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FAE925 - Processos e Discursos Educacionais III : CONTRIBUIÇÕES DAS HUMANIDADES CIENTÍFICAS PARA SE PENSAR A EDUCAÇÃO NO ANTROPOCENO

Turma: B

Sala: 4110

Data de início: 07/03/2023

Data de término: 27/06/2023

N° total de vagas: 25

Tipo: Optativa - PDE*

Carga horária: 60 horas

Vagas para eletivas: Sim

Vagas para isoladas: Sim

Docentes responsáveis
Horários

Ementa

A disciplina situa o Antropoceno como um conceito heurístico que define uma época de perigos e incertezas que exige o posicionamento dos processos educacionais. No sentido de contribuir para a compreensão das questões e problemas complexos colocados em evidência pelo Antropoceno, apresenta a noção de Humanidades Científicas, de Bruno Latour, como um empreendimento teórico-metodológico transdisciplinar. A disciplina apresenta e discute, inicialmente, o léxico e o quadro teórico-metodológico da obra de Bruno Latour e da teoria ator-rede. A partir da topologia da rede, analisa os processos e as relações de produção e circulação do conhecimento e as mediações entre humanos e outros mais que humanos. Especial atenção será dada às relações entre ciência, humanidades, tecnologia, sociedade e ambiente. Finalmente, amalgamando as noções de natureza e cultura, a disciplina pretende extrair consequências para o campo da pesquisa em educação e para os processos de ensino/aprendizagem.

Programa

Introdução ao pensamento de Bruno Latour

Léxico da Teoria Ator-Rede

A noção de Humanidades Científicas 

Bibliografia

Bibliografia Básica

Alzamora, G.; Ziller, J.; and Coutinho, F. A. Dossiê Bruno Latour. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2021.

Latour, B. Jamais fomos modernos. Rio de Janeiro: Editora 34, 2000.

Latour, B. Políticas da natureza. Bauru: EDUSC, 2004.

Latour, B. Reagregando o Social. Uma introdução à teoria ator-rede. Salvador/Bauru: EDUFBA/EDUSC, 2012

Latour, B. Cogitamus. Seis cartas sobre as humanidades científicas. São Paulo: Editora 34, 2016.

Bibliografia Complementar

Callon, M.; Lascoumes, P. and Barthe, Y. Acting in an uncertain world. Cambridge: MIT Press, 2011.

Coutinho, F. A.; Viana, G. M. (Org.). Teoria Ator-Rede e Educação. 1. ed. Curitiba: Appris, 2019.

Bennett, J. Vibrant matter. A political ecology of things. Durham: Duke University Press, 2010

Edwards, R.; Biesta, G. and Thorpe, M. Rethinking Contexts for Learning and Teaching: Communities, Activities and Networks. New York: Routledge, 2009.

Harman, G. The importance of Bruno Latour for philosophy. Cultural Studies Review, 13 (1): 31-49, 2007.

Hackett, E. J.; Amsterdamska, O.; Lynch, M., Wacjman, J. and Bijker, W. E. (editors). The Handbook of Science and Technology Studies. Cambridge, Mass, MIT Press, 2007.

Latour, B. A esperança de Pandora. Bauru: Edusc, 2001.

Law, J. and Hassard, J. Actor-network theory and after. Oxford: Blackwell, 1999.