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FAE012 - Escritas Acadêmicas : Dimensões Funcionais e Estruturais

Turma: U

Sala: 2112 (agosto a dezembro)

Data de início: 23/08/2022

Data de término: n/d

N° total de vagas: 40

Tipo: Optativa - PDE*

Carga horária: 60 horas

Vagas para eletivas: Sim

Vagas para isoladas: Não

Docentes responsáveis
Horários

Ementa

As condições de produção da leitura e da escrita de textos acadêmicos e/ou científicos em Educação: discurso, texto e argumentação. Reflexões sobre letramento acadêmico. Gêneros do discurso acadêmico; os gêneros escritos e suas configurações formais e semânticas: resumo, resenha, artigo, monografia, projeto de pesquisa, comunicação, dissertação, tese. Percursos institucionais inerentes à produção e à circulação de artigos científicos.

Programa

1.    Letramento acadêmico
1.1    Práticas de leitura e de escrita em contextos acadêmicos
1.2    O discurso e o texto acadêmicos
1.3    Condições de produção do discurso acadêmico: o lugar de autoria, o texto, e a projeção de um  leitor
1.4    A constituição de comunidades científicas e suas regulações

2.    Gêneros acadêmicos
2.1    Elementos que constituem e instituem o texto de natureza acadêmico-científica
2.2    Construção do estilo na escrita acadêmica
2.3    Gêneros acadêmicos e áreas de conhecimento

3.    Escrita acadêmica
3.1    Processos de escrita e de reescrita de textos acadêmicos
3.2    Critérios de avaliação textual: aspectos discursivos, semânticos e gramaticais
3.3     Análise de textos selecionados: resumo, resenha, artigos, projeto de pesquisa, dissertação e tese

Bibliografia

ARAÚJO, Antonia Dilamar. O gênero resenha acadêmica: organização retórica e sinalização lexical. In: BIASI-RODRIGUES,Bernadete et alii (org.) Gêneros textuais e comunidades discursivas. Belo Horizonte: Autêntica, 2009. p.77-93
BAKHTIN, M. Os gêneros do discurso. In: Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
BAZERMAN, Charles. Gêneros textuais, tipificação e interações. São Paulo: Cortez, 2005.
BEZERRA, Benedito Gomes. A resenha acadêmica em uso por autores proficientes e iniciantes. In: BIASI-RODRIGUES,Bernadete et alii (org.) Gêneros textuais e comunidades discursivas. Belo Horizonte: Autêntica, 2009. p.95-115
BIASI-RODRIGUES, Bernadete. O gênero resumo: uma prática discursiva da comunidade acadêmica. In: BIASI-RODRIGUES,Bernadete et alii (org.) Gêneros textuais e comunidades discursivas. Belo Horizonte: Autêntica, 2009. p.49-75
BOURDIEU, Pierre. A linguagem autorizada: as condições sociais da eficácia do discurso ritual. In: A economia das trocas lingüísticas: o que falar quer dizer. São Paulo, Edusp, 1996.
CARLINO, Paula. Escrever, ler e aprender na universidade: uma introdução à alfabetização acadêmica. Petrópolis: Vozes, 2017.
COMPAGNON, Antoine. O trabalho da citação. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1996.
ECO, Umberto. O leitor-modelo. In: Lector in fabula. São Paulo: Perspectiva, 1986.
FOUCAULT, Michael. A ordem do discurso. São Paulo: Loyola, 1996.
GARCIA, Othon Moacyr. Comunicação em prosa moderna. 14. ed. Rio de Janeiro: Ed. FGV, 1988.
GEE, James Paul. Social Linguistics and Literacies. Ideologies and discourses 3.ed. London: Routledge, 2008.
HOFFNAGEL, Judith. Intertextualidade em textos universitários.  Disponível em: http://www.revistainvestigacoes.com.br/Volumes/Vol.21.2/Judith_Hoffnagel.pdf [14/03/2012]
IVANIC, Roz. Writing and identity: the discoursal construction of identity in academic writing. Amsterdam: John Benjamins, 1998.
LEA, Mary R. & STREET, Brian. Student writing in higher education: an academic literacies approach. Studies in Higher Education, Abindgon, Oxon, UK, vol23, n2, 157-172, 1998.
OSAKABE, Haquira. Argumentação e discurso político. São Paulo: Kairós, 1979.
POSSENTI, Sírio.  Discurso, estilo e subjetividade. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1993.
SANTOS, Boaventura de Sousa. Um discurso sobre as ciências. 10ª ed. Porto: Afrontamento, 1998.
SOARES, Magda. Para quem pesquisamos? Para quem escrevemos? In: GARCIA, Regina Leite (org.) Para quem pesquisamos. Para quem escrevemos. O impasse dos intelectuais. São Paulo: Cortez, 2001. p. 65-90
STREET, Brian. Dimensões “escondidas” na escrita de artigos acadêmicos. Perspectiva, Florianópolis, vol.28, n.2, p. 541-567, jul./dez. 2010.
ZAMBONI, Lílian Márcia Simões. Heterogeneidade e subjetividade no discurso da divulgação científica. Tese de doutorado em Lingüística, IEL/Unicamp, 1997.
ZAVALA, Virgínia. “Quién está diciendo eso?” Literacidad acadêmica, identidad y poder em la educación superior”. In: KALMAN, Judith; STREET, Brian V. (org.) Lectura, escritura y matemáticas como prácticas sociales. Diálogos com América Latina. México/DF: CREFAL, 2009.