Intranet | PPGE FaE UFMG
Voltar para Disciplinas
Logotipo do programa

FAE914 - Didática do Ensino Superior : Didática do Ensino Superior

Turma: A

Sala: 3112

Data de início: 14/03/2023

Data de término: 20/06/2023

N° total de vagas: 40

Tipo: Optativa - PDE*

Carga horária: 60 horas

Vagas para eletivas: Não

Vagas para isoladas: Não

Docentes responsáveis
Horários

Ementa

Processo de Ensino: teorias, fundamentos e componentes operacionais. Cultura Organizacional nas Instituições de Ensino Superior. Docência universitária. Natureza do conhecimento no ensino formal. Relação pedagógica. Elementos do planejamento: Metodologias e Técnicas de Ensino e Avaliação na Educação Superior.

Programa

1. O Papel da Didática na Formação do Professor: abordagens e fundamentos teóricos

2. A Didática e a construção da identidade profissional docente no Ensino Superior

3. A Relação dialética entre teoria e prática

4. A Didática e suas relações com o campo de estudos sobre currículo

5. Instrumentos de Avaliação na Educação Superior

6. Concepções e práticas de avaliação da aprendizagem

7. Tecnologias Digitais e Redes Sociais

8. Planejamento de Ensino


Bibliografia

ANDRÉ, M. E. D. A , Maria Rita Neto S. Oliveira (orgs.). Alternativas no ensino de didática. 4 ed. Campinas, S. P: Papirus, 2002. (Arquivo disponível no moodle)

CANDAU, Vera Maria. A Didática hoje: uma agenda de trabalho. In: CANDAU, Vera Maria. Didática, currículo e saberes escolares. 2 ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2002, p. 149-160. (Arquivo disponível no moodle)

CASTANHO, Maria Eugênia L. M. A criatividade na sala de aula universitária. In: VEIGA, Ilma Passos, A. e CASTANHO, Maria E. L. M. (orgs.). Pedagogia Universitária: a aula em foco. 2ª ed. Campinas, S.P: Papirus, 2001, p. 75-89. (Arquivo disponível no moodle)

DALBEN, A. I. L. F. (org.). Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente. Belo Horizonte: Autêntica, 2010. (Arquivo disponível no moodle)

GOMES, Suzana dos Santos.; QUARESMA, Adilene Gonçalves. Políticas e Práticas na Educação Básica e Superior: Desafios da Contemporaneidade. Belo Horizonte, M.G: Fino Traço, 2015. (Arquivo disponível no moodle)

MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti. Ensino: As abordagens do processo. 13ª reimpressão, São Paulo: EPU, 2003. (Arquivo disponível no moodle)

PIMENTA, S. G. ; LIMA, M. S. L. Estágio e Docência. 2. ed . São Paulo: Cortez, 2004. (Arquivo disponível no moodle)

VEIGA, Ilma Passos Alencastro; RESENDE, Lucia M. G de e FONSECA, Marilia. A aula universitária. In: VEIGA, Ilma Passos, A. e CASTANHO, M. E. L. M. (orgs.). Pedagogia Universitária: a aula em foco. 2ª ed. Campinas, S.P: Papirus, 2001, p. 161-191. (Arquivo disponível no moodle)