Intranet | PPGE FaE UFMG
Voltar para Disciplinas
Logotipo do programa

FAE923 - Processos e Discursos Educacionais I : Infância e cidade: agenda de pesquisa e desafios metodológicos

Turma: A

Sala: Teleconferência (21 a 25/11)

Data de início: 21/11/2022

Data de término: 16/12/2022

N° total de vagas: 20

Tipo: Optativa - PDE*

Carga horária: 30 horas

Vagas para eletivas: Sim

Vagas para isoladas: Sim

Docentes responsáveis
Horários

Ementa

Infâncias, crianças e cidades. Pesquisa com crianças em espaços públicos. Estudos da Infância e suas relações com estudos urbanos. Debates contemporâneos sobre a infância urbana.

Programa

Unidade 1: Infâncias, crianças e cidades

Unidade 2:  A criança e a cidade nos estudos sociais da infância

Unidade 3: Pesquisa com crianças e(m) espaços públicos.

Unidade 4: Debates contemporâneos sobre a infância urbana: Crianças e ocupações; Desigualdades socioespaciais; Infância e cidade em contexto de crise; Relações entre escola, infância e território.

Atenção 

A disciplina será ofertada em um módulo concentrado de uma semana, nos períodos da manhã e tarde.

Período: 21 a 25 de novembro - 08:00 às 12:00 (presencial). Sendo que na terça-feira, o horário das aulas será de 08:00 às 16:30(com intervalo para almoço).

No dia 27 de outubro - 19:00 às 21:30 - haverá um encontro de apresentação e organização do curso (online)


Bibliografia

AITKEN, Stuart C. Children’s Geographies: Tracing the evolution and involution of a concept. Geographical Review, Taylor & Francis, v. 108, n. 1, p. 3–23, 2018.

CARVALHO, Levindo Diniz; GOUVEA, M. C. S. . Infância urbana, políticas e poéticas: diálogos sobre a experiência de Rosário-Argetina. 151. CADERNOS DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO PPGE-UFES, v. 21, p. 151-170, 2019.

CASTRO, Lucia Rabello de. Why global? Children and childhood from a decolonial perspective.Childhood, SAGE Publications, v. 27, n. 1, p. 48–62, 2020.

GOBBI, M. A; ANJOS, C. I; SEIXAS, E. C; Tomás, C. O direito à cidade pelas crianças; perspectivas desde o Brasil e Portugal. São Paulo: FEUSP 2022.

GOUVEA, M. C. S. ; CARVALHO, Levindo Diniz ; SILVA, Isabel. O. E. . Movimentos sociais, participação infantil e direitos da criança no Brasil. EDUCAÇÃO E PESQUISA, v. 47, p. 1-18, 2021.

LOPES, Jader Janer Moreira; VASCONCELLOS, Tânia. Geografia da infância: territorialidades infantis. Currículo Sem Fronteiras, UFF Niterói, v. 6, n. 1, p. 103–127, 2006.

MÜLLER, Fernanda. Mobilidade urbana de crianças: agenda de pesquisa e possibilidades de análise. Educação, v. 41, n. 2, p. 177–188, 2018.

MÜLLER, F.; MONASTERIO, L. M. ; DUTRA, C. P. R. . Children?s mobility in a failed utopia (Brasília, Brazil). Transportation Research Interdisciplinary Perspectives, v. 12, p. 100468, 2021.

SANTOS, Milton. O tempo nas cidades. Ciência e cultura, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, v. 54, n. 2, p. 21–22, 2002.

SHABEL, Paula Nurit. “Venimos a jugar ya luchar”. Participación política de niños y niñas en organizaciones sociales. Universidad de Buenos Aires, 2016.

SIMMEL, Georg. As grandes cidades e a vida do espírito (1903). Mana, v. 11, n. 2. pp. 577-591, 2005[1903]. Disponível em <https://doi.org/10.1590/S0104-93132005000200010>.

VELHO, Otávio Guilherme. Introdução. In.: ________ (Org.). O Fenômeno Urbano. Rio de Janeiro, Zahar Editores, 1967.