Turma: C
Sala: Sala 513 CEALE
Data de início: 31/08/2022
Data de término: 14/12/2022
N° total de vagas: 10
Tipo: Optativa - PDE*
Carga horária: 15 horas
Vagas para eletivas: Não
Vagas para isoladas: Não
ELIZABETH GUZZO DE ALMEIDA, TERESINHA CRISTINA DA COSTA ROCHA
Conceituação e prática de pesquisas de perspectiva etnográfica sobre Educação, "languaging" e práticas de letramentos
Essa disciplina tem por objetivo geral promover discussões conceituais que fundamentam o desenvolvimento de pesquisas a partir de uma abordagem etnográfica. Serão realizadas discussões sobre lógicas em uso implementadas em pesquisas sobre educação, linguagem, cultura escrita e letramentos. O curso envolverá análise de dados produzidos em pesquisas em desenvolvimento como referência para discussões conceituais e práticas.
Agar, M (2006). Ethnography by any other name. Forum: Qualitative Social Research. Volume 7 number 4
Beach, B. & Bloome, D. (eds.) (2019). Languaging relations for transforming the literacy and language arts classroom. New York; Routledge.
Bloome, D.; Power-Carter, S; Baker, D.; Castanheira, M. L.; Kim, M.; Rowe, L. (2022). Discourse analysis of languaging and literacy events in educational settings: a microethnographic perspective. New York: Routlegde
Green, J. L; Camilli, G.; Elmore, P. B (2006). Handbook of Complementary Methods in Education Research. Whashington & London: AERA/Lawrence Erlbaum Associates, INC.
Tuyay, S., Jennings, L., and Dixon, C. (1995). Classroom discourse and opportunities to learn: An ethnographic study of knowledge construction in a bilingual third-grade classroom. Discourse Processes, 19, 1, 75–110.