Turma: A
Sala: 501
Data de início: 15/03/2023
Data de término: 21/06/2023
N° total de vagas: 10
Tipo: Obrigatória
Carga horária: 30 horas
Vagas para eletivas: Não
Vagas para isoladas: Não
Caracterização do contexto educacional e do escopo dos projetos de pesquisa em elaboração pelos estudantes matriculados na disciplina. Delimitação do contexto acadêmico de cada pesquisa, tanto em relação aos eventos, quanto em relação aos periódicos da área de pesquisa em educação e ciências. Fundamentação teórico-metodológica com base em autores, conceitos e estratégias metodológicas de referência. Especificação de problema de pesquisa; objeto de investigação; objetivo; pressupostos teóricos; hipóteses de trabalho; e das estratégias de coleta e de análise de dados; dos projetos dos estudantes de mestrado e da pertinência de cada projeto no campo das pesquisas em Ensino de Ciências.
• Contexto educacional de pesquisas empíricas
• Escopo de ensaios e levantamentos de estado da arte
• Eventos nacionais e internacionais da área de pesquisa educação e ciências
• Periódicos nacionais e internacionais da área de pesquisa educação e ciências
• Autores e conceitos de referência da área de pesquisa educação e ciências
• Estratégicas metodológicas de referência para coleta e para análise de dados
OBS: Dias em que acontecerão os seminários: 15/03; 29/03; 12/04; 26/04; 10/05; 24/05; 07/06; 21/06.
DIAS, Ana Maria Iório; THERRIEN, Jacques; DE FARIAS, Isabel Maria Sabino. As áreas da educação e de ensino na Capes: identidade, tensões e diálogos. Revista Educação e Emancipação, p. 34-57, 2017.
KELLY, Gregory J., and GREEN, Judith L. Theory and methods for sociocultural research in science and engineering education. Taylor & Francis, 2019.
LIMA, Nathan Willig; NASCIMENTO, Matheus Monteiro. Not Only Why but Also How to Trust Science: Reshaping Science Education Based on Science Studies for a Better Post-pandemic World. Science & education, p. 1-20, 2022.
ABRAPEC, Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, http://abrapecnet.org.br.
AERA, 2006. Standards for Reporting on Empirical Social Science Research in AERA Publications - American Educational
Research Association, Educational Researcher, Vol. 35, No. 6, pp. 33–40. https://www.aera.net/Portals/38/docs/12ERv35n6_Standard4Report%20.pdf
AERA, 2009. Standards for Reporting on Humanities-Oriented Research in AERA Publications - American Educational
Research Association, Educational Researcher, Vol. 38, No. 6, pp. 481–486. https://www.aera.net/Portals/38/docs/481-486_09EDR09.pdf
BRASIL, CAPES, Portal de Periódicos. MinhaUFMG>Serviços> Acesso ao Portal CAPES ou https://www.periodicos.capes.gov.br