Turma: S
Sala: 4118
Data de início: 14/03/2023
Data de término: 20/06/2023
N° total de vagas: 15
Tipo: Optativa - PDE*
Carga horária: 60 horas
Vagas para eletivas: Sim
Vagas para isoladas: Sim
Sabina Maura Silva
A disciplina desenvolverá uma abordagem crítica dos principais temas e problemas da epistemologia implicada nas pesquisas da área da educação, a partir da perspectiva do materialismo crítico social. Neste sentido, não se trata da proposta de "ensinar" ou indicar modos e/ou tipologias metodológicos, nem se dirige a fornecer esquemas prontos para serem pragmaticamente “aplicados” por pesquisadores e pesquisadores em formação da área educacional. Oferece-se como uma pró-vocação ao pensamento e à curiosidade dos sujeitos que trabalham com pesquisa em educação com o fito de oportunizar uma perspectiva diferente em epistemologia em comparação com aquelas mais preponderantes na academia. Um exercício de exame crítico de pressupostos conceituais e esquemas de pensamento, o qual, não obstante a recusa ao fornecimento de receituário procedimental pronto e fechado, pode e deve refluir sobre as práticas de pesquisa sobre temas e questões da educação.
1. INTRODUÇÃO:
1.1. A COGNIÇÃO: DA APROPRIAÇÃO IDEAL DA REALIDADE E SUAS CONDIÇÕES OBJETIVAS;
1.2. SABER E CONHECER: DIFERENÇAS E CONFLUÊNCIAS
1.3. O QUE É EPISTEMOLOGIA
2. HISTÓRIA E CONHECIMENTO:
2.1. HISTÓRIA DAS QUESTÕES ACERCA DA COGNIÇÃO HUMANA
2.2. AS PRINCIPAIS TRADIÇÕES EPISTEMOLÓGICAS
3. EPISTEMOLOGIA CRÍTICO-MATERIALISTA E EDUCAÇÃO:
3.1. EDUCAÇÃO COMO FORMAÇÃO MULTILATERAL DOS INDIVÍDUOS
3.2. EDUCAÇÃO: CIÊNCIA OU ARTE?
3.3. EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO;
3.4. EDUCAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO
3.5. PESQUISA EM EDUCAÇÃO I: DO OBJETO ÀS METODOLOGIAS;
3.6. PESQUISA EM EDUCAÇÃO II: DAS FERRAMENTAS DE PESQUISA À SÍNTESE COMPREENSIVA.
4. EPISTEMOLOGIA CRÍTICO-MATERIALISMO E PESQUISAS EM EDUCAÇÃO
4.1. A PESQUISA EM EDUCAÇÃO DE UMA PERSPECTIVA CRÍTICO-MATERIALISTA: PARA QUE INVESTIGAR?
4.2. A MATERIALIDADE SOCIAL DOS SUJEITOS E A PESQUISA EM EDUCAÇÃO: AS POSIÇÕES OBJETIVAS, AS ASSIMETRIAS E AS POSSIBILIDADES DE CONHECIMENTO;
4.3. A ÉTICA DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO A PARTIR DO REALISMO CRÍTICO-MATERIALISTA;
4.4. É POSSÍVEL ELABORAR UMA EPISTEMOLOGIA A PARTIR DA EDUCAÇÃO.
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