exclusão socioracial: diálogos com Anibal Quijano e Norbert Elias in VEIGA, Cynthia Greive e OLIVEIRA, Marcus Aurélio Taborda de. Historiografia da educação: abordagens teóricas e metodológicas. Belo Horizonte: Fino Traço,
http://www.finotracoeditora.com.br/livros/000540/9788580544275/e-book-historiografia-da-educacao-abordagens-teoricas-e-metodologicas.html
_______ (2022) Subalternidade e opressão sociorracial: questões para a historiografia latino-americana. São Paulo: UNESP.


Livros de época e Documentos (incompleto):
.ALMEIDA, José Ricardo Pires de (1989). História da Instrução pública no Brasil (1500-1889): história e legislação. São Paulo: INEP; PUC-SP, [1899].
.CARTA de D. Manuel aos Reis Católicos, 29 de julho de 1501. In AMADO, Janaina e FIGUEIREDO, Luiz Carlos (2001). Brasil 1500: quarenta documentos. Brasília: Imprensa Oficial; Ed. UNB.
.COLOMBO, Cristóvão (2001). Diários da Descoberta da América: as quatro viagens e o testamento. Porto Alegre: L&PM [1492-1504].
.MONTAIGNE, Michel de (2010). Ensaios. São Paulo: Penguin; Companhia das Letras [1580]. https://farofafilosofica.wordpress.com/2018/01/01/montaigne-os-ensaios-livro-em-pdf-para-download
.THEVET, André (1944). Singularidades da França Antártica, a que outros chamam de América. São Paulo: Companhia Editora Nacional, [1557].