Intranet | PPGE FaE UFMG
Voltar para Disciplinas
Logotipo do programa

FAE934 - Seminário de Pesquisa IV : Linha de Pesquisa Políticas Públicas de Educação

Turma: I

Sala: 4116 (24/8; 14/9; 28/9; 19/10; 09/11; 23/11;14/12)

Data de início: 24/08/2022

Data de término: n/d

N° total de vagas: 4

Tipo: Obrigatória

Carga horária: 30 horas

Vagas para eletivas: Não

Vagas para isoladas: Não

Docentes responsáveis
Docentes externos

JULIANA SOUZA

Horários

Ementa

Os seminários de pesquisa são organizados a fim de possibilitar aos alunos ingressantes a discussão coletiva e análise dos projetos de pesquisa apresentados no processo seletivo, no âmbito de cada linha de pesquisa. A dinâmica utilizada nestes seminários visa propiciar um diálogo construtivo sobre os problemas de investigação, referenciais e metodologias.

Programa

- Epistemologias das Políticas Educacionais

- Propostas de pesquisa; abordagens teórico-metodológicas no estudo de políticas educacionais

- Metodologias de pesquisa


Bibliografia

ABREU, Haroldo. A trajetória e o significado das políticas públicas: um desafio democrático. Proposta/FASE, n.59, dez, p. 5-21, 1993.

CARLOS, Pires. Enquadramento teórico e interpretativo – uma abordagem pela “análise das políticas públicas”. In. Escola a tempo inteiro (cap.2). De Facto Editores, Santo Tirso, Portugal, 2014.

CARVALHO, Luís Miguel. Estudos analíticos sobre políticas educativas. Educação & Sociedade, Campinas, v. 36, nº. 133, p. 1023-1040, out.-dez., 2015.

GAPI/UNICAMP. Metodologia de análise de políticas públicas. 2002. http://www.oei.es/salactsi/rdagnino1.htm#1a

GIOVANNI, Geraldo di. As estruturas elementares de políticas públicas. Caderno de Pesquisa n. 82. NEPP/Unicamp. 2009.

MAINARDES, Jefferson; Ferreira, Márcia dos S.; TELLO, César. Análise de políticas: fundamentos e principais debates teórico metodológicos. In: BALL, Stephen J. e MAINARDES, Jefferson (orgs). Políticas Educacionais: questões e dilemas. São Paulo, Cortez Editora, 2011.

MAINARDES, J. Análise de políticas educacionais: breves considerações teórico-metodológicas. Contrapontos (UNIVALI), v. 9, p. 4-16, 2009.

MARRADI, Alberto; ARCHENTI, Nélida; PIOVANI, Juan Ignácio. El diseño de la investigación. In: Metodología de las Ciencias

Sociales. Buenos Aires, Cengage Learning Argentina, 2010.

RUA, Marisa das Graças. Análise de Políticas Públicas: Conceitos Básicos. Washington, Indes/BID, 1997, mimeo.

http://www.ufba.br/~paulopen/AnalisedePoliticasPublicas.doc

SILVA, Pedro Luís B. e MELO, Marcus André B. O processo de implementação de políticas públicas no Brasil. Caderno de Pesquisa n. 48. NEPP/Unicamp. 2000.

SOUZA, Celina Souza. Políticas Públicas: uma revisão da literatura. Sociologias, ano 8, n. 16, jul/dez 2006. Disponível em:

http://www.scielo.br/pdf/soc/n16/a03n16.pdf

TELLO, C.; MAINARDES, J. Revisitando o enfoque das epistemologias da política educacional. Práxis Educativa (Impresso), v. 10, p. 153-178, 2015.