Turma: B
Sala: 3111
Data de início: 09/03/2023
Data de término: 15/06/2023
N° total de vagas: 30
Tipo: Obrigatória
Carga horária: 60 horas
Vagas para eletivas: Sim
Vagas para isoladas: Não
Processo de Ensino: abordagens, fundamentos e componentes operacionais. Docência no Ensino Superior. Procedimentos de ensino. Relação professor-aluno-conhecimento: perspectivas epistemológicas. Planejamento de ensino e avaliação. Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC’s). Metodologia e didática: construção de proposta alternativa de ensino.
1. O Papel da Didática na Formação do Professor: abordagens e fundamentos teóricos
2. A Didática e a construção da identidade profissional docente no Ensino Superior
3. A Relação dialética entre teoria e prática
4. A Didática e suas relações com o campo de estudos sobre currículo
5. Instrumentos de Avaliação na Educação Superior
6. Concepções e práticas de avaliação da aprendizagem
7. Plataformas Digitais, Tecnologias e Redes Sociais
8. Planejamento de Ensino e Avaliação
Metodologia de Ensino
1. Os temas serão trabalhados em momentos inter-complementares, conforme as discussões que emergem dos debates na turma.
2. Esses momentos se caracterizam entre outras possibilidades pelo seguintes passos:
• Caracterização e problematização da prática pedagógica dos participantes
• Explicação da prática mediatizada por um referencial teórico
• Compreensão da prática no nível da totalidade, explicitando seus fundamentos
• Elaboração de propostas para intervenção na prática.
Envolvem elaborações pessoais por parte dos estudantes:
a) síntese inicial ou final do conhecimento produzido a cada tema discutido;
b) leitura e estudo individual dos textos, visando a contextualização e a adoção de um posicionamento crítico;
c) discussão em pequenos grupos para estudo, esclarecimento de dúvidas e identificação de questões centrais sobre as práticas pedagógicas;
d) discussão geral, envolvendo toda a turma, para coletivizar e sistematizar as reflexões;
e) organização do conteúdo e das formas utilizadas no estudo de cada tema.
Avaliação
A avaliação ocorrerá durante todo o desenrolar do curso mediante a elaboração de trabalhos individuais e em grupos.
Serão consideradas no processo de avaliação todas as formas de participação do aluno no curso. Pontualidade e presença, inclusive.
A distribuição dos 100 pontos deverá levar em consideração a necessidade de um mínimo de três notas, considerando a avaliação feita pelo professor, a coletiva e autoavaliação
Critérios:
a) presença e participação em todas as etapas do processo
b) compromisso com o trabalho e com o grupo
c) interesse e aproveitamento pessoal na busca da relação teoria e prática
d) capacidade de caracterização e problematização da prática pedagógica, discussão teórica das questões.
Links dos artigos cientificos serao enviados via moodle.
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Observação: Textos extras poderão ser incluídos no programa se necessário. Os textos acima buscam indicar leitura complementar aos textos de leitura obrigatória.