Intranet | PPGE FaE UFMG
Voltar para Disciplinas
Logotipo do programa

FAE925 - Processos e Discursos Educacionais III : Pós-colonialismos, epistomologias do sul e educação

Turma: E

Sala: 4106

Data de início: 09/08/2017

Data de término: n/d

N° total de vagas: 30

Tipo: Optativa - PDE*

Carga horária: 60 horas

Vagas para eletivas: Sim

Vagas para isoladas: Sim

Docentes responsáveis
Docentes externos

Gil Amâncio

Horários

Ementa

Análise da tendência pós-colonial em suas bases políticas e epistemológicas; exploração das aproximações e tensões entre pós-colonialismos e tendências de/des coloniais; configurações teóricas das Epistemologias do Sul; interculturalidade: exploração das tensões teórico-metodológicas aplicadas à pesquisa em educação.

Programa

• Bases históricas e inflexões políticas do Pós-colonialismo: crítica às estruturas de opressão – racismo, patriarcado e capitalismo.

• Epistemologias anti-coloniais, pós-coloniais, de/des coloniais: aproximações;

• Pós-colonialismos e críticas epistemológicas.

• Epistemologias do Sul: conceitos e procedimentos.

• Epistemologias do Sul, interculturalidade e Educação: desafios metodológicos.


Bibliografia

ADAMS, Telmo. WALSH, Catherine (Ed.). Pedagogias decoloniales: prácticas insurgentes de resistir,(re) existir y (re) vivir. Tomo I. Quito, Ecuador: Ediciones Abya-Yala, 2013. Doi: 10.5212/PraxEduc. v. 10i2. 0015. Práxis Educativa, v. 10, n. 2, p. 585-590, 2015.

BHABHA, Homi K. O local da cultura. Ed. UFMG, 1998.

CARVALHO, José Jorge de. O olhar etnográfico e a voz subalterna. Horizontes antropológicos, v. 7, n. 15, p. 107-147, 2001.

FANON, Frantz; DA SILVEIRA, Renato. Pele negra, máscaras brancas. EDUFBA, 2008.

MARTINS, Bruno Sena. Emancipação, Sul e Pós-Colonialismo. Textos e Debates, v. 2, n. 27, 2015.

MENESES, Maria Paula. Agentes do conhecimento? A consultoria e a produção do conhecimento em Moçambique. Conhecimento Prudente para uma vida decente. Porto: Afrontamento, p. 683-715, 2003.

SAID, Edward W. Orientalismo: o Oriente como invenção do Ocidente. Editora Companhia das Letras, 2007.

SANTOS, Boaventura de Sousa. A gramática do tempo. Para uma nova cultura política. São Paulo: Cortez, p. 324, 2006.

SANTOS, Boaventura de Souza; MENESES, Maria Paula.Epistemologias do sul. Cortez Editora, 2010.

YOUNG, Robert. Postcolonialism: an Historical Introduction. Oxford: Blackwell Publishers, 2001